Costa Rica – Parques

COSTA RICA – Pura Vida
img_1903
Idioma
 – espanhol
População 3.900.000 hab
Código de área – 50
Fuso horário  – 3h. (horário de Brasília)
Moeda Cólon
Principais CidadesSan José, La Fortuna,  Monteverde, Puerto Viejo de Talamanca.
Costa Rica é um país sem exército.
O QUE VER NA COSTA RICA
Parques Nacionais e Reservas Naturais. Parque Nacional Volcán Irazu o primeiro parque nacional da Costa Rica, Parque Nacional Poás o mais visitado, Parque Nacional Manuel Antonio o menor parque nacional, Tortuguero, San José, Puerto Viejo de Talamanca (praia de Cocles e praia de Manzanillo) e La Fortuna. A Costa Rica tem o tamanho do Rio Grande do Norte, um pouco menor que o Espírito Santo.
O QUE COMERimg_1763

O café da manhã típico – desayuno – é o “gallo pinto”, uma mescla de arroz, feijão, nata, queijo, ovo e alguma carne, as composições deste prato são variadas. A comida costa riquenha não é muito condimentada, sua base é o arroz e variedade de feijões acompanhados de carnes de gado, frango ou pescado e servidas com tortillas, molho, plátano (banana), milho, verduras e purê de batata. Em alguns lugares, vem acompanhado também de ovo ou abacate. Para o almoço o tradicional “casado”, composto de arroz branco, feijão, carne com molho e salada. Para o jantar – cena – varia segundo a região.

 

NÃO ESQUEÇARepelente, em alguns parques há mosquitos. Leve roupa leve faz muito calor. Os principais cuidados a ter nas fronteiras são: verificar os horários das fronteiras e tentar atravessar com luz do dia, recusar ajuda de estranhos e apenas lidar com os oficiais de imigração que estão nos respectivas boxes. Muito cuidado com seus pertences. A população é hospitaleira, tranqüila e dá muita importância a preservação da natureza. Ao longo dos anos sua população indígena de origem pré hispânica, acabou em uma mestiçagem com imigrantes que vieram e se assentaram no local: espanhóis, africanos e asiáticos assim como gente de pontos diversos do continente americano.
 img_1748
COMO CHEGAR A COSTA RICA VIA PANAMÁ (saindo de Bocas Del Toro)

Duas possibilidades de entrada: uma pelo litoral (mais utilizada), outra pelo interior, a escolha vai depender do trajeto escolhido para visitar a Costa Rica. Para quem vai desfrutar das praias o melhor trajeto é entrando pelo litoral – Sixaola – para quem der preferência para os parques o melhor é utilizar a rota do interior por Paso Canoas.

PASO CANOAS – a maioria das pessoas que chegam a Paso Canoas para cruzar a fronteira entre Panamá e Costa Rica encontra uma cidade que pouco oferece em qualquer um dos lados da fronteira que ela abrange. O atrativo é a zona livre de impostos que alavanca compras, no entanto não é um local com conforto, o calor é sufocante, são duas ruas paralelas, uma pertence a Costa Rica e outra ao Panamá, a maioria das lojas são de chineses e libaneses. Nas lojas Wong Chang a circulação é interessante, você pode entrar por um país e sair por outro.

 Avião – Vôos pela Nature Air – Bocas De Toro (Panamá) x San José (Costa Rica), os bilhetes podem ser comprados com até 3 meses de antecedência. A SANSA (Avianca) também opera com países vizinhos. Para qualquer uma as opções é necessário fazer reserva com antecedência. Os vôos internacionais chegam ao Aeroporto Internacional Juan Santamaría de San José e Daniel Oduber Quirós. A taxa para vôos internacionais custa em torno de U$17.
ÔnibusInformações de bus na Costa Rica: http://www.visitcostarica.com. Empresas que ligam as capitais centro americanas: King Quality, Ticabus e Transnica. A Panaline opera uma linha entre Panamá City x San Jose.
Barco – Estando em Bocas de Toro com destino a Costa Rica nossa opção foi o barco até Almirante e depois 2 trechos de ônibus, Amirante x David e David x Paso Canoas. Acordamos às 5h.AM e fomos ao terminal de barcos, o bilhete só é vendido na hora, os barcos saem do terminal a cada 1/2h. e a travessia leva 40’. Neste dia chovia muito, o barco estava cheio, mas a travessia foi tranqüila.
Bilhete barco U$6,00
13 de Abril/2015 – segunda
Logo ao desembarcarmos em Almirante já veio um enxame de taxistas querendo fazer o transporte até o terminal rodoviário, neste momento tenha paciência porque eles praticamente vão empurrando você para um carro que na verdade não é táxi, mas um transporte particular que leva o passageiro até o Terminal de Ônibus da cidade de Almirante.
Transporte U$1,00
 
O terminal de ônibus não tem estrutura alguma. O uso do banheiro é pago: U$1,00.
Tomar um micro ônibus de Almirante para David não é fácil, não tem guichê de passagens e nem fila de embarque, os costa riquenhos tomam a frente e embarcam primeiro sem que o condutor e o cobrador façam alguma coisa, desta forma não conseguimos embarcar no primeiro ônibus, já no segundo ônibus que passou 1/2h. depois fiquei na fila com a Sandra e a Leila se incumbiu de embarcar as mochilas. Pagamos os bilhetes já dentro do micro ônibus.
Almirante x David = U$8,20
O micro ônibus é totalmente sem conforto e transita com uma super lotação, o percurso é de 4h. No local que parecia ser metade do caminho para David uma parada de 15’ para banheiro e um café de máquina, horrível.
Café U$0,50
Chegamos a David e na seqüência arrumamos uma van para Paso Canoa, onde teríamos de atravessar a fronteira e pegar o carro na locadora Álamo. Para esse trajeto pagamos:
David x Paso Canoas = U$2,10
Chegamos à fronteira às 13h.30, o transporte para na frente da aduana, fomos até a fila do guichê, quase chegando nossa vez uma pessoa disse que precisaríamos preencher os formulários com antecedência, os formulários são gratuitos, mas as pessoas cobram para preencher, na verdade é uma forma de cobrar algo que é distribuído para o turista de forma gratuita. Chegamos à fronteira, fomos nos informar e nos disseram que primeiro teríamos de levar as mochilas para uma revista, fomos até o local, uma senhora abriu tudo para ver o conteúdo e não deu comprovante algum. Coisa totalmente sem controle, se não tivéssemos passado por ali ninguém iria questionar.
U$ 1,00 para os 3 formulários.
Atravessamos a rua e fomos até a aduana da Costa Rica, aqui com trâmites mais rápidos e após preenchimento de formulário, perguntaram quantos dias de permanência e profissão, atendimento muito simpático. Todo esse trajeto de travessia de fronteira é feito sob assédio de pessoas que querem vender comida, trocar moeda, preencher formulário.
Entramos na Costa Rica e o próximo passo foi encontrar a agência Álamo para receber o carro, na verdade a agência Álamo estava a uns 100mts., mas mesmo assim alguns “guias” insistiam em nos levar até lá. Fomos até o escritório, legalizamos os trâmites burocráticos do carro, um jipe Jimny azul. Fomos almoçar ao lado da locadora, no restaurante. Já havia passado muito do horário de almoço e fomos atendidas com muita cortesia, a atendente fez o que pode para que pudéssemos almoçar um prato feito.Bar y Restaurante Interamericano.
arroz com frango (risoto), salada de tomate com repolho, fritas e refrigerante = U$9,00.

A Rodovia Intercontinental nos decepcionou, pista simples, sinalização precária e asfalto irregular, a pista de rolamento só melhora após o entroncamento Sur Norte, foram 4h.30 para fazer 198km

QUEPOS
População – 21.938 habitantes (2013)
Distância do Parque Manuel Antonio – 7km.
É a capital da região de Aguirre e guarda uma grande relação com o desenvolvimento da atividade bananeira além da vegetação primária, está ali uma das maiores reservas naturais do planeta, o Parque Manuel Antonio.
Para quem estiver de ônibus: Ir de Quepos a Manuel Antonio é muito tranqüilo, tem ônibus a cada 20’, e o terminal está a uma quadra para quem ficar no Hostal Wide Mouth Frog, o bilhete de ônibus custa U$0,48.
Entramos na cidade de Quepos e fomos procurar o Central Backpackers Quepos, longe do centro, acomodações precárias, colchão ruim praticamente um colchonete, quarto tinha uma só janela que dava para uma sala de refeição, o banheiro cheirava a esgoto. Quando chegamos o gerente estava dormindo em um sofá muito sujo na sala de refeições, dissemos que não iríamos ficar ele nem questionou, parece que aquilo era rotina, achou normal.
Fomos para o centro da cidade, o hotel que nos pareceu melhor era o Sirena, mas estava lotado, fui ver o Sanchez rua principal, mas também me pareceu muito ruim. Do outro lado da rua estava o Malinche, não tinha ar condicionado, apenas ventilador de teto, mas conversando na recepção conseguimos um ventilador de pedestal. Quarto triplo, bastante simples, grande, varanda para os fundos, para mim o pior quesito foi o banho frio. Central, bem localizado, não tem café da manhã incluído. Tem estacionamento, mas é pequeno.

Hotel Malinche – U$15,00 p/p por um quarto triplo.

À noite saímos para jantar, a cidade não é muito grande, passamos por alguns lugares, mas estava tudo muito vazio, então fomos comer uma pizza no centro de Quepos.  
 

Miguelito’s Pizza Express.
Pizza para 2 pessoas + refrigerante = 8.000 colones

Tem uma boa variedade de pizza, o local é simples, mas o atendimento é muito bom. Na parede estão pratos de papel que foram desenhados por crianças, isto torna o lugar com característica bem familiar. Depois fomos ao Ticos.

 Ticos Bar y Restaurante

Ao lado do Armazém
El Verdugo – Centro
2 sangrias = U$3,00, 
2 margueritas U$3,00, 
1 água = U$1,00.

 
14 de Abril/2015 – terça
Acordamos e como o hotel não tinha café da manhã fomos ao restaurante ao lado, aproveitei para pedir um desayuno típico, o “gallo pinto”: arroz frito, feijão, 2 ovos, banana frita, torrada e café. Como não estou acostumada a esse tipo de alimentação pela manhã, não me senti muito bem no decorrer do dia, mas acho que vale a pena experimentar nem que seja por apenas uma manhã.
Delicias Tiquicia
Gallo Pinto + café = 2.000,00 colones
 
 
 Depois do café da manhã rumamos para o






PARQUE NACIONAL MANUEL ANTONIO
Estacionamento = U$3,00
Ingresso ao Parque = U$17,00

O Parque Nacional Manuel Antonio se localiza na costa pacífica da Costa Rica, na província de Puntarenas, a 7km. ao sul de Quepos, é o menor e mais conhecido parque da Costa Rica, em média 150 mil visitantes por anos, são praticantes de ecoturismo, mergulhadores, snorkeling, surfistas que querem conhecer as praias, praticantes de mountain bike e pedestres que vão até lá para fazer trilhas.

Os moradores mais populares do Parque são os macacos de cara branca e macacos-esquilo, este parque é também o lar de várias espécies de aves, bem como uma variedade de lagartos e outros insetos. As melhores trilhas são do Camino del Perezoso para observar as ilhas do parque e Catedral de Punta com vista para o Pacífico. Nas praias estão aulas de surf de U$30a U$50, tudo é caro, mas negociável. Nenhum passeio custa menos de U$30.
O Parque foi criado em 1972, e a partir de então houve um desenvolvimento muito grande no turismo com criação de  agências de turismo e hotéis que se instalaram no caminho que leva ao parque aproveitando a vegetação natural abundante para servir de moldura.

 Vimos algumas espécies de iguana, guaxinim, preguiça, insetos, algumas borboletas e muitos macacos. O parque é bonito, mas não excepcional. Costa Rica é conhecida como o Arca de Noé, mas neste parque encontramos poucos animais, no período em que estivemos estava tudo muito seco, o parque sofreu algumas interferências para facilitar o acesso, a trilha é recoberta de tijolos, muita gente conversando alto, a visita pode ser feita em 4h. aproximadamente.

PLAYAS GEMELAS
Parque Nacional Manuel Antonio

Linda praia que está o passar dos anos foi se dividindo em fragmentos que estão dispostos pela praia e recebem as ondas formando um bom espetáculo para observação e fotos. Quando fui não havia muitos banhistas como na Playa Manuel Antonio.

img_1783
PLAYA MANUEL ANTONIO
Parque Nacional Manuel Antonio
Manuel António com 450mt. é a mais bonita, areia branca e um arrecife de coral em alto mar, está separada da Espadilla Sur por uma ponte natural de areia, Escondido (Teloro) e Playita.
Na praia Manuel Antonio os monos atacam as bolsas dos turistas para retirar comida, presenciei um deles retirando um lanche envolto em plástico e subindo em uma árvore para comer aquela refeição que obviamente não faz parte do cardápio de um mono, também me estarreceu um turista agredindo um mono com um pedaço de pau porque ele insistia em “roubar” seu lanche e finalmente quando já estava indo embora vi vários monos retirando restos de comida com embalagens dentro de latas de lixo que não tem vedação adequada para que esses seres irracionais façam refeições inadequadas. Na entrada do parque tem bebidas e comidas. Aberto das 7am as 4pm. Apesar de estar selecionado pela revista Forbes em 2011 entre os 12 parques mais belos do mundo, achei o Parque de El Arenal mais interessante.
Preços no parque: coca cola U$1,00, Água = U$1,00
Aberto a partir das 7h. – não abre na segunda-feira
PLAYA ESPADILLA NORTE  

Fora do parque Manuel Antonio, também é muito agradável, parecida com as praias que estão dentro do parque e esta com a vantagem de ter seu acesso gratuito. A areia não é muito clara, a faixa é larga, no dia em que estivemos ali estava bem limpa, se estiver saindo do parque ao entardecer vale a pena esperar o por do sol, é muito lindo! Há restaurante na praia com cabines para troca de roupa.

 
15 de Abril/2015 – quarta

Acordei com dor de cabeça, o gallo pinto deve ter atacado meu fígado, nesse dia mudei meu café da manhã, mesmo local, cardápio diferente.

 
Café Vegetariano no Tiquicia,

Frutas + mel + arepas + iogurte+ granola, suco de laranja (artificial) = 4.200 colones.

Arrumamos nossas coisas, colocamos no jipe, seguimos para La Fortuna, foram 6h. para percorrer 200km., pista simples, estrada com curvas fechadas, sem acostamento.

Paramos para visitar a PLAYA JACOdestino bastante procurado pelos surfistas que apreciam as ondas altas nos seus 4km. de praia. Se você não pratica esse esporte talvez vá se decepcionar com esta praia de areia escura e grossa, devido aos sedimentos vulcânicos que compõem a areia. A praia é limpa, mas a areia escura não causa uma impressão boa ao banhista, para caminhar use tênis.

Já bem próximo a La Fortuna passamos por várias queijarias e paramos em uma delas para experimentar o Queijo Palmito, fomos muito bem atendidas pelo proprietário, compramos queijo, guloseimas e ainda ganhamos mais um Queijo Palmito, que recebe este nome pelo seu formato.

 

LA FORTUNA
População – 21.938 habitantes (2013)
Distância do Parque Manuel Antonio – 7km.

La Fortuna é a cidade mais próxima do vulcão Arenal, uma das principais atrações da Costa Rica, ainda ativo com diversas erupções ao dia. Junto a ele estão os vulcões Irazu, Rincon de La Vieja e Turrialba. O Arenal estava adormecido desde 1968, quando entrou em erupção, as lavas desceram matando aproximadamente 80 pessoas, o turismo aumentou e foram construídos hotéis inclusive em área de risco.

   VULCÃO ARENAL – 1.670 m

Posicionado dentro férteis planícies do norte da Costa Rica, o Vulcão Arenal é uma presença inevitável enquanto viajam dentro desta parte do país. Até 2010, era vulcão mais ativo da Costa Rica, expeliu enormes quantidades de lava, gases e cinzas em uma base regular. Esse ciclo eruptivo – que começou com a erupção em 1968 (matando 80 pessoas aproximadamente), após 400 anos de inatividade, terminou recentemente. Em outubro de 2010, Arenal entrou em uma fase de repouso indeterminado. Por enquanto, os visitantes não serão capazes de assistir as explosões, apesar de que pode mudar em questão de meses ou anos.
img_1859

Chegamos às 3h.PM, em La Fortuna e fomos procurar o hotel que fica perto do Parque Volcán Arenal, cerca de 10km. da cidade e a 6km. do vulcão.

Hotel Retiro Del Volcán
U$ 26,00 p/p em quarto triplo.

‏O café da manhã não está incluído. O acesso ao hotel é por uma pequena trilha de terra, o local é cercado de uma bem cuidada área verde com vista para o vulcão Arenal, quarto bem confortável, amplo e limpo, ar condicionado, banheiro em boas condições de higiene. Há uma área com churrasqueira disponível e piscina ao ar livre que não usamos porque estava muito frio. Check-in as 14h. e check out às 12h. Atendimento perfeito. Indicado para quem está com carro, fica longe do centro de La Fortuna.

Saímos para jantar no Lava Lounge a 25mt. da Igreja Católica.

Lava Lounge Bar y Grill.
Coconut de frango: frango desossado a milanesa, empanado com coco, servido com arroz com passas, molho de manga e legumes + 1 coca + tx = U$13,25.

Restaurante no centro de La Fortuna, muito badalado pelos turistas, agrega todas as tribos, muito barulhento por causa do trânsito da rua e música alta, mas está sempre cheio. O atendimento é muito bom.

Como nosso hotel ficava distante do centro, depois do jantar fomos ao Supermercado Cristian 1, comprar algumas amenidades: copos descartáveis 240,00 + água 750ml. 1.025,00 + biscoito integral 625.000 + 2 bananas 80,00 + tax = 1.970,00
Quando saí do supermercado, vi dois homens abaixados ao lado do jipe, quando cheguei perto eles saíram imediatamente, na verdade eles chegaram a danificar a fechadura do carro na tentativa de levar a câmera fotográfica que estava esquecida no banco traseiro, mas só percebemos o problema na porta quando tentamos travar o carro no hotel. Portanto cuidado com seus pertences!

16 de Abril/2015 – quinta.
Acordamos com muita chuva em pancadas alternadas. Fomos até o Hotel Sueño Dorado.
O café da manhã não estava incluso na diária, mas o gerente do nosso hotel nos ofereceu o café da manhã grátis, na verdade acho que esta é uma prática comum apenas dizem que é uma gentileza para fazer uma média com o cliente.

Depois do café ficamos em dúvida se sair ou não por causa da chuva, o tempo melhorou e decidimos ir ao Parque Nacional Arenal.

PARQUE NACIONAL VOLCÁN ARENAL = U$15,00

IMG_1883.jpg

O trajeto que leva até a trilha é de uma estrada de terra em precário estado de conservação. A trilha dentro do parque é bem marcada e pode ser feita sem guia, muito verde, árvores, belvedere, pedras vulcânicas, pássaros, El Ceibo uma árvore gigantesca com 40mt., idade 1865 anos.
As lavas não são vistas, apenas a fumaça. A trilha chega até onde está o caminho que a lava fez durante a erupção do vulcão, vários miradouros. São 2h.30’ para fazer a trilha ida/volta, não requer esforço físico, com direito a observação de pássaros, macacos, bicho preguiça, pavão, lagartos, guaxinins.

Natureza para ser observada de perto com pouca interferência humana. Esta é uma opinião muito pessoal, mas achei O Parque Nacional Volcán Arenal mais interessante do que o Parque Nacional Manuel Antonio.
Ficamos no parque até 3h.PM., pensamos ir até as Pontes Colgantes, achamos tarde e resolvemos deixar para o dia seguinte.
Voltamos para Arenal e como o gerente do hotel havia nos oferecido um desconto para as termas Baldi Hot Spring, meio desacreditadas acabamos topando, já que o jantar estaria incluso nos pareceu uma boa idéia.

Neste dia passamos também pelo Lago Arenal.

 

 LAGO ARENAL.
Fica na base do vulcão Arenal, é o maior corpo de água sem litoral do país, sua área é de 85km2. e uma profundidade de 60m.
Em 1979, o Lago Arenal foi ampliado para três vezes o seu tamanho original, com a construção de uma usina hidrelétrica. As cidades de Arenal e Tondadora, que foram originalmente situados no local onde o lago agora descansa, foram transferidas para a parte nordeste do lago. Hoje em dia , barragem do Lago Arenal é extremamente importante para o país, uma vez que produz cerca de 12% da energia elétrica da Costa Rica.img_1933
 
BALDI HOT SPRING
U$20,00 com jantar.
Junto a um hotel do mesmo nome, o Baldi Hot Spring é um parque de águas termais localizado a 2,5km. do vulcão Arenal que aquece suas águas distribuídas em 25 piscinas termais com temperaturas de 37º.C a 67º.C. , jardins bem cuidados, toboágua,  piscina kids, bar molhado, 3,5km. de trilha. O bom desde parque é que atendem também não hóspedes. Compramos um pacote no hotel que incluía além do uso das piscinas termais um jantar no sistema self service com suco, sobremesa e café incluído, tudo por U$20,00. Ficamos um bom tempo aproveitando as águas termais. Leve toalha e agasalho, como as termas são quentes, ao sair delas vai sentir frio.
 17 de Abril/2015 – sexta

Parque Nacional Volcán Arenal – RIO CELESTE
                   U$12,00 Ingresso.
Aluguel de bota de borracha U$400- caro, mas útil

Cantão de Guatuso na província de Alajuela, Costa Rica. O Rio Celeste que fica dentro do Parque Nacional Volcán Tenório e é o principal atrativo, a estrada é mal sinalizada e piso ruim com cascalho e terra. O local é permanentemente alagado, por isso logo na entrada há aluguel de botas de borracha, optei por elas e acho que foi bem providencial. A cascata fica na parte mais baixa, como trilha é ascendente recomendo subir até o final e depois vir descendo visitando os pontos de interesse, mirador, interessante borbollones com um forte cheiro de enxofre e a água borbulhando em sua nascente, Lagoa Azul (Poza Azul), que fica no meio da trilha e por último (para quem fez o trajeto inverso), está a catarata. 


O azul celeste que deu nome ao rio é resultado da reação química entre o ácido sulfúrico e o carbonato de cálcio, presentes separadamente nos dois rios que formam o Celeste. O percurso é de 293 degraus, mas totalmente em desnível e algumas vezes eles são apenas troncos ou raízes de árvores, a trilha é longa e complexa, bem marcada, é possível fazer sem guia.

img_1989

img_2011

Na volta paramos na estrada para comprar abacaxi, não me lembro o valor, mas indico experimentar o abacaxi da Costa Rica, é muito, muito doce.

 

 

 




Entramos em La Fortuna e começamos a procurar um lugar para um café, por sorte achamos uma padaria, com banheiro, wi-fi e bom atendimento

Panaderia Duran
Ruta 142, Centro de La Fortuna de San Carlos, entre a Escuela de La Fortuna e Escola Tecnico de La Fortuna, 500mts. da Igreja Católica. Aberto das 00h. às 23h.30.

Café, bolo e torta de banana = 4.200,00 colones + – U$2,10

Novamente na estrada rumo ao Hotel, banho e saímos para jantar.
Chuviscava e os restaurantes começavam a fechar, não queríamos ir muito longe e resolvemos arriscar o Restaurante Acuarelas do Hotel Spa Montaña de Fuego. Foi uma excelente escolha, ambiente elegante, boa comida, trabalham com produtos orgânicos, por isso é muito recomendado para vegetarianos e veganos, o atendimento foi bastante atencioso. Serviço impecável. Como nem tudo que é bom não é barato o Acuarelas confirma a regra.
Restaurante Acuarelas
arroz com piña, legumes, salada, batata com páprica picante = U$20,00

 
18 de Abril/2015 – sábado

Café da manhã no Hotel Sueño Dorado e saímos para as

 

MISTICO ARENAL HANGING BRIDGES PARK –  PONTES COLGANTES 
(Pontes Suspensas)
U$24,00



O passeio é feito com ou sem guia, são trilhas entremeadas por 18 pontes sendo 8 suspensas com altura que varia entre 8 e 22mt.  O passeio é feito passando pelo alto das árvores para se observar fauna e a flora com a diversidade típica da floresta tropical úmida.

Há uma pequena cachoeira, a placa que indica o acesso (Catarata Waterfall), não está muito visível. Para chegar ao local há um lance de escada e a passagem pela Puente Místico. O parque tem boa estrutura, mas não vimos muita coisa, macacos, insetos e o pássaro Bobo que leva esse nome por permitir a aproximação. Na entrada do parque há um bom local para fotos com o Volcán Arenal ao fundo, recepção, restaurante Los Puentes, estacionamento e banheiros. O lugar é bem interessante e bem cuidado, mas achei caro U$24,00 se lavarmos em conta que o circuito tem 3km. e leva em média 3h.para ser percorrido. Horário: todos os dias das 7:30AM às  4h:00pm. Observação de aves em tour guiado: das 6:00AM às  9h:00am. www.misticopark.com.


img_2070
PARQUE NACIONAL
CATARATA LA FORTUNA
U$12,00
Um dos passeios mais bonitos dentro da cidade de La Fortuna é a visita a catarata La Fortuna, a água despenca de um despenhadeiro de 70 metros. Para os seden
tários um pouco mais a frente há uma plataforma para visualização da catarata. Para quem tem um bom condicionamento físico vale pena encarar os 500 degraus que leva até a catarata, a água é fria, mas tem muita gente dentro da água. Logo após a entrada você encontra uma lojinha com presentes, capas de chuvas e alguns lanches.img_2080
Esta noite ainda dormimos na cidade de La Fortuna, pedi um desconto no hotel para esta noite que não estava agendada e conseguimos U$6,00, então ficou
HOTEL EL RETIRO DEL VOLCÁN
U$20,00 por pessoa
Na volta ao Hotel passamos pelo Restaurante El Novilho que ficava bem perto da nossa hospedagem, o garçom disse que não poderia nos atender, estavam fechando.

Achamos desanimador voltar para a cidade e acabamos fazendo um lanche na área externa junto a piscina do hotel, tínhamos vinho, queijo, iogurte e abacaxi.

19 de Abril/2015 – domingo

Depois do café da manhã, às 7h.30am, já com o carro pronto tomamos o Rodovia 4, com destino a Nicarágua. Alguns lugares estavam mal sinalizados e em uma das cidades acabamos entrando sem necessidade. Passamos por San Rafael Eutusio, Upala, Sta Clara, Birbania, Brasília, Sta. Cecília, Hacienda Inocentes, Animas, La Cruz até chegar a Peñas Blancas. À medida que nos aproximávamos da divisa a estrada foi ficando cada vez pior, a vegetação mais escassa, o verde praticamente desapareceu, muito calor, região pobre em estado de semi abandono.
Em La Cruz paramos para completar o tanque do jipe, entramos em uma lanchonete ao lado o posto e nos sentimos os seres mais estranhos do planeta, todos os fregueses pararam de conversar e ficaram olhando enquanto comprávamos algo para beber. Rumamos para Peñas Blancas, já na fronteira entre os dois países. A partir de então estaríamos sem o Jymni.
7 dias de locação + combustível = U$399,00 X U$3,12 = R$1.244,88
 COMO SAIR DA COSTA RICA x Nicaragua
Ônibus Ticabus de  Peñas Blancas x Managua.

 

Próximo post: NICARÁGUA. 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s