MACHU PICCHU – Cusco e arredores

Os preços informados podem variar dependendo do período, agência e exclusividade.

Valle Sagrado de Los Incas

O Vale Sagado foi muito importante para o período incaico. Ao longo do Rio Urubamba (Vilcanota ou Rio Sagrado), foram construídos locais para abastecer a população com alimentos e ao mesmo tempo replicavam as constelações que eles conheciam do céu andino. O conjunto é composto por 14 lugares incluindo Cusco e Machu Picchu, mas o passeio visita principalmente: Pisac (feira artesanal), Ollantaytambo (fortaleza e cultura inca) e Chinchero (produção têxtil), Urubamba, Maras e Moray.
Distância de Cusco – 35km., com variações para cada um dos locais.

MACHU PICCHU
Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO
Uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno

29

Machu Picchu é o lugar mais icônico a ser visitado, é considerado um dos monumentos mais importantes do mundo, engloba arqueologia e arquitetura sem deixar de considerar a aura de misticismo que paira sobre o lugar. É o lugar com maior magnetismo no mundo.
Visitar a “cidade perdida dos Incas” é dar asas ao imaginário da época em que essa cidadela foi construída e povoada de 1450 a 1540, seus moradores cultivavam principalmente, milho e batata e não se sabe porque a cidade foi abandonada, talvez motivados por moléstias, pois nada foi destruído apenas os telhados não resistiram ao tempo, as pedras estão intactas com pesos que podem variar de 15kg. a 20 toneladas, o incrível é que tudo isso foi construído por uma população de homens que mediam em média 1,55 e mulheres com 1,25m, constata-se isso pela altura das portas.
WhatsApp Image 2023-02-03 at 15.40.42 (1)
Era um povo bastante evoluído, tinham amplo conhecimento em matemática, astronomia, acústica, área agrícola com terraços, locais adequados para guardar alimentos e também as zonas sagradas com templos e praças. Durante 4 séculos ficou coberta pela mata e somente alguns moradores sabiam de sua existência. Sua descoberta oficial foi em 24 de julho de 1911 pelo norte americano Hiram Bingham.
48

Huayna Picchu   – montanha cartão postal de Machu Picchu.
A subida até o topo demora cerca de 2h.30, tem limitação de acesso diário, portanto se tiver disposição para tal, faça sua reserva já no Brasil. Nesse caso é recomendado hospedar-se em Águas Calientes.
Terminado o tour descemos  para Águas Calientes (14h.), nos despedimos da guia, almoçamos, caminhamos pela cidade, carimbamos nosso passaporte no Departamento Turístico somente como lembrança e voltamos para o terminal, o trem partiu às 16h.43, desembarcamos em Poroy (20h.23), chegamos ao hotel em traslado privado (21h.).
Minha recomendação, não recebo comissão pela indicação:
Incredible Travel Peru
Marco Antonio Bejar Q. – Consultor de Viagens.
E.: info@incredibletravelperu.com – E.: reservas@incredibletravelperu.com
T.: +051 084 238 648 | WhatsApp: +51 993 903 870.

021-001

Para aqueles que querem fazer por conta própria, o recomendável é comprar os bilhetes de trem já no Brasil, existem duas empresas que operam o trem para Machu Picchu:
Peru Rail (verifique preço, tipo de vagão e horários no site)
Inca Rail (verifique preço, tipo de vagão e horário no site)

02

Investimento – “aproximado” para quem vai por conta própria: ônibus saindo da Calle Pavitos em Cusco para Ollantaytambo (S/20), trem Ollantaytambo x Águas Calientes (ida e volta U$160 a U$200); ônibus Águas Calientes x Machu Picchu (U$24 ida e volta), guia (aproximadamente U$50), van Ollantaytambo x Cusco (S/50).
Em Cusco há duas opções: Cusco até Ollantaytambo de van ou táxi (leva 2h.) e aguardar o trem que vai para Águas Calientes (1h.30). De Águas Calientes saem ônibus a cada 20 minutos para Machu Picchu e chegando lá é preciso comprar o ingresso e também ter um guia, atualmente eles não permitem a entrada sem um guia. Se optar por fazer por conta própria prefira sair da Estação Poroy em Cusco, que é mais perto do centro da cidade. Caso tenha tempo fique um dia em Ollantaytambo e em águas Calientes visite as Termas.
Tour privado somente Machu Picchu U$254,00 a U$310,00 p/ pessoa
O uso de banheiro na entrada da cidadela S/2.

O QUE VER EM MACHU PICCHU

Templo das Três Janelas ou Templo de las Tres Ventanasrepresentam os três níveis que os Incas dividiam o mundo: o céu (vida espiritual), a terra (vida mundana) e o subterrâneo (vida interior). A construção está integrada ao Templo Principal, palco dos cultos mais importantes da época incaica.WhatsApp Image 2023-02-03 at 15.40.45 (2)

Templo Principal – são 17 nichos trapezoidais que devem ter sido usados para colocar oferendas, nas paredes externas os 6 pinos deveriam ter sido usados para colocar enfeites relativos aos rituais. No período incaico deveria ser adornado internamente com tecidos coloridos, emblemas, múmias de líderes Incas e uma efígie em ouro de P’unchao representando o Deus Inca Wiraqocha.
Os enormes blocos de pedra são finamente esculpidos, é impressionante como se encaixam perfeitamente. Existem nichos onde eram guardados objetos religiosos. A lateral direita está inclinada devido a erosão sofrida pelas chuvas durante todos os anos em que Machu Picchu ficou abandonada.

IMG-20230103-WA0158

Pedra Intihuatana (homenagem ao sol) – peça única entalhada com fins religiosos e astronômicos, com diferentes faces que lançam sombras em relação ao movimento do sol e as diferentes estações do ano e perfeita medição do tempo. A escada e a mesa era de uso do sacerdote, provavelmente para colocar oferendas.
caminho inca

Templo do Condora pedra está fincada no solo e representa o corpo de um condor e as paredes laterais indicam as asas desta ave sagrada para os Incas, a ave teria a missão de conduzir os mortos até o céu fazendo também a conexão entre os mortais e os deuses.

Rocha Sagrada –  (Wanka em quíchua), peça lítica (corte intencional da pedra) trabalhada formando uma silhueta se assemelha ao Cerro Pumasillo que está ao longe em sua parte posterior e que também é conhecida como Montanha Yanantin onde os Incas realizavam rituais a Pachamama. A Rocha Sagrada tem  3 metros de altura por 7 metros de largura é um símbolo poderoso em Machu Picchu, e é reconhecida como uma área espiritual para meditação e absorção de energias positivas.

105
Palácio da Princesa – os Ayllus Reais representavam a nobreza de sangue que estaria assim constituída pelos descendentes diretos do rei e que foram denominados como “Panacas”. Esta classe social compreendia a rainha ou “Colla”, as princesas desposadas ou “Pallas”, os filhos da nobreza de sangre e as “Ñustas”, ou princesas não desposadas. Edificação em dois andares, aqui deveria ter vivido a Princesa Inca Inperial Nusta, responsável pela educação das virgens do sol, era um lugar sagrado para a civilização Inca e, segundo os historiadores, esse foi um lugar para albergar as princesas virgens do império Inca.

WhatsApp Image 2023-02-03 at 15.40.42

Templo do Sol – construção semicircular tem uma parte curva e outra reta obedecendo a posição do sol e da terra, e mostrando que os Incas conheciam a movimentação da terra através do dia/noite e estações do ano. Essa construção era considerada um espaço sagrado porque era dedicada ao Deus Sol, que era cultuado pelos Incas.

WhatsApp Image 2023-02-03 at 15.40.41 (1)

Fonte  – existia um conjunto de fontes conectadas por canais que vinham de um manancial no topo da montanha Machu Picchu, a água para os Incas era considerada sagrada e além do consumo eram utilizadas em cerimônias sagradas. Ainda hoje algumas fontes jorram água.

TerraçasOs terraços do Setor Agrícola foram construídos ao longo da montanha obedecendo um formato pré estabelecido e estudado para que cada nível se comunicasse com outro mais baixo para facilitar a irrigação dos alimentos cultivados através de dutos. A produção servia não só para alimentar a população como para rituais sagrados. WhatsApp Image 2023-02-03 at 15.40.44 (1)
Pedra Funerária – É avistada na parte mais alta do setor agrícola. Grande pedra esculpida com uma escada e um altar utilizado para mumificação dos nobres incas, está na parte mais alta do setor agrícola.

Cantera – era o canteiro de obras onde ficavam as pedras maiores que seriam usadas nas construções e eram cortadas por uma complexa técnica com cinzeis e estacas de madeiras, ainda hoje é possível observar alguns trechos.

Barrio de los Morterosneste espaço estão dois monolitos que  acredita-se terem sido usados como espelhos d´água para observação do céu, como o sol era sagrado os Incas não deveriam olhar diretamente para ele em sinal de respeito e faziam isso através da água contida nesses monolitos.
WhatsApp Image 2023-02-03 at 15.40.41 (2)

112

Inti Punku – Porta do Sol…… assim terminamos nosso tour em Machu Picchu

Agência de turismo INCREDIBLE TRAVEL – U$928,00 (Machu Picchu + Valle Sagrado + Maras y Moray)
Machu Picchu,tour de 1 dia com serviço privado para 3 pessoas (2 adultos e 1 estudante). Saída do hotel em Cusco (5h.30), Chegada na estação Poroy (6h.10), trem Expedition para Machu Picchu Pueblo/Águas Calientes (6h.40), chegada Águas Calientes (9h;54), guia falando português nos levou para um lanche (não incluso no pacote), guia Catarine nos acompanhou no ônibus, entramos em Machu Picchu com nossa guia (11h.), durante 2h.30 o percurso com a guia foi excelente, além de falar português tinha amplo conhecimento do local e excelente fotógrafa.
Minha recomendação,  não recebo comissão pela indicação:

TOUR VALLE SAGRADO DOS INCAS

Este tour fizemos compartilhado, leva o dia todo e incluiu almoço no Restaurante Tunupa, bebidas a parte.

Mirador de Taray

22A

Dependendo da visibilidade do dia o tour faz uma parada nesse mirador para observação do Valle Sagrado, Rio Urubamba, montanhas, povoados, campos de cultura de milho.
Localização – estrada de vai de Cusco para o povoado de Pisac.
Altitude – 3.200m.

Complexo Arqueológico de Pisac

22NO Parque Arqueológico Nacional de Pisac provavelmente foi construído no período do Inca Pachacútec, abrange 4km2, foi projetado para resistir a abalos sísmicos e serviu como centro administrativo, nas ruinas estão escadas, aquedutos, portadas, muralhas e fachadas, pontes, terraços de plantio e fendas feitas nas montanhas para depositar os mortos mumificados.
25BDistância de Cusco – 33km. a leste de Cusco
Como chegar – agência de turismo leva 1h. de van, ou saindo de Cusco por transporte público que parte a cada 15 minutos até Urubamba, peça para descer na ponte e siga caminhando por 1h. em direção aos fundos do templo de Pisac.
Altitude – 3.400m.

Feira PisacAntigamente servia como escambo entre os habitantes do vale, atualmente vendem artesanato produtos têxteis e souvenires para turistas em barracas e pequenas lojas, aqui estão os melhores preços. Provavelmente o guia vai direcionar os turistas para uma loja com produtos em prata para assistir uma “pequena palestra” e comprar alguma peça em prata.
Antes de entrar no sitio arqueológico fica uma feira com comida, bebida, artesanato, roupas.
Altitude da feira Pisac – 2.980m.

Chincheroimage001-001

Foi uma referência urbana, passagem para quem se dirigia para Machu Picchu e ainda estão ali a praça, paredes de poliedro que sustentam aterros que moldam as plataformas e que chegam até a igreja da Virgem da Natividade construída no início dos anos 1600 com fundações datadas do período Inca.
Localização – distrito de Chinchero, província de Urubamba.
Feira – a melhor feira acontece aos domingos no pátio da igreja.
Altitude – 3.760m.
Distâncias – Chinchero x Ollantaytambo = 1h., Chinchero x Cusco = 40 minutos – 30km.

OLLANTAYTAMBO

32

“Ollantaytambo ou Ullantaytanpu – lugar para se olhar para baixo”


04-001

Parque Arqueológico Nacional, sítio de extrema importância, acredita-se que 400 homens trabalharam ali durante 70 anos, para esculpir 257 degraus e chegar ao alto. Cada bloco de pedra foi cuidadosamente trabalhado, com ângulos, lados e volumes diferentes.

Uma estrutura a ser vista é o Templo do Sol, construída com imensos blocos de granito rosa que pesam cerca de 100 toneladas cada e se unem de forma milimétrica, o interessante é que esse tipo de rocha não pode ser encontrada na região fica no ponto mais alto do Parque e uma caminhada até lá pode demorar até 1h.
IMG-20230103-WA0137
Os Incas guardavam os alimentos perecíveis em armazéns no alto da montanha para que ficassem protegidos por baixa temperatura e correntes de ventos, esses armazéns estão intactos até hoje.

49

Os Incas mantinham muitas referências a deuses, dizem que na montanha é possível “ver” o deus Viracocha, se usarmos um pouco de criatividade é possível visualizar o contorno.

Distância de Pisac – 1h. de van turística
Distância de Cusco – 80 km
Altitude 2.792 m

Tour  de 8 horas Valle Sagrado  –  entre U$34,00(sem ingresso), U$54,00 (com ingresso),  até U$75,00. Inclui: transporte, ingressos nos atrativos, guia, almoço buffet.04

Bizu – é possível fazer o Vale Sagrado por conta própria, contratando um táxi com motorista ou alugando um carro e contratando um guia em cada localidade, mas saiba que as estradas não são boas.

Independente da agência contratada, não consta no pacote, mas eles sempre fazem uma parada em algum local com venda de produtos artesanais ou têxteis.
93O melhor é fazer o Vale Sagrado em um dia completo e deixar Maras e Moray para um tour separado.

MORAY SÍTIO ARQUEOLÓGICO

06

Podemos dizer que Moray foi um laboratório inca a céu aberto, são chamados de “muyu” na língua quechua, eles aproveitaram a depressão do terreno para construir terraços em diferentes níveis que apresentavam uma temperatura diferente com variações de até 15º.C, de acordo com a altitude da plataforma, dessa forma faziam experimentos para saber qual a melhor temperatura para determinado alimento, principalmente para testes com batatas. A forma como as plataformas foram construídas favoreceram implantação de canais de irrigação em que foram cultivadas até 250 espécies de plantas. Ainda estão intactas muitas dessas plataformas em degraus que lembram um enorme anfiteatro. Moray foi classificada como estufa experimental e 60% dos produtos que foram ali cultivados e estudados  são consumidos até hoje, como batata, feijão, cevada, trigo e também o milho que até hoje é ali cultivado para preservar a cultura e tradição.
01

Por outro lado, alguns historiadores acreditam que Moray era também um local de observação astronômica que se encarregava de monitorar as mudanças climáticas, rastreando a luz do sol e as sombras das montanhas.
Localização – 53km. de Cusco, 1h. de ônibus.
Altitude – 3.385m.a 3.500m.
Horário de visitação – de segunda a domingo das 7h. às 18h.
Como chegar – tour ou táxi.

MARAS SALINERAS

WhatsApp Image 2023-01-22 at 12.19.00

Remonta do período pré-incaico quando já era um mineral importante que era coletado em “piscinas” que estão em funcionamento até hoje sendo fonte se subsistência de 200 famílias. O local é um complexo de 5.000 unidades de receptáculo que recebem água salgada da montanha através de pequenos canais que descem de lagoa em lagoa acompanhando o desnível do terreno. Após secagem o sal é retirado e as pequenas comportas são abertas para se encher novamente. Antes de chegar até as salinas está a singela capela da Santíssima Cruz.
WhatsApp Image 2023-01-18 at 22.36.57
Como chegar – agência de turismo ou carro alugado sentido Vale Sagrado basta pegar à esquerda antes de descer para o Vale, a partir desse desvio são 7km., sendo 5km. em estrada de terra.
Altitude – 3.380m.
Distância – as Salinas estão a 4km. da cidade de Maras, 50km. de Cusco e 16km. de Urubamba.
Investimento – S/10.
Tour  de ½ dia Maras y Morai – em grupo U$65,00, privado U$120,00. Inclui: ingressos nos atrativos, transporte e guia.

5
As Salineras de Maras não pode ser deixada de visitar, o lugar é muito interessante e o tour passa por um pequeno museu e uma loja muito simples, mas os produtos são muito interessantes, os chocolates com sal de Maras são ótimas lembranças, para souvenir tem umas embalagens menores.

 PARQUE ARQUEOLÓGICO DE SACSAYHUAMAN

image001foto: https://www.ingressomachupicchu.com/
Foi construído entre os séculos XIV e XV, originalmente para defender o Império Inca das tribos rivais A obra ocupou 20mil homens, abrange 33 sítios arqueológicos com destaque para o Centro de Adoração Inca de Qenqo e Pukapukara teria sido provavelmente armazém ou alojamento, Tambomachay talvez balneário para descanso do líder e ainda canais, cascatas e aquedutos. As 3 torres Muyuccmarca, Paucarmarca, Sallaqmarca; Grupo de Delegacias, conjunto de quartos no topo da colina; Bastiões, são 3 que davam acesso a entrada e saída; Portas internas, são 3 portões T’iopunku, Ajawanapunku, Wiracochapunku; Rodadero ou Suchuna, formação de origem vulcânica; Trono do Inca ou K’usilluc Jink’ian (onde o macaco está), sucessão de assentos, esculpidos em rocha diorita; Chincanas são dois túneis onde circulava água.
Altitude – 3.700m.
Distância de Cusco – 3km.
Como chegar – city tour, táxi ou caminhando, na Plaza de Armas tome a esquerda subindo a rua Suécia, virar para Huaynapata e continuar por Resbalosa, virar à direita depois da igreja de San Cristóbal e seguir a estrada, percorrendo a antiga rota inca para Sacsayhuaman. O trajeto leva aproximadamente 30 minutos e a subida é íngreme.

MONTANHA DE SETE CORES

Aqui vai uma opinião muito particular, a montanha tem cores pálidas, as fotos postadas são na sua maioria editadas. A propaganda sobre a Rainbow Montain e Red Valley é imensa, mas a realidade é outra, a variação de cores é mínima e pode ser encontrada em outras montanhas com minério de ferro em sua composição, lampejos de verdes, amarelo um pouco rosado. Vá sem expectativa! Vale pelo trekking  e superação em vencer a altitude, mas tem assédio das cholitas vendendo o tempo todo e muita, muita gente subindo e saiba que você vai passar 80% (4h.) do tempo dentro de uma van. Para aqueles que sentem a altitude há cavalos para alugar.
Altitude – 5.000m.
Investimento na Rota Curta – U$39 p/ pessoa.

LAGUNA HUMANTAY – trekking

O objetivo é alcançar a lagoa que apresenta água resultante do derretimento da neve do Humantay com vários tons de azul e verde. No último trecho de 2km. a subida é de alta intensidade.
Como chegar – agência de turismo.
Período – das 4h.30 às 18h.30 (duração de 14h.).
Altitude – 4.100m.
Investimento – em grupo U$35,00 p/ pessoa, não inclui cavalo (se necessário) S/80 e bastões de trilha. Privado entre U$80,00 a U$100,00 p/ pessoa.

Providências:
Para Machu Picchu leve passaporte;

Água;
Gorro (preferencialmente), ou chapéu;
Óculos de sol;
Bloqueador solar;
Camisa de manga comprida;
Capa de chuva (dependendo do período);
Calças compridas confortáveis;
Mochila de ataque pequena;
Celular e/ou câmera fotográfica;
Dinheiro em espécie.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s