ICA
População – 200 habitantes.
Distância de Lima – 290 km., 5h. de ônibus ou 4h. de carro.
Distância de Ica – 5km., 15 minutos de táxi
Distância de Nazca – Ica/Huacachina = 120km., 2h.30
No Peru, Ica é conhecida como “a cidade do eterno sol”, capital do departamento e da província de mesmo nome, está às margens do Rio Ica, tem cerca de 247 mil habitantes. Na região onde há uma planície fértil.
estão as culturas de palmeiras, tamareiras, algodão e videiras com forte produção de vinhos e tour por suas adegas. Na região desértica está o principal centro de turismo, a lagoa de Huacahina com passeios de bugues, e outras atividades turísticas.
COMO CHEGAR EM ICA
Avião – não tem aeroporto na cidade, o turista deve parar em Lima e seguir por terra.
Ônibus – Cruz del Sur ou Olursa – 5h. de viagem. e ao desembarcar os motoristas já estarão à espera para oferecer passeios e transfer até Huacachina.
Carro – 4h. de viagem pela rodovia Panamericana Sur.
Agência de turismo – geralmente oferecem um tour bem corrido envolvendo algumas atrações: Huacachina, Linhas de Nazca e Pisco
Como fomos – como descrito na postagem de Nazca, contratamos um motorista com táxi que fez nossos passeios em Nazca e arredores e nos deixou em Huacachina.
COMO CHEGAR EM HUACACHINA
Chegando em Ica é muito fácil conseguir um táxi ou tuk tuk, são apenas 5km.
OÁSIS DE HUACACHINA
Este oásis foi formado graças a uma corrente subterrânea de água que gerou o crescimento de palmeiras, eucaliptos e alfarrobeiras em meio ao Deserto da Ica. O local é pequeno, mas tem um clima agradável, pessoas amigáveis e um pôr do sol de calendário. É o único oásis natural da América do Sul e possui uma das maiores dunas de areia do continente. O calor é escaldante e a água da lagoa é impropria para banhos. Reduto de mochileiro e adeptos de passeios de bugies alinhados com sandboard. Como o melhor é fazer as dunas a tarde, faça algum passeio pela manhã.
Lenda de Huacachina
Diz uma das lenda que a jovem Huacachina lamentando a morte de seu guerreiro chorou sobre o local por vários dias até que se formou o lago, ao sentir-se observada por outro guerreiro jogou-se no lago e quando tentou sair não conseguiu e se transformou em uma sereia. Dizem que em noite de lua cheia ela retorna chorando a morte de seu amado.
PASSEIOS EM HUACACHINA
Buggy e Sandboard
Inegavelmente a atividade mais popular em Huacachina são os passeio de buggy pelas dunas seguido de sandboard. Não é necessário fazer reserva, no calçadão há várias agências de turismo, os carros são adaptados para levar 12 pessoas nesta aventura. O passeio começa com o buggy subindo e descendo as dunas em alta velocidade, com muita, muita adrenalina, depois acontece o sandbord (resumindo: um snowbord na areia), não se preocupe com sua falta de equilíbrio, você poderá ir em pé, sentado ou deitado como em um trenó, não requer muita habilidade, apenas aproveite e deslize pelas dunas. Prefira fazer o passeio das 16h. para aproveitar o magnífico por do sol.
Período do passeio – pela manhã às 10h. e a tarde às 16h.
Quanto custa para 3 pessoas – U$42 (S/125,00), tem também uma taxa de S/3,60 (U$1,) para entrar nas dunas. São oferecidas duas formas de passeio: Dune Buggy e Sandboarding Tour.
Dicas
Não use chinelo a areia é fofa e muito quente;
Leve óculos de sol, a claridade é forte;
Protetor solar é indispensável;
Pergunte se a agência vai fornecer água durante o passeio, se não for leve sua água.
Pueblo de Cachiche
As lendas de bruxas, feitiços e maldições também existem no Peru. cidade de Cachiche é uma aldeia onde, segundo a história, anos atrás, as bruxas das diferentes cidades de Ica costumavam se reunir para realizar seus rituais às terças e sextas feiras. Uma das bruxas mais famosas foi Julia Nazaria Hernández Pecho, ficou conhecida por ter curado a gagueira Fernando León de Vivero, que mais tarde se tornou presidente da Câmara dos Deputados. Para mostrar sua gratidão ele mandou erigir uma estátua em forma de mulher com as mãos estendidas tendo um livro em uma das mãos e uma coruja na outra, símbolo de sabedoria. Julia Nazaria morreu em 1987 aos 103 anos.
Atualmente há um pequeno parque com estátuas de várias bruxas que eram cultuadas na época que faziam ali seus rituais. O local é um ponto de turismo para fotos, guias mirins que contam a história e descrevem cada uma das atividades de cada bruxa e ao final pedem uma colaboração em espécie.
Palmeira das Sete Cabeças
Além do parque com monumentos há um outro local a ser visitado, um jardim onde está a “Palmeira de Sete Cabeças” , uma árvore que faz lembrar as hidras. A palmeira Cachiche é também uma peça maldita do acervo de recursos deste povoado, pois segundo se diz, se esta árvore deixar crescer a sétima cabeça Ica desaparecera completamente, transformando toda esta área em uma imensa lagoa. Conta-se que a sétima cabeça desta palmeira tenta sair todos os anos, mas que os habitantes do local sempre a cortam ou queimam isso desde os anos oitenta, quando a tradição não se cumpriu houve um transbordamento do rio.
Distância de Ica – 4km.
Como chegar – ônibus turístico, carro particular, tour turístico, mototáxi que pode ser encontrados na praça principal de Ica. Recomenda-se visitar a cidade entre 8 da manhã e 6 da tarde.
Bodegas
Tour pelas bodegas é uma ótima opção para preencher o tempo enquanto espera o horário para fazer o passeio pelas dunas. Amelhor forma para visitar cada uma delas é por meio de uma agência de turismo, assim consegue fazer mais de uma por dia.
Bodega Lazo
Fundada en 1809, pelo casal Baltazar Bolivar e Micaela Moreno. Durante o passeio são mostradas as áreas em que são produzidos os vinhos e um pequeno museu familiar, depois há uma degustação gratuita e venda de vinhos e sucos.
Bodega Nietto
Bodega Vista Alegre
Os irmãos Picasso chegaram da Itália em 1850 plantaram os vinhedos e deram início ao vinho fino no Peru, atualmente com as uvas Tempranillo, Malbec e Pinot. Os vinhedos ocupam 180 hectares. Hoje a Bodega está na 5ª. geração, acompanha por técnicos que se especializaram na Itália, França e Argentina. Para participar da degustação é necessário fazer o tour de 1h.
Localização – Victor Manuel Bernales 467,
Bodega El Catador
Bodega artesanal El Catador pertence a família Carrasco Gonzáles, que utiliza pequenos alambiques de barro para envelhecimento do vinho, o mosto da uva é destilado à base de lenha. Exibem um agradável restaurante e adega para degustação. Produzem também sucos, geleias e picles.
Localização – Fundo Tres Esquinas # 102.
Onde ficar em Huacachina
Ica tem mais opções, mas em Huacachina o turista encontra hostais baratos e hotéis perto das dunas com agências na rua principal.
Hostel Boulevard
Excelente localização em frente a Lagoa de Huacachina de um lado e vista para as dunas do outro lado, Ficamos em um quarto triplo, ventilador (não tem ar condicionado), banheiro privado, wi-fi, tv, roupa de cama e banho, inclui café da manhã bem básico, tem uma pequena piscina que não usamos. Podemos avaliar como um local confortável.
No atendimento tem um balcão que oferece todos os tours da região.
Localização – em frente a Lagoa de Huacachina
Hospedaje Del Barco (ficamos aqui em nossa primeira viagem)
Fica no centro da cidade com muito barulho a noite. A hospedagem não é das melhores, muito simples e a limpeza poderia ser melhor. No hotel já podem ser contratados passeios pelas dunas. Sem reserva de hospedagem não tivemos outra opção, atendimento bom.
Localização – Camino a la Huacachina
Onde comer em Huacachina
Huaca Fucking China – $$
Atendimento excelente, o local se torna divertido com o atendente Javier, muito bem humorado, canta, dança e diverte os turistas. Só resolvemos experimentar o restaurante por conta da animação do Javier e valeu muito. Pedimos: tequeños con guaca mole (S/20), sopa de pollo (S/12), lomo saltado (s/38), 2 refrigerantes (S/10), 1 cerveja cusqueña (S/15) = U$ 28 – (S/98).
Localização – Av. Ángela Perotti s/n, em frente a Lagoa de Huacachina
Banana’s Adventure Restobar – $$
Local extremamente agradável, fica no Hostel Bananas, mas ele atendem quem não é hóspede. Servem lanches, drinks, sucos, comida regional, vegetariana, vegana, café da manhã, brunch, almoço, jantar, lanche da tarde, happy hour. Atendimento excelente.
Localização – Av. Ángela Perotti s/n, em frente a Lagoa de Huacachina.
Restaurante Curasi
Lamentável o péssimo atendimento, comida ruim, higiene deixa a desejar e se não tiver outra opção verifique as taxas extras embutidas aleatoriamente quando for fazer o pagamento.
Resto Bar La Sirena – $ (fizemos refeições aqui somente em nossa primeira viagem).
Restaurante Mango
Helena Chocolate y Tejas
Restaurante e Pizzeria Venezia
Restaurante Mc Grill
O que fazer em Ica
Tejas Rosalia em Ica
Tejas são bombons tradicionais em toda essa região,
Local de uma das mais tradicionais tejas (bombons recheados), são pioneiros em tejas artesanais desde 1932 com Dona Rosalia. Na parede da loja uma homenagem a matriarca Dona Rosalia, perto de seus 100 anos. Experimentamos uma pequena teja, manjar dos deuses, quando dissemos que éramos do Brasil, nos ofereceu uma feita de coco, mas gostamos mesmo foi da primeira, pecã glassada.
Localização – Calle, Vamanga, Av San Martin 1265, Ica