BAÑOS DE ÁGUA SANTA

Revisado em 2020 – valores informados podem sofrer alterações
078 vulcão-001

A cidade está aos pés do vulcão Tungurahua com 5.016m., ativo e com probabilidade de entrar em erupção a qualquer momento. Em 1999 a cidade foi evacuada por se considerar o lugar perigoso, como o vulcão não se manifestou os habitantes voltaram ao local. El Tungurahua também é chamado “El gigante negro” e é um dos vulcões mais fáceis de escalar no Equador, ao seu redor se encontram vários povoados, seus moradores se dedicam a agricultura, no finais de semana  vêm até  a cidade para assistir missa, ouvir a banda tocar, comer doces e passear na praça.
A cidade tem o lado tradicional, bucólico, ruas tranquilas, moradores agradáveis, hospedagem, restaurantes, cafés e um lado aventureiro com esportes radicais em áreas no entorno da cidade, esportes feitos com ou sem agências de turismo.

  • Localização – 180km. ao sul de Quito, província de Taungurahua.
  • Altitude – 1.826m.
  • População – 14.653 habitantes (2010)
  • Clima – oscila em torno de 20°C.
  • Moeda no Equador – dólar.
  • Distâncias:
    Vulcão Tungurahua – 8km.
    Ambato – 40/25km.
    Quito – 190km.
    Cuenca – 330km.
    Guayaquil – 288km.
    Otavalo – 271km.
    Banõs para Riobamba 40 minutos de ônibus.
  • Informações turísticas – Dirección de Turismo Sostenible, entre as calles Thomas Halflans y Vicente Rocafuerte. De segunda a sexta das 8h. as 12h.30 e das 14h. as 17h.30, sábado e domingo das 8h. as 16h.30.
Como chegar

Como chegar a Baños partindo de Quito

Ônibus – na alta temporada saída a cada 15 minutos, última saída as 23h.30, o percurso demora 3h.30.
Empresas que fazem direto para Baños: Transportes Baños, Amazonas, Expreso Baños. Ônibus que passam por Baños: San Francisco, Flota Pelileo, Centinela del Oriente, Latinoamericana, Macas.

Diário de bordo – Latacunga x Baños
Em Latacunga fomos até o Terminal Terrestre, nos informaram que os ônibus onde está escrito Ambato/Baños param em vários locais e vão pela Panamericana são mais confortáveis, mas não passam em Baños, disseram ainda que o ideal seria tomar um ônibus de cor amarela. Esperamos muito tempo até aparecer um ônibus que segundo o cobrador passaria por Baños, a esta altura nem perguntamos mais detalhes e subimos. Ao passar por Ambato o cobrador saiu desesperado pelo corredor fechando todas as cortinas e dizendo que deveríamos atravessar a cidade daquela forma, pois o ônibus estava irregular, não descobrimos qual seria aquela irregularidade.
EQUADOR (sem edição) 117Durante todo o trajeto (rotina em todos os ônibus do Equador), a TV é ligada em filmes violentíssimos com som alto para que todos possam ouvir, mesmo os que estão na última fileira, não contentes eles colocam música em volume bastante alto que concorre com a TV e quando começa a escurecer acendem luzes coloridas que estão instaladas sob o guarda volumes, acima de nossas  cabeças, nas laterais do guarda volume luzes coloridas piscam o tempo todo, a impressão é estar sendo abduzido por uma nave espacial de lunáticos. Chegando a Baños já escurecia e tomamos um táxi para chegar ao hostel, no dia seguinte vimos que o terminal de ônibus era tão perto do centro que dispensa táxi.

Recomendações de viagem em ônibus
Use tampões de ouvido, indispensável!
Caso consiga dormir, não deixe nada sobre o assento.
Se estiver com mochila não coloque sob o assento, mesmo que fique um pouco apertado prefira levar junto aos pés, para que esteja à vista.

Quando ir

Os melhores meses são de janeiro a junho e de setembro a dezembro, mas pode chover de fevereiro a abril e novembro e dezembro. Os meses frios são julho e agosto.

Quanto tempo ficar

Você pode ficar  5 dias que vai ter atividades diferentes todos os dias, mas 2 dias dá para fazer o básico.

O QUE FAZER EM BAÑOS

 

080

Baños apesar de ser uma pequena localidade oferece além dos tradicionais banhos termais atividades como: cavalgadas, caminhadas ecológicas, rafting, canyoning, swing jump, tours em bicicletas, ciclismo de montanha, caiaque, escalada em rocha, salto de pontes, camping, parapente, entre outros. Algumas atividades são possíveis fazer por conta própria, para outras é necessário contratar uma agência especializada e nesse caso verifique sempre: peça informações na hospedagem,  consulte as Operadoras de Turismo, confira se o equipamento está em boas condições e se os guias possuem licença de trabalho na especialidade fornecida pelo Ministério de Turismo. Na cidade há termas e spas, informe-se em sua hospedagem.

Chiva Bus

079 a Chiva-001Se você ver anúncios de vulcão em erupção não se assuste, é uma propaganda do Chiva Bus, um ônibus aberto que leva os turistas as 21h. e 23h. para circular pela cidade com música alta e segue para a montanha para se aproximar da base do vulcão no Mirante de Bella Vista. Com o Chiva Bus também é possível chegar durante o dia ao Balanço do Fim do Mundo e Ruta das Cascadas.
Ticket – U$3 ou U$5 pelo passeio no Mirante de Bella Vista com direito a uma bebida quente, o “canelazo” e ingresso gratuito em uma boate, mas depois você vai ficar sabendo que as boates não cobram ingresso independe do Chiva Bus.

Termas de La Virgen

 

094Depois da erupção do vulcão Tungurahua em 1773, as águas termais secaram e a população saiu em procissão rogando a Virgen del Rosario que as águas voltassem e isso aconteceu. No terremoto de 1949 aconteceu o mesmo e novamente a população celebrou uma missa campal dedicada a Madre de Dios e a água termal voltou a fluir. Os habitantes chamam essas termas de “Fuentes Milagrosas”. Nas piscinas a temperatura fica entre  32º.C a 44º.C, o fundo é recoberto de areia e a água sulfatada apresenta uma cor amarelada. Ao lado há a Cascada Cabellera de la Virgen, com água extremamente fria.
Após colocar seu traje de banho é fornecida uma caixa para colocar suas roupas dentro. É necessário usar touca de banho que pode ser comprada ou alugada no balneário. A água é renovada 2 vezes ao dia e está mais limpa por volta das 5h. Se quiser fazer um banho relaxante vá bem cedo, pois costuma ficar cheio de gente, principalmente nos finais de semana com muitas crianças e fica impossível relaxar. Além das piscinas com água quente conta também em sua parte inferior com o Balneário de La Virgen.
Localização – Luis A. Martínez y Manuel Sánchez, centro da cidade
Preço das 5h. as 16h.30 – adulto U$2,00, crianças e 3ª. idade U$1,00
Preço das 18h. as 21h.30 – adulto U$3,00, crianças e 3ª. idade U$1,50
Aluguel de toalha – U$2,00
Diário de bordo – Levantamos às 6 da manhã e fomos para as termas, a cidade fica entre montanhas e o dia estava nublado, chegamos em um bom horário, quando o sol  aparece é praticamente impossível permanecer dentro da água muito quente, no fundo do pequeno complexo há uma cachoeira com a queda canalizada formando jatos de água absolutamente gelada, após fazer  2 vezes o circuito, tomamos banho em chuveiro compartilhado e saímos para  tomar o café da manhã. As termas oferecem aluguel de toalhas, mas o aconselhável é levar toalhas do hotel.

Termas El Salado

079 b el salado-001O local está entre desfiladeiro, muito bonito, tem potencial, mas está em péssimas condições de manutenção e usuários sem respeito pela natureza, atendimento rude.
Localização – 10 minutos a pé distante do centro.
Preço – U$3

Ruta de las Cascadas (Rota das Cascatas)

Entre Baño e Puyo existem mais de 60 cascatas, as mais procuradas são: Cabellera de la Virgen (nas Termas de La Virgen), Pailón del Diablo (a mais famosa) e Manto de la Novia. A visitação vai depender o seu tempo, um tour completo percorre cerca de 30km.
Trilhas ecológicas – caminhando é possível conhecer algumas cachoeiras perto da cidade.
Chiva – ônibus aberto que visita 7 cascatas, opção de pagar a parte alguns esportes radicais (canopy e travessia sobre cachoeira). O tour com a chiva custa U$5.
Alugando  bike – o dia todo por U$5, mas não tem ciclovias nem acostamento, os carros passam em alta velocidade, a estrada é perigosa.

Cabellera de La Virgen

 

096A cascata se forma no monte Bellavista, formando uma espécie de longa cabeleira branca. Aos pés da cascata há uma imagem da Virgen talhada na rocha e ali nasce uma vertente de água conhecida como “água de la vida”, que segundo os locais é milagrosa e cura enfermidades.
Localização – junto as Termas de La Virgen
Altura – 80m.
Distância de Baños – centro da cidade.

Manto de La Novia

 

103

Recebeu esse nome pelo volume de água muito branca que desemboca no Rio Pastaza. De Puyo parte uma trilha para chegar até a cascata, depois há uma ponte pênsil de 100m. sobre o Rio Pastaza e o trajeto termina em um local com alguma estrutura onde é possível entrar na água, fazer boas fotos e aproveitar para tomar algo e comer algum snacks.
Localização – Baño x Mera x Puyo, direção Rio Blanco.
Altura – 40m.
Distância de Baños – 11km.
Acesso – U$2
Travessia em tarabita (teleférico) – U$2
Canopy – U$10

Pailón del Diablo

 

EQUADOR (sem edição) 161

Não é uma cascata natural, tem uma série de miradores e escadas talhadas à mão que foram construídas no entorno da Cascada del Rio Verde. São duas visualizações, cada uma de forma diferente. A visualização da cascata pela frente é feita através de uma ponte pênsil, mas com passagem por um túnel bem estreito, já para quem vai ver a cascata através da Isla de Pailón pode ver a queda d´água pelo seu lado superior, são apenas 10 minutos de caminhada, a passagem pelo túnel é mais larga. Se puder veja as duas opções, é a melhor cascata.
Leve uma capa impermeável leve ou você vai se molhar.
Altura – 80m.
Profundidade – 20m.
Localização – direção Rio Blanco
Distância de Baños – 8km.
Acesso a plataforma – U$2 para cada acesso.
BAÑOS-004
Contratando um guia com carro – foi nossa opção, assim visitamos vários pontos com conforto por U$20,00.
Diário de Bordo – Logo cedo fomos para a agência na calle Abato esperar o guia Fernando que nos levaria para o Tour das Cascadas, após 1h.30 de espera apareceu sua esposa Viviane Vargas dizendo não saber do que se tratava, mas disse que nos levaria até o local do “chiva”, logicamente ao chegarmos já havia partido, pedimos nosso dinheiro de volta e ela disse não poder restituir, a Paula saiu e foi procurar a polícia, achei até que ela estava só intimidando a Viviane, mas de repente ela apareceu dentro de uma viatura com dois policiais, diante da situação Viviane reconsiderou e disse que devolveria o dinheiro as 14h. Nas agências de turismo todos os tours das cachoeiras já haviam saído, a sugestão do gerente do hotel foi de que alugássemos um táxi e desta forma o próprio motorista (por ele recomendado), nos levaria para fazer o tour, achamos a ideia boa e fomos conhecer a Ruta das Cascadas, todo é trajeto é feito margeando o rio Pastaza. Passamos pela hidroelétrica, cascada de Agoyan, Manto de La Novia, terminando no Pailon del Diablo, a descida até a queda d’água é encantadora chega-se muito perto da queda da cascata. A foto com uma cobra “doméstica” custa U$1,00. Na volta o taxista nos avisou que faríamos um retorno mais rápido, ele queria nos mostrar os túneis que fizeram para que esta Rota ficasse mais ágil. Descemos em frente a Agência para receber o dinheiro com a Viviane que ainda estava assustada com a história dos policiais.

 Outras cascatas

Cascada de Agoyan.
Com o represamento das águas para a construção de uma Usina Hidroelétrica a queda d’água ficou reduzida, somente em períodos em que as comportas são abertas o espetáculo fica visível. Uma das mais altas do Equador, pode ser vista com parada em um mirador perto da estrada.
Localização – entre Baños e Puyo na localidade de Ulba.
Altura – 40m., Rio Pastaza.
Distância de Baños – 7km.
Acesso ao mirador – grátis

Cascada Inés Maria
O Rio Pastaza flui por um emaranhado de rochas que é atravessado pela água formando pequena cascata. Local acessível em meio a natureza.
Localização – na entrada de Baños, abaixo da ponte San Martín.
Distância de Baños – 1km.

BAÑOS-001

Cascada Ulba
Pode ser observada na estrada Ulba x Runtún, é a primeira de uma série de cascatas formadas pelo Rio Ulba.
Localização – direção de Ulba
Altura – 40m.
Distância de Baños – 4km.

Cascada Puerta del CieloEQUADOR (sem edição) 137

Muito fácil de ser vista, suas águas caem ao lado da estrada para desaguar no Rio Pastaza.
Localização – entre Baño e Puyo, a 1km. dos Tuneis de Agoyán
Distância de Baños – 8km.

Cascada Bascún
Como chegar – em frente ao Terminal Terrestre, antes de cruzar a ponte San Francisco tomar uma trilha à esquerda, cruzar a ponte pênsil,tomar  a esquerda até chegar às margens do Rio Pastaza.
Altura – 35m.
Distância de Baños – 500m.

Cascada San Jorge
Formada pelas águas do Rio San Jorge, ideal para prática de canyoning, sob supervisão de operadora de turismo. Possui trilhas e miradores naturais com vista para a cidade, cascatas menores e ecossistema.
Localização – perto do casario La Escudilla.
Distância de Baños – 12km.

Cascada San Pedro
Cascata com tripla queda de água, se chega até ela por um teleférico com 400m. de extensão ou caminhando por uma trilha que liga as cachoeiras de San Pedro e Manto de La Novia. O primeiro salto tem 8m. de altura e atravessa um canal rochoso, o segundo salto tem 15m. dentro da selva antes de atingir o terceiro salto com 35m. de altura que desagua no Rio Pastaza.
Localização – entre Baño e Puyo, a 1km. dos Tuneis de Agoyán.
Alturas – 8m., 15m., 35m.
Distância de Baños – 14km.

Casa del Árbol – Casa da Árvore

 

079 e casa da árvore-001Atualmente é o maior cartão-postal de Baños. Uma pequena casa de madeira construída sobre uma árvore que tem um balanço na sua base à beira de um precipício de 2.700m. com vista para o vulcão Tungurahua. Fica em uma propriedade particular e foi criada por Carlos Sanchez, um senhor com mais de 70 anos que edificou a casa para observar o vulcão a 2,5km. de distância. Quando se observa as fotos parece extremamente perigoso, mas não é bem assim, as fotos são feitas em ângulos que favorecem essa ideia. A vista do vulcão só é possível em dias claros, sem neblina.
Um passeio que vem ganhando adeptos, o programa reúne balanço e tirolesa, o ingresso dá direito ao uso dos dois equipamentos, no balanço há um funcionário que empurra o turista para ganhar altura.
Como chegar
Ônibus – sai da Calle Pastaza entre a Ambato e Rocafuerte, custa U$1,00 e o trajeto demora 50 minutos. Baixa temporada saídas as 6h.30 e 16h. Alta temporada há dois e até três horários, tempo de espera é de 1h. a 1h.30. Geralmente vai cheio, chegue um pouco antes na fila para não ir em pé.
Chiva – saídas as 10h., 12h. 14h. e 16h., custa U$5,00, fica apenas 30 minutos na Casa, evite o horário das 16h., como o ônibus é aberto faz muito frio.
Táxi – custa U$25,00, e você poderá negociar outros passeios agregados.
Caminhando – é possível, mas a subida é íngreme.
Entrada – U$1,00
Localização – localidade de Runtún
Tempo do passeio – 1h.30 é suficiente
Estrutura – balanço, tirolesa que não é segura como o balanço, bar, restaurante que dificilmente haverá tempo para consumir algo.
Dica – leve casaco, lá em cima faz frio intenso.

Miradouro Virgen de Água Santa

 

BAÑOSA escultura foi uma doação de um devoto por um milagre recebido, as peças em mármore Carrara foram trazidas até o local em helicóptero, no braço esquerdo, segura o Menino Jesus e na mão direita o rosário.
Segundo os moradores a Virgen protege a cidade da fúria do vulcão e também milagrosamente evita que suas cinzas atinjam em cheio a cidade, mas na verdade o fato das cinzas não serem depositadas em Baños é explicada pela corrente de ar quente que sobe da Amazônia e do rio Pastaza e se encontra com a corrente fria que desce dos Andes. A diferença de temperatura entre a água e o ar gera uma corrente constante de vento que sopra as cinzas em direção contrária a cidade.
O “Miradouro de Ventanas” oferece uma visão privilegiada da cidade, para subir são 459 degraus, no trajeto algumas esculturas nas rochas com ilustrações das Estações da Via Sacra, no caminho encontramos algumas pessoas que desistiram da subida e estavam voltando. Se tiver sorte e pegar um dia com um céu aberto, é possível observar as fumarolas dos vulcões da redondeza. A descida é rápida, dá para ser feita em 20 minutos.
Local de acesso – calle Montalvo y Juan León Mera.

Museu Fray Enrique Mideros

 

079 g museu fray-001A arquitetura é muito bonita, corredores com arcos que dão acesso ao jardim e uma fonte no centro. O “museu” não tem curadoria, são 8 salas com uma diversificação incrível: imagens de santos, pinturas, placas de agradecimento por graça alcançada, ofertas votivas, trajes para a santa. Uma das salas é dedicada a taxidermia com animais equatorianos. Tem de tudo um pouco: máquina de escrever antiga, brinquedos, objetos pré-colombianos não catalogados.
Localização – ao lado da Basílica de la Virgem del Rosário de Água Santa de Baños.
Ingresso – U$1,50

Santuario Nuestra Señora del Rosario de Agua Santa
079 h santuario-001

Em seu interior os murais descrevem os milagres locais atribuídos a Virgem padroeira da cidade. Sua construção em estilo semi gótico teve início em 1904 e terminada em 1944, com forma retangular, 3 naves semi góticas, grandes colunas e arcos ogivais. Muitos devotos deixam placas de agradecimento por graças alcançadas.
Localização – calle Ambato entre 16 de diciembre y 12 de noviembre.
Horário – das 9h. as 19h.

Spa Garden El Refugio – nosso “mico” em Baños.

 

EQUADOR (sem edição) 132O local tem um toque bastante marcante de esoterismo, infelizmente não são permitidas fotos, lá podem ser feitas massagens e outras práticas. Sem saber bem como seria a coisa, optamos pela massagem com pedras vulcânicas, fomos informadas que teríamos de fazer um ritual com 7 estações: primeiramente descalças passamos sobre pedriscos pontiagudos (sofrimento físico), depois 3 voltas sobre um amontoado de cinzas (pés ficaram imundos),  e ali deveríamos mentalizar e jogar todos os nosso pensamentos negativos porque toda semana é ateado fogo e queimado os pensamentos ali depositados, em seguida passamos por um pequeno trajeto arborizado tivemos de subir por uma escadaria de madeira que dá acesso a “casa do grito” e ali o indicado é gritar! Gritar muito, mas muito mesmo! Assim o vento (que não é pouco), leva embora nossas angústias. Descemos até o “muro das lamentações”, um paredão de pedra onde deveríamos lamentar nossos infortúnios (infortúnios? Estava de férias!!!), a próxima estação era um pequeno belvedere aonde de mãos dados estaríamos nos perdoando (????). Acho que a penúltima estação foi a de maior “mico” sobre um canteiro redondo de grama tivemos de fazer de gatinhas 3 vezes o círculo para atingir o “renascimento” e finalmente percorrer um trecho de água corrente com o fundo de seixo rolado e só então entramos no recinto para fazer a massagem. Primeiramente tomamos uma ducha, foram fornecidos roupões brancos, depois de vestidas fomos encaminhadas para a sala de massagem, acomodadas em macas com óleos aromáticos sob as orelhas e assim ao som de mantras teve início a massagem. Não relaxei, mas a Paula conseguiu um relaxamento total. As pedras vulcânicas foram retiradas e depois de nos vestirmos fomos brindadas com pedaços de abacaxi e um chá amargo para “limpar impurezas”. Pedimos um táxi e voltamos para o hostel.
Preço – U$44,80 para duas pessoas
Localização Camino Real – Barrio San Vicente,

Onde ficar

Em Baños há muitas hospedagens principalmente no circuito entre o terminal de ônibus até a praça principal Sebastián Acosta. Tínhamos feito reserva na Hostel Plantas y Blanco, mas chegando lá não havia vaga mesmo com o comprovante de reserva em mãos. Conseguimos nos hospedar no Hostal Sta. Cruz.

081Santa Cruz Backpacker’s Hostal
Quartos compartilhados ou privado com banho, wi-fi, TV a cabo, cozinha compartilhada, armário, recepção 24h., na entrada serviço de chá (pago à parte)
Localização – Av. 16 de Diciembre, entre Martinez & Montalvo
Preço
– U$20 quarto duplo com banho privado.

Hostel e Pub Plantas y Blanco
Cozinha comunitária, lavanderia, wi fi, recepção 24h., cofre, guarda bagagem, restaurante, sala de TV, mesas de jogos.
Confirmaram reserva, no entanto cheguei tarde da noite e não havia quarto disponível.
Localização – Luis A. Martínez e 12 de Noviembre.
Preço – U$25

ONDE COMER

Baños possui mais de 80 restaurantes (cidade e zona rural), lanchonetes e cafés.

Caña Mandur Restaurant – $$-$$$
Boa comida com cardápio variado, local limpo, pratos bem servidos, local acolhedor, ótima recepção, preço adequado. Como estava frio ficamos na parte interna, mas há um jardim nos fundos. O ceviche de shitake é especial
Localização
– Ambato y, Thomas Halflant
Horário – das 12h. às 22h.
BAÑOS-005

Mercado Central – $
Um bom local para comer barato os “llapingachos” (panqueca de batata recheada com queijo), batidos de frutas, vegetais e frutas. Em alguns locais você escolhe o peixe e ele é feito na hora, de acordo com sua preferência.
Localização – calle Eloy Alfaro.

Restaurante Chamaquito – $
Restaurante simples, bom custo benefício, atende almoço e jantar, pratos fartos. Servem frutos do mar, opções vegetarianas. Pedimos truta e frango, cardápio aprovado.
LocalizaçãoCalle 16 de Diciembre y Ambato.

Casa Hood – $$
Culinária variada, carne vermelha e culinária vegetariana, destaque para a sopa de legumes, para beber tem sangria de vinho e se gostar de chá o de 7 ervas e de limão são bem preparados. Para sobremesa peça brownie.
O local bem cuidado é uma mistura de sebo, livraria, café e restaurante.
Localização – Luis A. Martinez y Eloy Alfaro, atrás do Supermercado.

098Café Rico Pan – $
Café da manhã caseiro, servido com abundância em ambiente limpo e acolhedor. Muita coisa boa: pão integral, geleia, panquecas com mel, manteiga, café, leite, chocolate quente. Como o local é pequeno nos finais de semana pode haver fila de espera, mas vale a pena esperar. O valor vai depender dos itens pedidos.
Localização – Ambato y Maldonado.

Honey Coffee and Tea
Para quem quiser algo mais sofisticado, café preparado por baristas.

Gastronomia Típica

Empanadas de viento– massas de empadas fritas, sem recheio, para acompanhar peça  um chocolate quente.
Camotes en Caldo de Carne – Batata doce com especiarias, imersa em caldo de carne.
Cuy – porquinho da Índia assado, uma iguaria servida em casamentos, ao terminar uma casa, reunião de amigos.
Ceviche – os mais comuns são de mariscos, palmito.
Churrasco – carne assada acompanhada de arroz, batata frita.
Yahuarlocro – sopa tradicional.
El Hornado – carne acompanhada de milho, llapingachos, alguma verdura crua e um pedaço de abacate, dependendo do local pode ter variações na montagem.
Fritada – carne suína frita acompanhada de milho frito.
Suco de cana – vem acrescido de gelo e se preferir pode adicionar limão ou tangerina.
Sánduche – Cóctel – mistura de aguardente, caldo de cana, gelo e limão
Melcocha – Não deixe de experimentar este tradicional doce feito da cana-de-açúcar e coco, eles podem ser encontrados de forma artesanal nas ruas de Baños. Os vendedores costumam chamar a tenção dos potenciais fregueses oferecendo um naco de cana-de-açúcar.

Esportes Radicais

Para quem gosta de adrenalina são muitas as opções, atividades que consomem geralmente meio dia com ou sem agências de turismo. Os passeios custam em torno de US$20 a US$40.
Rafting
Há diversas opções separadas por níveis de dificuldade. Esta atividade se realiza nas águas dos rios Pastaza e Patate que são de classe 3 e 4. A descida dura 2h. aproximadamente, dependendo do nível da água.
Pacote – U$ 20 a U$30 para meio dia de passeio. Inclui transporte, equipamento e guias.
Rapel
O passeio começa saindo da cidade as 7h. e voltando as 13h.
Pacote – U$ 15 e incluí transporte, equipamentos e guias.
Canoagem
Passeio para pessoas com experiência, uma van apanha os turistas no hotel e leva até o local de partida, a primeira cachoeira é a Chamana a descida é por um estreito com 18m. de altura, próximo obstáculo o tobogã com 5m. de altura, segue um trecho de caminhada para a cachoeira El Silencio (30m. de altura), mas aqui a descida é feita somente a 2m. de altura.
Inclui transporte, roupas térmicas e sapatos apropriados.
Bungee Jump
A maior plataforma de Bungee Jump de Baños com 100m. de altura, o Baungee Jump está a 40m., fica na ponte de San Francisco sobre o Rio Pastaza no Mirante El Pastaza.
Como chegar – atrás do terminal terrestre, atravessando a Avenida Amazonas.
Preço – salto U$20, CD com gravação do salto U$5.
Torre del Cielo
Com um pouco mais de emoção do que a Casa da Árvore. São 2 tipos de balanço:
Preço Columpio normal custa US$ 2;
Preço Columpio 360° – custa US$ 3, neste há mais emoção, mas pode dar um pouco de enjoo porque dá muitas voltas.
Localização – localidade de Rutún
Vuelo del Condor
O passeio é bem aproveitado em dias de céu claro, tem um mirador de 18m. para observação dos turistas nos balanços. Há uma boa estrutura, local com lareira e venda de comida e bebida.
Horário – todos os dias das 8h. as 19h.
Localização – Rutún
Preço – La Bestia – US$ 20, o balanço tem 30m. de altura e seu pêndulo alcança 60 m.
Preço La Bella– US$ 10 o balanço tem 20m. o pêndulo vai a 40m. Bom para crianças e adultos que não fazem questão de muita emoção.
Tirolesa
Cachoeira Agoyan – a tirolesa tem uma extensão de 500m. e está a 300m. do chão.
Como ir – não é necessário agência de turismo, para esta atividade alugar um buggys ou quadriciclo por 2h. vai custar U$30 e um taxista cobra U$6,00 para ida e volta.
Preço – U$10 para descer pela tirolesa e voltar de teleférico, ou U$20 para ir e voltar pela tirolesa.
Cavalgada
Uma camionete leva o turista até o local das baias, lá um instrutor acompanha o passeio que passa por trilhas, desfiladeiros, belas paisagens, no caminho há uma parada para descanso no Café Bar Nahuazo com salgados, cerveja ou café.
Pacote – U$25, a duração do passeio é de 4h.
Ciclismo
Descida de Puyo até o Rio Verde fazendo paradas para visitar as cachoeiras.
Na volta um ônibus trás as bicicletas.

MEGA PARK ADVENTURE

Tirolesa
A distância é de 500m., altura de 130m. e a velocidade de 40km/h. A tirolesa tem três cabos e permite que três pessoas deslizem ao mesmo tempo. São três tipos de posição para “voar”: morcego, sentado ou super homem e o equipamento pode ser adaptado para cadeirante, bicicleta e até cães. A idade recomendada é a partir dos 6 anos.
Localização – Rio Blanco, Mega Park Adventure.
Horário – todos os dias das 9h. as 18h.
Preço – US$ 10 para ida e US$ 15 para ida e volta.

Puente Tibetano
A ponte suspensa está a 120m. do chão e os obstáculos vão ficando mais difíceis no decorrer dos 300m. de trajeto que passa por 435 tábuas, 2 dormentes, 7 redes de metal e pneus. Os guias avaliam a clientela e se estão todos seguros eles podem saltar em alguns trechos para que a ponte oscile. São 2 cabos de segurança, um acoplado nas costas e outro na cintura que deve ser recolocado a cada mudança de estação.
Localização – Rio Blanco, Mega Park Adventure
Horário – todos os dias das 9h. as 18h.
Preço – US$ 15 somente ida.
Preço do pacote – U$25 para tirolesa com ponte tibetana.
Fotos – U$5

Escalada nos Vulcões

077 vulcão-001
Chimborazo
(6.310m de altura), e o Cotopaxi (5.897m de altura). Os passeios duram dois dias, valor U$ 240 em média. Inclui transporte, entrada ao parque, comida, refúgio para noite, equipamento e guia especializado.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s