Ayutthaya

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO REINO DE AYUTTHAYA (อยุธยา). visita em 1 dia.

Patrimônio Mundial pela UNESCO – 1991
A partir do final do século XIV, a cidade-estado de Ayutthaya era a capital do Reino do Sião. Durante esse período, o rei se tornou mais poderoso e era chamado de Devaraja, o Rei Deus. Ayutthaya se tornou uma das mais ricas cidades do mundo, no seu auge, visitantes europeus comentavam que, em comparação, Londres era um vilarejo.
Em 1511, os portugueses estabeleceram sua embaixada, sendo seguidos pelos holandeses em 1605, ingleses em 1612 e franceses em 1662. Em 1765 foi destruída após cair na mãos dos birmanos (Burma, Birmania, Myanmar). Os birmaneses não ficaram muito tempo. Em 1769, Phaya Taksin se auto-proclamou rei e mudou a capital para as margens do rio Chao Phraya, onde é Bangkok hoje em dia.
População –   52.952 (2014) habitantes.
Distância de Bangkok – 85km.

COMO CHEGAR
Agência de turismo (2011) – Fizemos esse passeio com agência, acho que esta é a melhor forma de chegar até lá, contratei uma agência somente com bate-volta, sem acompanhamento de guia durante o passeio.
Diário de Bordo – A história do parque é fantástica, mas no período de minha visita (2011), algumas situações me decepcionaram: elefantes na entrada do parque servindo de atração para os turistas, tinham que fazer acrobacias e malabarismos tudo sob um sol escaldante, depois eram colocados como transporte e fotos caminhando pelo asfalto quente. Dentro do parque também achei tudo muito descuidado, latas de bebida, garrafas pets, copos plásticos tudo abandonado junto aos monumentos enquanto monges estavam deitados em redes ouvindo música em um rádio. Conversei com um amigo que esteve lá em 2019 e segundo ele não encontrou essa situação. Leve chapéu, água, filtro solar e calçado confortável, o calor é bastante forte.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Tour –  Em qualquer agência de Bangkok eles vendem o passeio e os preços são praticamente os mesmos, após negociação dá para conseguir por  500 baht com refeição incluída. A van sai bem cedo, por volta das 7h., após os passeio param para almoçar em um restaurante bastante simples e retornam para Bangkok.
Mini Bus – tome o Sky Train BTS e desça na estação Mo Chit Bus Terminal (Northern), de lá saem mini bus para cidade de Ayutthaya por 70 bath, a viagem dura 2h., para facilitar não pare no terminal, peça para descer perto do templo Wat Mahathat.
Ônibus – partem do Terminal Moh Chit (linha norte) a cada 30 minutos, são dotados de ar condicionado.
Trem – em Bangkok, vá até a Hualamphong Station (tem metrô ao lado), saem trens várias vezes ao dia e demoram 2h. para  chegar, mesmo a viagem não sendo longa prefira a 1a. ou 2a. classe, a 3a. é muito desconfortável. Ao chegar na estação em Ayuthaya você vai ver um monte de tuk-tuks, que cobram cerca de 500 baht para percorrer os templos principais. Se quiser ir de bicicleta, atravesse a rua e pegue a balsa para atravessar o rio, na outra margem vai encontrar bicicletas para alugar. Na estação tem um guarda volumes com diária de 150bath, para quem vai fazer bate-volta é uma boa opção.

ONDE FICAR 
Prom Tong Mansion
Localização – 23 Pathon Phu Khao Thong Soi 9, Phra Nakhon Si Ayutthaya

ONDE COMER
Baan Khun Phra – Culinária Tailandesa
Localização – 61/13 Tumbon Horrattanachai Soi Bang Ian A. Phra Nakorn Si Ayutthaya
Chang House – Culinária internacional
Localização – Hua Ro, Phra Nakhon Si Ayutthaya
Starbucks – café e cozinha americana
Localização65/8 Moo 6, BanhwaBang Pa-in

O QUE VER
Parque Histórico de Ayutthaya Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO – 1991.
Ayutthaya lembra um pouco os templos de Angkor no Camboja, só que em menor proporção. São mais de 12 sítios arqueológicos onde a maioria dos templos são feitos de pedras e tijolos, há diversas ruínas espalhadas pelo parque histórico que fica no meio da cidade, o terreno é bastante plano e o passeio de conhecimento pode ser feito de bicicleta ou a pé para conhecer os principais templos, no entanto, se quiser conhecer mais coisas do conjunto de 15km2. é necessário contratar um tuk tuk ou táxi.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

COMO CHEGAR AO PARQUE
Se estiver na cidade não há necessidade de contratar agência, tome um tuk tuk ou alugue uma bicicleta. Se for de trem, ônibus, van ou mini bus faça o mesmo. Estando com agência eles param na entrada do parque.
Horário – das 08h.00 as 17h.30, mas a bilheteria fecha as 15h:30.
Ingresso – a bilheteria fica na entrada, tem um fiscal conferindo os bilhetes.
Preço – Os bilhetes são adquiridos por monumentos, os preços variam entre 20 baht e 60 baht. Cartões de crédito não são aceitos, dólares americanos sim.
Há uma taxa extra de 50 baht  para entrar no palácio.
Quando ir – abril e maio seco e quente, chove de maio a outubro.
Estrutura – em frente a cada templo há banheiro e quiosques com água e snacks.
Traje – homens podem ir de bermuda, mas evite camiseta modelo regata, já as mulheres evite blusas muito decotadas, sem mangas e short curto, leve uma saia longa ou lenço para cobrir pernas e braços. Os sapatos devem ser retirados ao entrar nos templos.

Wat Yai Chai Mongkol ou Chao Phaya Thai Temple OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Foi construído pelo rei U-Thong em 1357 DC para o uso dos monges que haviam retornado do Ceilão depois de estudar com Phra Vanarat Maha Thera, eram conhecidos como Seita Pa Kaeo e se dedicavam a meditação.  A torre do chedi mede 60m. de altura que pode ser avistada ao longe, está ladeado por 2 grandes budas. No centro uma escada que apesar de íngreme vale a subida para apreciar todo o entorno. Ao entrar as pessoas reverenciam Buda e em fila fazem o mesmo diante das demais estátuas vertendo óleo em recipientes que estão com pavios acesos para mante-los ardendo. Os diversos Budas estão em diferentes posições, cada uma delas tem um significado.
No exterior estão várias estátuas de budas cobertas com tecido amarelo.
Bilhete –  50 bath

Wat Lokayasutharam 
Buda reclinado gigante que tem 37 metros de comprimento e 8 de altura, uma imagem sagrada na cultura Tailandesa. É o maior Buda reclinado de Ayutthaya, está instalado ao ar livre as pessoas tem acesso e colocam folhas de ouro em seu corpo nos locais descobertos, o entorno é muito tranquilo com vegetação.
1172.jpg
Havia um senhor fazendo a troca dessas vestes de uma forma bastante cuidadosa para não deixar exposto o corpo do Buda, só retirava o tecido usado quando o novo já cobria parte da estátua.
Bilhete – ฿ 20

Diário de Bordo – este é o cenário de uma das fases do jogo Street Fighter.

Wat Phra Si Sanphet
515.jpg
Composto por três grandes estupas que ficam onde eram as antigas instalações do Palácio Real do Reino do Sião. Em 1448, o rei Boroma-Tri-Loka-Nat fez alterações e transformou o palácio em templo real do reino de Ayutthaya era usado para cerimônias reais tão importantes e servindo como capela privada da família real, em nenhum momento foi utilizado como residência de monges, eles apenas eram convidados para cerimônias especiais particulares. Nas estupas estão guardadas as cinzas dos reis Trailok, Borom Ratchathirat III, Rama Thibodi II, e também relíquias reais. Este é um dos mais antigos templos da então capital Ayutthaya, a arquitetura rendeu alguns modelos, entre eles o Templo do Buda de Esmeralda em Bangkok. Este templo abrigou um Buda de 16 metros de altura coberto com 160kg. de ouro (pode ter chegado a 250kg.), quando em 1767 a capital tailandesa foi tomada pelos birmanos estes destruíram a imagem derreteram e se apossaram do ouro.
Bilhete – ฿ 50

Wat Mahathat OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O templo foi construído o reinado do rei Boroma-Rachathirat I em 1374, era  o templo mais importante do reino, porque as cerimônias reais eram realizadas ali, e de acordo com as crenças, o principal chedi contém as relíquias de Buda. T
oda a área foi destruída e restaram as ruínas de centenas de Budas decapitados. Os invasores destruíram grande parte dos templos e cortaram a cabeça dos Budas em sinal de dominação. Uma dessas cabeças ficou caída e esquecida lá por muitos anos e foi envolvida pelas raízes de uma árvore, formando o principal  e mais incrível ponto de visitação de Ayutthaya.
Ingresso – 50bath
1173

Chedi Phukhao Thong OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Remotamente foi construído pelos birmaneses em estilo Mon durante a ocupação, nos próximos dois séculos ficou abandonado e reconstruído sobre as ruínas durante o reinado do rei Boromakot, agora em estilo tailandês, com uma planta quadrada com cantos recuados.
Está localizado fora do parque em uma área de campos de arroz e viveiro de peixes, na vila de Phukhao Thong, aos visitantes é permitido acessar a longa escada para ter uma vista privilegiada lá do alto.  Acesso gratuito
Localização – 2 153 Phu Khao Thong, Phra Nakhon Si Ayutthaya District

What Chaiwatthanaram
Construído em 1630 pelo rei Prasat Thongin em estilo Khmer lembra a arquitetura dos templos do Camboja. Apesar de estar em ruínas nota-se uma preocupação em manter esse local que foi palco de destruição dos ataque de Myanmar. É uma grande atração para os turistas principalmente para fazer fotos ao por do sol.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Diário de bordo – Esta atração não faz parte dos circuitos normais de tour. Os fãs do “Mortal Kombat” vão adorar o visual. Prepare-se para o calor.
LocalizaçãoBan Pom, Phra Nakhon Si Ayutthaya District, Phra Nakhon Si Ayutthaya

O QUE COMPRAR
O artesanato local oferece de tudo um pouco: aranyk, facas de aço feitas à mão, malas de junco da Índia, papel de folhas de palma, madeira talhada segundo os modelos e métodos tradicionais.

Para quem vai ficar hospedado em Ayutthaya há outras atrações:

Palácio Chandrakasem com um conjunto de pavilhões ricamente decorados:image001.jpg
Pavilhões: Wat Phra Sri Sanphet, o templo mais importante do recinto real;
                   Wat Suwan Dararam,
de estilo Ayuthaya, recentemente restaurado;
                    Wat Phra Ram, reconstruído em várias ocasiões;
                    Templo do Buda Reclinado, de 28 m de comprimento;
                    Wat Nah Phramane, imagem de Buda esculpido em pedra negra;

image001-001

Palácio Bang Pa In
Interior do Palácio – é ligado ao exterior por uma ponte construída de tal forma que a visão somente é possível para quem está dentro, as damas da corte poderiam olhar para fora sem serem vistas. O interior do palácio era somente para o rei e familiares.

Dentro do palácio está um jardim onde se distribuem pavilhões e quiosques, muito ao gosto do rei Chulalongkorn que gostava muito de jardinagem.

Phra Thinang Phumisathian Uthayan
Ho Thasana Withun
Phra Thinang Chumrun Wehart
Phra Tamnak Fai Nai
Memoriais*: são dois, um para a Rainha Sunanda Kumariratana e o outro para os filhos do Rei Chulalongkorn.

Exterior do Paláciocomposto por edifícios de uso público e cerimonial:
Ho Hem Thewarat Monthian.
Saphakhan Ratchaprayun.
Phra Thinang Aisawan Thiphya art.
Phra Thinang Phiman Warophat.

Palácio Chandrakasem
É a primeira parada recomendável para visitação assim que se entra no complexo.

Palácio Real de Verão do rei Rama V( พระราชวังบางปะอิน).
Wat Chai Watthanaram,
Wat Phra Si Sanphet,
Wat Yai Chai Mongkhol,
Wat Chaiwatthanaram,
Wat Phra Ram.

Palácio Real em Bang Pa-In  – o rei Prasat Thong (1629-1656) tinha um palácio construído em Bang Pa-In na Ilha River. O rei Prasat Thong foi um filho ilegítimo de Rei Ekathotsarot (1605-1610/11), que em sua juventude naufragou nessa ilha e teve filho com uma mulher que fez amizade com ele. O menino cresceu e se tornou o ministro-chefe. Depois de ter usurpado o trono, ele se tornou conhecido como o rei Prasat Thong. O palácio foi abandonado e revivido pelo rei Rama IV, da dinastia Chakri, mais conhecido no Ocidente como o Rei Mongkut (1851-1868), que teve uma residência temporária construída na ilha externa que se tornou o local do mosteiro de estilo neo-gótico, Wat Niwet Thamprawat, que foi construído por seu filho e herdeiro, o rei Chulalongkorn (Rama V). Hoje, o palácio é utilizado ocasionalmente por Suas Majestades o Rei Bhumibol Adulyadej (Rama IX) ea Rainha Sirikit como residência e para a realização de recepções e banquetes.

Resultado de imagem para Ho Hem Monthian ThewaratHo Hem Monthian Thewarat é uma estrutura pequena, feita em pedra no estilo Prasat Khmer (significa a residência de um rei ou um deus, tem a forma de um sabugo de milho), construído pelo Rei Chulalongkorn, em 1880 e dedicado ao rei Prasat Thong de Ayutthaya, a tradução literal, do nome é: Rei do Palácio Dourado, porque uma miniatura do Prasat Khmer toda em ouro foi descoberta durante seu reinado.

Ho Withun Thasana (Casa de Vigia) –é uma torre em estilo de farol, pintada em cor amarela e vermelha, uma opulenta construção feita apenas para observar o entorno do palácio. O observatório foi construído pelo Rei Chulalongkorn, em 1881, como uma torre de vigia para a visão da paisagem circundante.

*Memorial à princesa Saovabhark Naritana e os três filhos do rei.
No ano de 1887 a Princesa Saovabhark Nariratana, a consorte do rei Chulalongkorn, e três de seus filhos morreram, então, o rei mandou edificar um monumento em mármore tendo seus retratos construídos para eles perto do Memorial da Rainha Sunanda Kumariratana falecida anteriormente, é um monumento simples e tem um texto dedicado pelo Rei à Rainha. Segundo consta, em 1881, a Rainha Sunanda e sua única filha, Princesa Karnabhorn Bejraratana estavam a caminho do palácio quando sua carruagem capotou. Segundo as leis reais tailandesas, quem tocasse um membro da família real seria punido com a morte. A população local apenas observou a agonia das duas por medo de serem punidos com a morte por terem salvado as duas, que sem dúvidas teriam que ser tocadas para serem retiradas dos destroços. O Rei Chulalongkorn evidentemente ficou chocado com o ocorrido e mandou construir um memorial para ambas no Bang Pa-In.

Thra Thinang Aisawan Thiphya-Art –  é o único pavilhão em estilo tailandês, com quatro varandas e um telhado em forma de espiral, no meio do lago, construída pelo Rei Chulalongkorn. Este pavilhão abriga hoje uma estátua de bronze de Rei Chulalongkorn, em uniforme de Marechal de Campo, que foi colocado por seu filho Rei Vajiravudh (Rama VI).

Phra Tamnak Fai Nai (Residência real do interior)
Dentro do recinto do Palácio do Interior foram muitos edifícios de estilo ocidental de um ou dois andares para as senhoras da corte, dos quais apenas alguns permanecem até hoje.

PHRA THINANG-001Phra Thinang Uthayan Phumisathian (Garden of the Seared Land) – foi a residência favorita do rei Chulalongkorn, ele visitava Bang Pa-In Palace três vezes por ano. Criada em 1877, de madeira, no estilo de um chalé suíço de dois andares, a mansão foi pintada em dois tons de verde. Foi acidentalmente incendiada em 1938, o novo edifício que o substituiu foi construído em 1996 por vontade expressa de Sua Majestade a Rainha Sirikit. O tanque de água, disfarçada como uma torre com ameias neo-gótico, é apenas parte da estrutura original continua a existir.

Phra-Thinang-Warophat-Phiman-001Phra Thinang Warophat Phiman (Morada Celestial) – é uma mansão em estilo neo-clássico, térrea, construída pelo rei Chulalongkorn em 1876 como residência. As câmaras de audiência e ante-salas são decoradas com pinturas a óleo retratando acontecimentos marcantes na história da Tailândia e cenas de literatura tailandesa.
A série de pinturas históricas foi encomendado pelo Rei Chulalongkorn, em 1888. Os apartamentos privados deste edifício, que estão localizados na seção Palácio Interior, ainda são usados por Suas Majestades sempre que visitam Bang Pa-In Palace.

Wehart Chamrun ( Luz Celestial) Esta mansão de estilo chinês de dois andares funcionou como Câmara do Comércio da China em 1889.

Ratchaprayun (Cômodos para parentes reais) – esta estrutura em estilo colonial de dois andares foi construído em 1879 pelo Rei Chulalongkorn e seus irmãos para residência. .

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s