Caminho dos Anjos/MG

Localizado na Serra da Mantiqueira, o Caminho fica centralizado entre três grandes centros: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
A caminhada pode ser feita através da equipe que organiza a caminhada ou por conta própria. O roteiro inicial era feito em 6 dias e 7 noites, atualmente conta com 10 dias e 9 noites. Para os que preferem fazer por conta própria também é possível com uma Carta de Navegação. O circuito monitorado é feito mediante inscrição no site da Araucária Eco Turismo, nele há um formulário para ser preenchido e enviado, após a inscrição os responsáveis informam as datas programadas com saídas em grupo, sendo que os organizadores providenciam alojamento e alimentação para todos os dias. Somente após a inscrição é  fornecido o roteiro completo e mapa do trajeto.
Leia este post com as alternativas.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
1. CIRCUITO (meu circuito), 6 dias e 7 noites = 105km. = 29h.40’ caminhando
Quando fiz o percurso o roteiro era de 105km. com 6 dias e 7 noites, abrangendo: Baependi, Gamarra, Aiuruoca, Parque do Pico do Papagaio, Vale do Matutu, Nogueira e Alagoa.
Fui de carro de Campinas/SP a Bependi/MG – 329km., estrada boa, bem sinalizada. Baependi é conhecida como cidade presépio, fundada em 1692, está no sul de MG, na Serra de Santa Maria, altitude de 893m., 18.745 habitantes.
Onde ficar em Baependi
Abrigo dos Anjos de Baependi ou
Hotel Pousada São Miguel
Localização – Rua Cônego Monte Raso, 308, Baependi – MG
Contato – (35)3343.1012.
Onde comer em Baependi
Restaurante Casebre
Localização – Rua Getúlio Vargas, 72-166, ao lado direito da Igreja Matriz
Comida caseira: salada mista (tomate, cenoura, beterraba, arroz, feijão, macarrão, bife ou frango e farinha).
Bar do Dirceu
Localização – Rua João Rocha, 1.
Almoço com opção do dia, é mais uma lanchonete, mesas do lado de fora, muito barulho, som alto.

1º. Dia
Baependi / Gamarra = 16,6km. – 5h.30
Classificação de 1 a 5
Dificuldade: 5
Paisagem: 4
Subida: 7,6 km.
Descida: 7,1 km.
Altitude Inicial: 915 m. e Final: 895 m.
Altitude Máxima: 979 m.e Mínima: 879 m.
Trajeto: Linear com terreno misto. Primeiros 1.500m. e últimos 400m. em asfalto.
Sombra: relativa, média
Celular: com sinal.OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O trecho é bonito e pode ser feito de forma tranquila para observar os atrativos da Serra Fina: rio, quedas d’água, pontes, pinguelas e casas típicas da roça. Baependi e Gamarra fazem parte do “Parque Estadual Serra do Papagaio”.
O dia com subidas e descidas, superou as informações que tinha recebido. Após 7,5km tem água no Bar do Paulo e aos 10km. outro bar com água. Dia com sol, mas trecho bem arborizado, o maior inconveniente que encontrei foi o excesso de carros que se dirigiam a praia do Gamarra.

Onde dormir em Gamarra
Abrigo dos Anjos do Espraiado do Gamarra.
Contato – fone: (35) 9821-2727.
O albergue tem o rio que passa em frente dele formando uma pequena praia, mas como era carnaval estava muito cheio. Depois do almoço fomos procurar um lugar para aproveitar o rio, nos enveredamos por uma trilha, passamos por um pasto, uma pinguela e quando a achamos um local bem interessante não havia acesso. Voltamos um trecho e finalmente conseguimos um local para atravessar o rio. A água é bastante fria.
Onde comer em Gamarra
Abrigo dos Anjos do Espraiado
Se estiver fazendo por conta própria avise por telefone com antecedência.
Neste dia almoçamos: arroz, feijão, salada, abóbora, peixe e frango.

2º. Dia
Gamarra / Sítio Bom Jardim dos 3 Pinheiros = 23,2km. = 5h.
Dificuldade: 5
Paisagem: 4
Subida: 12,7 km.
Descida: 8,9 km.
Altitude Inicial: 895 m. e Final: 1.258 m.
Altitude Máxima: 1.401 ms. e Mínima: 899 m.
Trajeto: praticamente metade do caminho de subida
Terreno: terra, cascalho
Sombra: pouca
Celular: sinal intermitente

O trecho mais difícil está a 1.800m. depois de Gamarra, subidas com piso de terra e cascalho, ao final está o Mirante Rego D’água, com linda vista. Pouca sombra, vários cruzamentos, fique atendo para não ir no sentido que tem um “X” vermelho. Dependendo da época há flores pelo caminho, plantação de café, latões de leite em girais na entrada das fazendas.
Nosso grupo se distanciou e chegamos em três pelotões.

Onde ficar
Abrigo dos Anjos do Sitio Bom Jardim dos 3 Pinheiros.
Contato – fone (35)9821-2727.
Onde comer
Abrigo dos Anjos do Sitio Bom Jardim dos 3 Pinheiros
Na própria hospedagem o hospitaleiro nos ofereceu o almoço: alface, rúcula, pepino, beterraba, lasanha, arroz e suco de maracujá. No jantar foi servido sopa de lentilha com linguiça calabresa e pão. A noite tivemos uma aula de origami com uma das caminhantes para passar o tempo, não havia energia elétrica e nem sinal para uso de celular. Charme da casa de fazenda, mesa grande aconchegante, fogão a lenha.

3º. Dia
Sítio Bom Jardim dos 3 Pinheiros / Aiuruoca = 21,8km. = 6h.
Dificuldade: 4
Paisagem: 3
Subida: 8,9 km.
Descida: 10,9 km.
Altitude Inicial: 1258 m. e Final: 1.004 m.
Altitude Máxima: 1.406 m. e Mínima: 1.003 m.
Trajeto: Linear com terreno misto.
Sombra: pouca.
Celular: sinal intermitente.

O trajeto é de terra com as subidas recobertas de cascalhos, pouco antes dos 8km. está a subida mais íngreme. Passamos por 2 vilarejos onde é possível conseguir um pouco de água.

Quando chegamos ao albergue Abrigo dos Anjos em Aiuruoca não havia água para banho, o pessoal foi chegando e ficando impaciente, fui com uma caminhante tomar  banho na casa do articulador do Caminho e aproveitei para usar a internet. O albergue estava sem preparo adequado para receber os peregrinos, tudo meio improvisado, havia fogão mas não havia gás, havia filtro mas a água não foi suficiente. Faltou acomodação em quartos.
Onde ficar
Estalagem Mirante
Contato – Gilberto e Edi (35)-3344 1403 e (35)-9983 1400
Abrigo dos Anjos de Aiuruoca.
Onde comer
Restaurante Dois Irmãos
Localização – Rua Cel. Osvaldo, 204, centro, pouco acima da igreja,
Almoço com preço fixo com sobremesa e café expresso cobrado á parte, em garrafa térmica é cortesia.
Depois do almoço uma parte do pessoal foi conhecer uma cachoeira que ficava bastante longe e o restante ficou no albergue, preferi ficar.
Na praça há vários locais: Pizzaria e Restaurante Dona Azeitona (só jantar), Pizzaria Aroma da Serra, Armazém Macieira (lanches rápidos), Restaurante Sabor de Minas, Restaurante e Bar do Tiãozinho.

4º. Dia
Aiuruoca / Vale do Matutu = 16,5km. = 5h.50’
Dificuldade: 5
Paisagem: 4
Distancia total: 16,4 km.
Subida: 9,1 km.
Descida: 6,2 km.
Altitude Inicial: 1.004 m. e Final: 1.300 m.
Altitude Máxima: 1.320 m. e Mínima: 982 m.
Trajeto: Linear com terreno misto.
Sombra: pouca
Celular: sinal intermitente.
Em Aiuruoca até então não havia café da manhã no albergue. O hospitaleiro nos disse que já havia combinamos com o dono da Padaria Recanto do Pão para nos servir o café da manhã mais cedo, porém quando chegamos nada estava pronto. Segundo o dono da padaria, ele não havia sido informado de nada, improvisou como pode pão com queijo, um suco tampico e café.

Dia ainda com muita subida. Chegamos na casa/albergue, tomamos banho e fomos almoçar na casa ao lado, não há outra opção.
Depois de um descanso fomos visitar o Casarão, uma antiga edificação que serve alguns quitutes, tomamos suco de limão com capim cidreira, o pastel e bolo de banana já havia acabado. O casarão é mantido por uma Associação que cuida dos interesses dos moradores do Vale do Matutu e sua conservação, não é permitido entrada de carros. No Vale do Matutu os moradores são arredios e vivem em comunidades isoladas dentro da mata, calcula-se que no Vale vivam mais de 500 pessoas em tribos distintas: hippies, Sto. Daime, Xamã.

Onde dormir no Vale do Matutu
Abrigo Vale do Matutu

Onde comer no Vale do Matutu
Casa da Dª. Iraci, almoçamos uma boa comida caseira, mas não tão barata como esperávamos. Salada, frango, arroz, feijão, batata assada suco de goiaba.OLYMPUS DIGITAL CAMERA
5o. Dia
Vale do Matutu / Montanha do Nogueira = 16,2km. = 4h.30
Dificuldade: 3
Paisagem: 3
Subida: 7,0 km.
Descida: 6,7 km.
Altitude Inicial: 1.300 m. e Final: 1.260 m.
Altitude Máxima: 1.423 m. (Mirante da Pedra) e Mínima: 1.076 m.
Trajeto: Linear não pavimentado
Sombra: baixa
Celular: sinal intermitente

Logo no início está a subida mais íngreme do dia, o Mirante da Pedra com 1423m. de altitude que proporciona uma vista 360° da região de morros.
O restante do trajeto segue entre subidas e descidas de pouca dificuldade, havendo até alguns trechos planos, antes de chegar ao albergue está a última subida. Neste dia choveu bastante. Antes de chegar ao albergue, cerca de 600 m. está o Bar da Montanha, depois vem a casa onde são servidas as refeições e após a última subida, o albergue.
Neste dia o problema aconteceu com a minha bagagem e do Marcos. O organizador do Caminho nos informou que haveria transfer de mochilas pelo valor de R$15,00/dia, mas quando precisamos ele informou que seria R$25,00, logicamente que os demais não quiseram e ficamos eu e Marcos tendo que pagar para o transporte de nossas mochilas, porque acabamos levando muita coisa, principalmente eu que iria depois para o Rio de Janeiro. Neste dia foi crucial, a estrada estava intransitável, não haveria como levar nossas mochilas, por sorte a filha de Dª. Irene de apenas 11 anos conseguiu dois cavalos, um para ela e outro para as mochilas e levou nosso equipamento até Alagoa.
Onde dormir
Abrigo dos Anjos do Nogueira (sitio do Antônio).
Onde comer
Casa da Dª. Iraci, pessoa simples e simpática, a casa fica perto do albergue. O almoço: salada de legumes e verduras, angu, arroz, feijão, carne assada, couve, abóbora, tudo feito e servido no fogão à lenha. Sobremesa queijo branco, doce de leite, doce de figo.
Para o jantar encomendamos uma pizza que ela fez e levou até o albergue.

6. Dia
Montanha do Nogueira / Alagoa  = 10,7km. = 3h.30’
Alagoa faz parte do Parque Estadual Serra do Papagaio
Dificuldade: 2
Paisagem: 4
Subida: 4,4 km.
Descida: 4,9 km.
Altitude Inicial: 1.260 m. e Final: 1.117 m.
Altitude Máxima: 1.262 m. e Mínima: 1.105 m.
Trajeto: Linear com terreno misto.
Sombra: baixa
Celular: sinal intermitente

Dia tranqüilo, trajeto fácil. Pela manhã observa-se os moradores com os afazeres do dia, pasto com gado. Dia tranquilo trajeto fácil.
Alagoa a cidade mais alta do sul de Minas, a origem do nome deve-se a existência de uma lagoa muito explorada no Ciclo do Ouro.
Chegando a Alagoa tomei um ônibus para o Rio de Janeiro.
Chegando em Alagoa termina o trajeto, para quem deixou o carro em Baependi é só contratar um táxi ou tomar um ônibus.  Se precisar permanecer mais um dia em Alagoa:
Onde dormir em Alagoa
Abrigo Alagoa
Localização – Rua Nhá Chica 453
Contato – (35)9821-2727
Onde Ficar em Alagoa
Pousada Flores da Mantiqueira
Localização – Rua João A de Sena, 35 – Centro
Contato – (35)35 99832804 e 35 99114566 – Guela ou Saulo
Onde comer em Alagoa
Restaurante da Sheila
Rua Gumercindo Ferreira Pinto, s/n , Em frente a quadra poliesportiva.

 2. CIRCUITO LIVRE (por conta própria) – 10 dias – 231km.
Não é difícil fazer o trajeto por conta própria, é só uma questão de planejamento: deixar os locais reservados, levar lanche e água, seguir sempre as setas verdes. Você vai encontrar em Passa Quatro a Carta do trajeto e através dela seguir seu próprio caminho, como ela é longa estou postando aqui apenas os locais de hospedagem e alimentação as demais informações detalhadas do trajeto estão na Carta
1º. Dia
Passa Quatro x Itamonte (15.000 habitantes) = 24km.

O ponto “zero” é em frente ao Albergue e Hostel Harpia em Passa Quatro, onde é tradição fazer a foto inicial.
Onde Ficar em Passo Quatro
Harpia  Hostel
Localização – Praça Dr. Castro, 11 – Centro de Passa Quatro
Antiga construção do século XIX, regularmente conservada, mobiliário rústico, conforto razoável, ambiente aconchegante, chuveiro instável.
Contato – (35)3371.2616 / 9183.7825)
Pousada São Rafael
Localização – Rua Ângelo Dalessandro, 95, Passa Quatro
mini bar, piscina, banheiro privado, wi fi, boa cama, chuveiro satisfatório, bom atendimento.
Contato – Nancy e Ana Paula (35)-3363 3440 e 3363 3441.
Onde ficar em Itamonte
Hotel Fazenda Recanto do Lago
Localização – Fazenda Boa Vista, S/N – Bairro Boa Vista, 4km. da cidade.
Local tranqüilo com boa comida, longe da cidae.
Contato – fone (35) 3363.3441
Hotel Thomaz
Localização – Rod. BR-354, 527 – Centro.
Contato – fone (35) 3363.1717
Onde comer  em Itamonte
Restaurante do Espanhol
Localização – Hotel Fazenda Recanto dos Lagos, Fazenda Boa Vista
Restaurante Sobradinho
Localização – Rodovia BR 354, s/n
Restaurante Pinhão Assado
Localização – Rod. Sebastião Alves do Nascimento
Restaurante Te Ki Fim
Localização – Rod. Sebastião Alves do Nascimento

2º. Dia
Itamonte x Sítio Moana – 15,2 km.
Onde Ficar em Moana
Sítio Moana
Contato Solange e Líly – (35) 9802 2057 e 9802 2165
Chalés à beira do riacho, ótima recepção.
Onde comer
Combinar refeições com Solange e Lily

3º. Dia.
Sitio Moana x Alagoa – 27,8km.  (alternativa 24,8km.)
Onde Ficar em Alagoa
Pousada Flores da Mantiqueira
Localização – Rua João A de Sena, 35 – Centro
Contato – (35)35 99832804 e 35 99114566 – Guela ou Saulo
Abrigo Alagoa
Localização – Rua Nhá Chica 453
Contato – (35)9821-2727
Onde comer em Alagoa
Restaurante Pica Pau
Localização – Rua Antero L de Siqueira – comida farta a preços acessíveis
Restaurante Tia Zilda
Localização – R. Cap. Manoel Borges Pinto, 170-230
Bistrô 5 Picos
Localização – Estrada Alagoa Aiuruoca Km 05, S/N – Casa 05
Padaria Central
LocalizaçãoRua Cap. Manoel Borges Pinto

4º. Dia
Alagoa x Aiuruoca – 24,5 km.
Onde ficar em Aiuroca
Estalagem Mirante
Contato – Gilberto e Edi (35)-3344 1403 e (35)-9983 1400
Abrigo dos Anjos de Aiuruoca.
Onde comer em Aiuruoca
Restaurante Dois Irmãos
Localização – Rua Cel. Osvaldo, 204, centro, pouco acima da igreja.
Almoço com preço fixo com sobremesa e café expresso cobrado à parte, em garrafa térmica é cortesia.
Na praça há vários locais: Pizzaria e Restaurante Dona Azeitona (só jantar), Pizzaria Aroma da Serra, Armazém Macieira (lanches rápidos), Restaurante Sabor de Minas, Restaurante e Bar do Tiãozinho.

5º. Dia
Aiuruoca x Canto Das Bromélias – 16,3km.
Parque Estadual da Serra do Papagaio. Como nesse dia o trecho é pequeno, visite a Cachoeira dos Garcias depois do almoço.
Onde ficar
Canto das Bromélias
ContatoDada (35) 9969 8351 ou Ana (35) 9803 2501
Casa de Apoio do Caminho
Na Cachoeira dos Garcias existe uma casa de apoio do Caminho, onde é possível se hospedar e comer
Contato – Juninho (35) 9989 8355.

6º. Dia
Canto das Bromélias x Espraiado do Gamarra – 24,7km.
Onde Ficar
Pousada do Nardinho
Localização – está a 15,4km. da Casa Rosa (Sr. José Quintino), o melhor é solicitar com 2 dias de antecedência para o Nardinho (35)8407.2170 ou recado com seu irmão Donizete (35)3343.2413 para ir buscar de carro na Casa Rosa. Ele vai buscar e no dia seguinte leva até este ponto para seguir a caminhada. É importante avisar com antecedência porque na Casa Rosa não tem telefone.

7º. Dia
Espraiado do Gamarra x Caxambu – 21km.
Em Caxambu há muitos locais para se hospedar e comer, com certeza não haverá problema.
Onde ficar em Caxambu
Hotel Bragança ($$)
Localização – R. Antônio Miguel Arnaut, 34 – Centro, em frente Parque das Águas – (35) 3341 3366
Hotel Caxambu ($$$)
Localização – Rua Major Penha, 145 – centro – (35) 3341 9300
Pousada Hostel Filipenses ($) –
Localização  – R. Monsenhor João de Deus, 64, próximo ao Banco do Brasil. (35) 3341.1981 / 8843-8363 / 9954-8363
Onde comer em Caxambu
Avenida Café
Localização – Rua Venceslau Brás, 225
Restaurante Coreto
LocalizaçãoPraça Dezesseis de Setembro, 59

8º. dia
Caxambu x São Lourenço – 26km.

Em São Lourenço há muitos locais para se hospedar e comer, com certeza não haverá problema.
Onde ficar em São Lourenço:
Gustavo
Fornece hospedagem, falar que é do Caminho dos Anjos que faz um preço diferenciado.
Contato – fone (35)3332.1500

9º. Dia
São Lourenço x Pesqueiro 13 Lagos – 28,5km.

Onde ficar
Pesqueiro 13 Lagos
Localização – Rodovia Tancredo Neves – Km 19, Município de Virgínia
Contato – fone (35) 3373.1470 / 9955 1370 (Sr. Mauro)
Onde comer
Pesqueiro 13 Lagos

10º. Dia
Pesqueiro 13 Lagos x Passa Quatro – 24 km.

Final da trilha

Dicas para quem vai por conta própria
Faça reservas dos pernoites antecipadamente e se for fora da cidade encomende as refeições.
Pesquise os locais de pernoite e não se atenha somente às informações da Carta.
Se quiser fazer com mais segurança e conforto entre em contato com a www.araucariaecoturismo.com.br, pois indo sozinho(a) estará sem suporte.OLYMPUS DIGITAL CAMERA

3. Circuito com a Araucária Eco turismo
Atualmente foram anexadas mais algumas localidades e ele conta com 242km. feito de forma circular, com início e fim na mesma cidade. São 10 dias e 9 noites passando por São Lourenço, Virgínia, Passa Quatro, Itanhandu, Itamonte, Alagoa, Aiuruoca, Baependi, Caxambu e Soledade e retornando a São Lourenço . Faça sua inscrição e receba detalhes do trajeto.
Roteiro: trajeto de 242km.
1º. Dia – 28,5km.
São Lourenço x Virgínia

2º. Dia – 24km.
Virgínia x Passa Quatro

3º. Dia – 18,4km.
Passa Quatro x Itamonte

4º. Dia – 15,2km.
Itamonte x Sítio Moana.

5º. Dia – 27,8km.
Sítio Moana x Alagoa

6º. Dia – 24,5km.
Alagoa x Aiuruoca/Estalagem Mirante

7º. Dia – 18,6km.
Aiuruoca/Estalagem Mirante x Cachoeira dos Garcias

8º. Dia – 14,4km.
Cachoeira dos Garcias x Baependi

9º. Dia – Baependi x Caxambu

10º. Dia – Caxambu x São Lourenço

PERNOITE EM HOTÉIS E POUSADAS COM CAFÉ DA MANHÃ
a) Incluso veículo de apoio durante o percurso com: água, lanche de trilha, transporte de bagagens e primeiros socorros;
b) Camiseta personalizada Caminho dos Anjos (Baby Look, Básica P, Básica M, Básica G ou Básica GG);
c) Squeeze personalizado Caminho dos Anjos;
d) Cajado artesanal (exclusivo para participantes da caminhada);
e) Terço de Fuxico (exclusivo para participantes da caminhada);
f) Certificado em tela de pintura;
g) Passaporte;
h) Guia especializado pela Araucária Ecoturismo;
i) Seguro Aventura;
j) Jantar incluso em todas as pernoites;
k) Cobertura fotográfica.

O PACOTE DE SERVIÇOS NÃO INCLUI
a) bebidas nas pousadas e hotéis à parte;
b) Passagens até São Lourenço, MG;
c) Gorgetas;
d) Refeições (almoços);
e) Gastos pessoais como telefonemas, lavanderias etc;
f) Passeios opcionais;
g) Serviços de carregadores nas pousadas e hoteis.

ESTÃO INCLUSOS:
a) Hospedagem em pousadas e hoteis com café da manhã e jantar (sem bebida);
b) Carro de apoio (o motorista é o guia);
c) Kit Caminho dos Anjos conforme descrição no site Ticket Agora;
d) Seguro Aventura.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s