Saigon – Ho Chi Minh

IMG_20191102_162834684_MPHo Chi Minh antiga Saigon, é a maior e mais populosa cidade do Vietnã. Rebatizada em homenagem ao antigo presidente do país, que faleceu no decorrer da guerra contra os americanos, a cidade de Ho Chi Minh é hoje o grande centro financeiro e econômico do Vietnã unificado.
541
Cidade dos contrastes arquitetônicos, construções antigas e cheias de história que disputam lugar com modernos prédios em meio a um trânsito caótico. É um turismo relativamente barato mesmo para nós brasileiros.
Distância – Hanoi x Ho Chi Ming = 1.483km. e Ho Chi Minh x Siemp Reap = 461km.
Moeda oficial – Dong, mas o dólar é aceito em muitos locais.
U$100 = 2.320.000, Dong’s
População – 8,637 milhões (2019).
Saudação – Pronuncie “xin chào” como: sin djao” é a forma mais básica de cumprimento. As outras formas dependem da idade da pessoa e do seu relacionamento com ela.
Como chegar – não há voos diretos saindo do Brasil, é necessário fazer conexão em cidades como Abu Dhabi e Dubai, nos Emirados Árabes (Etihad Airways/Emirates), e Doha, no Catar (Qatar Airways) ou para quem vai até a Tailândia tomar a Vietnam Airlines, a Thai Airways e a Turkish Airlines, voo com duração de 1h30min.
De Hanoi x Ho Chi Minh U$53,59 por pessoa pela Viet Jet Air

Como sair do aeroporto
Táxi – até o centro cerca de VND 200.000 (U$9,50)
Transfer – consulte seu hotel alguns deles oferecem transfer com custo adicional um pouco mais caro que o táxi tradicional

Como se locomover na cidade
Apanhar apenas os táxis VinaSun ou Mai Linh e, se possível, os de 4 lugares que são mais baratos e não os de 7 lugares.
Trânsito – caótico, são cerca de 7,6 milhões de motos na cidade.

O QUE VER EM SAIGON –  Ho Chi MinhIMG_9798

Delta do Rio Mekong
O Mekong  é um dos maiores rios do mundo, nasce no Tibet a quase 1.400km. de Ho Chi Minh quando se ramifica em canais cobrindo mais de 13 províncias vietnamitas. Formando uma teia de canais com arrozais, mercados e cidades, sem dúvida a área mais densamente povoada de todo o Vietnam. Os canais são estreitos e foram largamente utilizados nas batalhas nos filmes que retratam o período.
Normalmente é visitado num tour de só um dia, todas as agências fazem roteiros semelhantes com poucas variações, podem ser contratadas nas ruas de Saigon ou através do seu hotel.
Como fizemos?
Optamos por um tour, a van recolhe os turistas nos locais de hospedagem às 7h. A primeira parada é no Mekong Rest. Stop, uso de banheiro, lanche, bebida.
54-001
Em seguida a van se dirige até um local perto da ponte estaiada Phu My sobre o Rio Saigon onde um barco rústico motorizado espera para o passeio.
IMG_20191103_101554034_MP-001
Próxima parada na Phoenix Island, os moradores cuidam de colmeias e servem aos turistas mel e chá de limão adoçado com geleia real, quem quiser pode tirar uma foto segurando uma colmeia com abelhas. Uma pequena feira com frutas regionais, lanchonete e música ao vivo com canções tradicionais. Passagem por uma fábrica de doce de coco artesanal mantida por vietnamitas e alguns chineses, aqui o tempo é um pouco maior para que o turista circule entre as bancas de artesanato.
54-003
Caminhamos por uma trilha até o local de onde saem os pequenos barcos que levam até o Nipa Canals com estreitos canais (cenário dos filmes Platoon, Apocalypse Now e Forrest Gump), que eram percorridos por vietnamitas e americanos que cruzavam o rio em meio a mata com suas armas acima da cabeça para batalhas no Delta do Mekong. IMG_9797Atualmente o canal é uma forma de ganho para os barqueiros (as), que passam o dia remando pequenas embarcações que vão se esbarrando o tempo todo pelo canal, logo ao entrar eles emprestam o chapéu cônico vietnamita, caso tenha restrição leve uma touca, porque eles são usados por todos. A passagem é rápida, na verdade fazem apenas um circuito ovalado, leve algum dinheiro trocado, eles pedem gorjeta no final, parece que é tradicional.
WhatsApp Image 2019-11-03 at 13.23.27(1)Diário de Bordo – Em todos os países da Ásia você vai encontrar alguém oferecendo algum tipo de atração, se resolver “pagar” por isso vai passar a viagem inteira distribuindo dinheiro, portanto filtre bem para quem e quando doar.
Non là – é o nome do chapéu vietnamita cônico usado exclusivamente por mulheres, para os homens os chapéus tem a copa mais ovalada. Portanto, não é raro observar vietnamitas rindo discretamente quando um homem passa com um chapéu cônico.
Terminado o circuito pelo canal, voltamos até o barco para uma navegação rápida até o local do almoço. Local simples, comida caseira: caldo de frango, panqueca, camarão e peixe.

54

Vinh Trang Pagoda
IMG_9817
Última parada para visita ao  templo budista construído no século XIX, o maior e mais conhecido da região. O prédio principal mistura arquitetura vietnamita, khmer e europeia. O portão de entrada é triplo, o centro é de aço, enquanto os portões laterais são em concreto lembrando uma fortaleza. Os jardins internos são bem cuidados com bonsais e árvores frutíferas, monges passeiam pelo local entre as três enormes estátuas brancas de Buda. O Buda em pé representa Amitabha Buda, que simboliza a felicidade e a compaixão. O Buda sorrindo simboliza felicidade e boa sorte, o Buda reclinado representa Gautama Buda antes de entrar no nirvana. Ao todo são 5 edifícios, pátios ornamentais com 178 pilares. O templo abriga mai de 60 estátuas em cobre, madeira e terracota.

54-004
Localização – vila de Mỹ Hóa, na cidade de Mỹ Phong, Província de Tien Giang, 1h.30 de Ho Chi Minh, sentido litoral.
Preço provável – U$10

Cu Chi Tunnels – Túneistúneis
Em Cu Chi estão os túneis que serviram de refúgio dos ataques do Vietnam do Norte, alguns túneis chegavam até Saigon. Para facilitar a visitação alguns trechos foram alargados. Saem tours diários partindo de Ho Chi Minh, os guias dão explicações durante o trajeto nos túneis camuflados e mostram armadilhas e arapucas colocadas pelos vietnamitas dentro da floresta, a vida sem acesso ao sol falta de água, sendo a que chegava até eles com a chuva já estava contaminada pelo napalm (agente laranja). Durante o passeio são ouvidos barulhos de disparos automáticos criando um ambiente de verdadeira cena de filme. No final para quem quiser é dada a chance de disparar armas de fogo, o valor é cobrado por bala utilizada, isso é meio sem graça, mas os americanos adoram.
Diário de Bordo – a foto “padrão turista” é aquela em que a pessoa fica meio corpo dentro do túnel e segura a tampa do túnel sobre a cabeça.
Localização – TL15, Phú Hiệp, Củ Chi, 40 km. de Saigon.
Como chegar – agência de turismo.
Tempo de visita – determinado pela agência dependendo do tipo de passeio.

Palácio da Reunificaçãopalácio da reunificação
Em 1966 funciona como residência do Presidente do Vietnã do Sul (governo filiado aos Estados Unidos). Em 1975 os tanques comunistas entram na cidade de Saigon e rompem os portões do Palácio a cidade se rende ao Vietnam do Norte e a guerra é encerrada. Nada foi alterado, o edifício funciona como uma máquina do tempo mostrando como era a vida neste local nas décadas de 1960 e 1970. A arquitetura é luxuosa, pode ser visto os aposentos do presidente e estratégias para sua fuga caso houvesse ameaça de bombardeio.
Diário de bordo – não deixe de ver o local onde foi feita a foto do final da guerra.
Localização – 135 Nam Kỳ Khởi Nghĩa, Phường Bến Thành, Quận 1, centro de Ho Chi Minh, em frente ao Palácio fica a Catedral de Notre Dame e a Agência de Correios da Cidade.
Horário – sábados, domingos e feriados, das 7h.30 às 11h. e das 13h. às 16h.
Tempo de visita – 1h.1/2.
Preço – 40.000VND

Central dos Correios de Saigon (Bưu Điện Sài Gòn)correio
Construído entre 1886 e 1891 com projeto do arquiteto  Gustave Eiffel que colocou na fachada os nomes de grande inventores da história, como André-Marie Ampère, Gay Lussac, Foucault, entre outros. Na fachada um grande relógio chama atenção. O interior foi inspirado nas antigas estações de trem da Europa com uma imensa cúpula e piso de azulejos retratando mapas. Ao fundo um retrato do presidente Ho Chi Minh, adorado no país até os dias de hoje.
Diário de Bordo – almoce no Huong Lai, 5 minutos de caminhada.
Localização – Praça Công Xã Paris, Quận 1, próximo a Catedral de Notre Dame.

Nhà Thờ Đức Bà Sài Gòn (Saigon Notre-Dame Basilica)-notre-dame-cathedral
Com uma larga ocupação dos franceses parece lógico que tenha uma Catedral de Notre Dame, construída entre 1877 e 1833 (44 anos), o material da construção veio da França, os vitrais importados de Chatres e os tijolos vermelhos de Marselha, a arquitetura entre gótica e romana destoa dos prédios mais tradicionais. Embora o Vietnã não tenha muitos templos, a visão é no mínimo estranha, uma arquitetura tão diferente dos demais edifícios de Saigon.
Diário de BordoDepois da visita à Catedral de Notre-Dame e o prédio dos Correios, tome um café gelado no New York Dessert Cafe, de onde se tem uma vista fantástica desses dois pontos turísticos.
Localização – Praça Công xã Paris, Bến Nghé, District 1,
Missas – Aos domingos, missas em vietnamita e em inglês

Museu de Belas ArtesIMG_20191102_130834592_MP
O prédio está baseado na arquitetura francesa característico da época da dominação francesa e pertenceu a um rico homem de negócios chinês.
Internamente são 2 andares distribuídos em 3 sessões, o piso de azulejos e as janelas de vidro são originais.
O acervo é razoável, falta um pouco de cuidado na amostragem e alguns desenhos e pinturas estão visivelmente se deteriorando, mas dá para observar no conteúdo a vivência do povo vietnamita por décadas. A área interna necessita  de manutenção, muito calor, não tem ar condicionado nem elevador e são muitas escadas, a grande atração é sua fachada. Só é imperdível para quem gosta muito de arte, uma peça interessante é o primeiro elevador de Saigon.
Localização – 97A D Pho Duc Chinh
Horário – das 8h. às 17h.
Tempo de visita – 2 horas.
Preço – 30.000 Dong’s

Museu dos Vestígios da Guerra do Vietnam – War Remnantes Museum (Bảo tàng Chứng tích Chiến tranh).museu avestígios guerra
O prédio contempla 3 andares que foi aberto a visitação em 1975. No pátio estão tanques de guerra, caças e aviões americanos que foram usados em ataques. O acervo contempla recortes de jornais, documentos e impressionantes objetos. O museu conta a história pelo lado vietnamita, onde morreram mais de 3 milhões de pessoas. Fotos impressionantes das consequências do que foi o uso do “agente laranja”, uma toxina que foi utilizada pelas tropas americanas durante a guerra para desfolhar as árvores e localizar o inimigo, porém essa toxina é cancerígena e matou milhares de pessoas e causou mutações genéticas. As fotos das crianças que nasceram com problemas devido à toxina são bem fortes, com fetos humanos preservados!
A exposição Requiem tem uma coleção de 134 fotos de jornalistas que perderam a vida na guerra, como Robert Capa e Larry Burrows.
Diário de Bordo – chegue cedo, sempre está lotado.
Localização – 28 Võ Văn Tần, Phường 6, Dist. 3.
Horário – diariamente, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.
Tempo de visita – 1h30min.
Preço – 15.000 dongs (U$1)

The Opera House
O prédio construído em estilo colonial francês em 1897, só pode ser visitado em dias de espetáculo para quem comprar ingressos. Em frente ao teatro um parque serve como local de exposição ao ar livre.
Localização – perto da Catedral de Notre Dame

Jade Emperor Pagodaemperor-jade-pagoda-chua-001
Templo chinês erguido no século XX pelos cantonês, o ambiente é de muita paz e tranquilidade, sempre com incenso queimando deixa o ambiente envolto em magia entre painéis de madeira entalhados, estátuas de divindades budistas e taoístas. Sem dúvida a mais bonita pagoda de Saigon.
Localização – Mai Thi Luu, – afastado do centro de Ho Chi Minh.
Como chegar – táxi, aproximadamente 100.000 dongs.(cerca de US5)

Ponte Phu My IMG_20191103_102006849_MP
Nova ponte estaiada sobre o rio Saigon em Ho Chi Minh, construída a partir de março de 2007 a setembro de 2009 por um consórcio formado pela Baulderstone, Berger Bilfinger, Internacional Freyssinet (estadias de cabo e sublinhando), ea empresa vietnamita CC620 (betão, cofragem, etc) e foi projetado pela Arcadis consultor francês (desenho da ponte principal) e Cardno (design das abordagens). O gerente de projeto para o projeto foi AECOM.

TOUR
Tour de Vespa Diurno (Vietnam Vespa Adventures, Vespa Adventure Tour), o passeio é guiado por residentes muito experientes e dura 4h30min, começando ou terminando com um almoço (em dois horários do dia).
Tour de Vespa Noturno (Get Your Ride), acontece nas principais ruas gourmet da cidade, onde você vai saborear um pouco da gastronomia local: panquecas, spring rolls e churrasco vietnamita, terminando em uma área de diversão noturna.
Saigon Hot Pot é um passeio a pé guiado por estudantes universitários voluntários.

Onde ficar em Ho Chi Minh

A cidade de Ho Chi Minh é dividida em distritos, a maior parte deles usando uma nomenclatura que vai de 1 a 12. Apesar da numeração não seguir uma ordem pré-estabelecida, quanto menor a numeração, mais próximo da região central o bairro estará. O Distrito 1, também conhecido como “Saigon”, é o centro comercial da cidade.
Assim, os melhores distritos (bairros), para ficar hospedado em Ho Chi Minh são:
Distrito 1 – Bairro mais moderno e o que concentra a maior parte dos hotéis, centro comercial e administrativo. No Distrito 1, existem duas regiões distintas:
Pham Ngu Lao (1) – área dos mochileiros com hospedagens, restaurantes econômicos, agências de viagem e garagens de saída dos ônibus de longa distância. Procure ficar na parte Oeste do Distrito 1, a região ao redor da rua Pham Ngu Lao, que margeia o Parque 23 de Setembro. Elios Hotel, Coco Hostel, Hostel Saingon, Suite Backparckers.
Ficamos no
LESTAR HOTEL SAIGON 1
54-005
Fica em um beco e tivemos um pouco de dificuldade em localizar, mas depois foi tranquilo porque abafa o burburinho da rua principal. A equipe tem atendimento um pouco lento, mas faz indicações de locais de interesse. Quarto amplo confortável, banheiro limpo, ar condicionado funcionando, para quem tem dificuldade em subir escada é problemático não tem elevador, são vários níveis a subir.
Localização – 283/27 Pham Ngu Lao – Bairro 1
Preço – U$94,80 – 3 diárias com café da manhã (bastante simples), em quarto duplo

Boulevard Nguyen Hue Street  (2) – perto da Basílica de Notre Dame e a Ópera de Saigon,  grandes hotéis de rede e shoppings.

Distrito 3 – um pouco mais longe do centro, mas dependendo da localização dá para ir caminhando se ficar perto do War Remnants Museum, região mais tranquila.

Distrito (5) ou Cholon – Chinatow  – longe do centro, bairro chinês. Deslocamento com carro.

 Onde Comer

IMG_20191102_213233231_MPO vietnamita passou por guerra e períodos difíceis com falta de alimentos, nesse período dizem que comiam tudo que se movimentava, mas não se preocupe, os tempos são outros e a comida dos turistas é diferenciada.
Diário de Bordo
Como já citei no post de Hanói fiquei um tanto quanto apreensiva com a higiene. Utilizei poucos restaurantes, não sou muito de lanches, mas acabei optando por redes de lanches que me pareceram mais seguras.

Cyclo Restaurant
Ambiente simples, mesas compartilhadas, paredes com mensagens de clientes que passaram por ali e o cardápio muda todos os dias
Localização – 1, Dong Khoi Street, 2º. Andar
Especialidade – comida vietnamita
Preço – preço médio é de U$6 por pessoa no almoço ou jantar.

IMG_20191102_132513422_MPSaigon Steak 123
Atendimento bom (em inglês), carro chefe é a carne bovina australiana, o filé scotch. O cordeiro também tem boa referência. Local agradável, garçons competentes.
O preço não é barato.
Localização – 123 Le Loi street, Ben Thanh ward, district 1 HCMC

Huong Lai
Restaurante com função social emprega jovens carentes da cidade. A comida é excelente,  menu diferenciado ou à la carte com 60 pratos a escolher.

Phở Quỳnh
Simples, bom custo/benefício, serve a tradicional sopa vietnamita. Fica aberto até bem tarde.
VND 50.000, o equivalente a U$2.40.
Localização – 323 Pham Ngu Lao, District 1,
Horário – aberto até tarde da noite
Preço – U$2,50

Craft Beer
54-006
Encontramos essa cervejaria artesanal por acaso percorrendo as ruas de Saigon quando já era noite, infelizmente não anotei o endereço, mas sei que tem varias em rede. Além da cerveja a pizza estava deliciosa, o ambiente animado.

I.D. Café
Lugar agradável com mesas externas, bom para lanche e café entre as atrações.
Localização – 34D Thu Khoa Huan St., Dist., próximo ao Mercado Ben Thanh.
Especialidade – café gelado.
Preço – café gelado com creme U$2,80

Nydc Coffee
Cardápio com cafés gelados e quentes, drinques, bebidas, pratos internacionais
Localização – 235 Đồng Khởi St., District 1, imediações da Catedral de Notre-Dame e prédio dos Correios de Saigon

4 Ps Pizza
Para variar um pouco a comida vietnamita, serve pizza com  massa leve e fina.
Localização – 8/15, Le Thanh Ton Street, Ben Nghe Ward. | District 1,


COMPRAS – POPULARES

Aqui tem de originais a réplicas, pois tudo é feito por eles. Negociar é regra, sempre!
Quando se negocia, pensar que mesmo que nos pareça muito barato, eles continuam a ganhar dinheiro com a transação.

WhatsApp Image 2019-11-02 at 11.53.34(1)Chợ Bến Thành (Ben Thanh Market)
São mais de 3 mil barracas com roupas, calçados, acessórios, trajes tradicionais, souvenires, tudo original e réplicas. Sendo o mais tradicional e muito procurado não é o mais barato. Pechinche muito. Também tem comida.
Diário de Bordo – sugestão para o almoço no Bem Thanh é o restaurante Phung Kieu com comida vietnamita a bons preços, fica perto de uma das entradas do mercado. O Bún Thjt é um noodles de arroz com carne de porco, vegetais salpicados de amendoim por 50.000 Dongs (U$2,50), o Pho Tai Bo Vien é uma sopa de noodles com carne e almôndegas por 70.000 dongs (U$3,50).
Localização  Chợ, Lê Lợi, Phường Bến Thành, Quận 1, centro da cidade
Horário – abre às 7h.

Nguyen Trai Street
O trecho mais interessante é entre desde o Starbucks (perto do Chill Sky Bar) até o cruzamento com a rua Le Lai, vai do número 1 ao número 184, com grande variedade para homens e mulheres, com diferentes faixas de preços, marcas locais e internacionais.


Compras – marcas famosas – shopping

IMG_20191102_152532124_MP
Le Loi Street
Possivelmente a melhor loja de compras da cidade, original e réplica, tamanhos internacionais, muitos turistas. As lojas dessa rua e arredores não praticam preços baratos, vendem grifes internacionais badaladas, shopping centers, spas, restaurantes e grandes hotéis.

Luu Van Lang Street
Rua especializada em calçados femininos
Localização – não muito distante do Ben Thanh Market

Áo Gio The North Face SaiGon
Localização – Số 8 ngõ 117 Điện Biên Phủ, Phường 15, Bình Thạnh,
Horário – das 9h. às 21h.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s