Praias Tailândia

IMG_0079Como chegar: Saindo do Brasil com parada em alguma cidade da Europa e depois um voo até Bangkok. Sempre é bom verificar o preço total da fusão dos 2 voos: Brasil x Europa x Tailândia, a conexão em alguns países pode ter uma diferença considerável. Chegando a Bangkok ficar alguns dias para conhecer os pontos turísticos descritos na 1ª. parte do blog.
Na alta temporada, como garantia o ideal é adquirir já no Brasil o bilhete aéreo para as praias, saindo do Aeroporto Doméstico Dom Mueang ou Aeroporto Internacional Suvarnabhumi (BKK), de onde partem voos das Empresas Aéreas Nok Air e Thai, se a diferença de preço for pequena compensa ir pela Thai. Leve em conta que o táxi vai sair mais barato para o Aeroporto Dom Mueang.
Se estiver hospedado na Khao San Road pode deixar sua bagagem no guarda bagagem do hotel, só não esqueça do cadeado ou então deixar no locker do aeroporto assim você vai para as praias só com o essencial.
IMG_20191109_150942126_HDR

Quando ir – novembro a março são meses ótimos e de abril a outubro é período de chuva, sendo que novembro e dezembro pode ocorrer chuva leve no final da tarde.
Cito duas possibilidades para chegar as praias: Ko Phi Phi (2011) ou Krabi (2019).

1. KO PHI PHI (via Phuket – 2011)

Distância Bangkok x Phuket = 850km. (avião)
Táxi Khao San Road x Aeroporto Internacional = U$12,00
Aéreo Thai: Bangkok x Phuket = U$180,00.
Chegando a Phuket o assédio dos motoristas é grande, a correria toda tem sentido, se você demorar em sair do aeroporto perde o barco que leva para as ilhas e foi o que aconteceu conosco, ficamos aguardando o tumulto melhorar, trocamos dinheiro e quando percebemos só nos restava um mini bus que nos levou ao centro de Phuket, perdemos o barco para Phi Phi. O motorista do mini bus fez uma parada estratégica e pede para todos descerem em uma agência de turismo onde os turistas são questionados se tem hotel reservado ou não e começam a fazer pressão para induzir uma reserva. Dissemos que não tínhamos hotel e queríamos ficar no centro de Phuket onde os hotéis são mais baratos. Perto de um mercado encontramos um que nos pareceu bom e realmente era, gostamos muito do Chinotel.

ChinotelOLYMPUS DIGITAL CAMERA
Seguro, limpo, Wi Fi, ar condicionado, TV, frigobar, banheiro privativo, não tinha café da manhã. São vários tipos de quarto o preço varia de 890bath a 1.090bath. Localizado na cidade velha, perto do Santuário Jui-Tui e saindo pela rua principal é tranquilo tomar um ônibus ou um tuk tuk que leva até o cais de onde saem os barcos para as ilhas. Não tem elevador. Evite os quartos com janela para a rua, são barulhentos.
Standard R$93,00 (2 pessoas).
Localização: 133-135, Ranong Road, Phuket – 700m. do centro, perto das barcas.

Phuket x Phi Phi
OLYMPUS DIGITAL CAMERAPhuket x Phi Phi  =   54km.
Acordamos cedo e como no dia anterior tínhamos perdido o barco fomos mais cedo para o cais em uma perua adaptada com bancos laterais e capota aberta que circula entre o centro e o cais.
Preço atualizado dos barcos http://www.phuketferry.com/. A travessia é lenta, mas não monótona, a água é de uma cor indescritível.
A hospedagem em ilhas como Phi Phi por exemplo, são mais caras do que no continente (Krabi). Se você ficar em alguma ilha vai precisar tomar um barco todos os dias para conhecer os demais pontos turísticos e se ficar no continente também vai precisar fazer o mesmo esquema, no entanto, a hospedagem é mais barata.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPalm Tree Resort  (Phi Phi)
Quarto com saída para a piscina no 1o. piso, ar condicionado, excelente café da manhã, wi-fi, quarto com banheiro privativo, tv de tela plana, cofre, garrafa de água cortesia, funcionários prestativos.
O píer Tonsai com barco para as ilhas está a 5’ caminhando.
Localização – 125 Moo 7 Tambol Ao Nang Koh Phi Phi Muang Krabi, 81000 Phi Phi Don
Diária – R$471,00, para 2 pessoas em camas de solteiro.
Diário de BordoNos acomodamos e fomos para a praia que segundo dizem não é a melhor, mas que nos pareceu uma maravilha tal a transparência e cor da água. Comemos uma comida rápida em uma das tendas na beira da praia. Salada Som Tam (mamão verde) + piña colada+ 2 cervejas = U$15,00.
Jantamos “comida de  rua”
6 camarões grandes + lula grelhada + 2 refrigerantes = U$20,00, 2 panquecas de banana = U$2,00, 1 água grande = U$0,99.
Os passeios serão relatados depois da explicação sobre como chegar por Krabi.

2. Krabi – Praia Ao Nang (via Bangkok-2019)
IMG_0067

Sem dúvida a forma mais barata de hospedagem, comida e passeios. Inclusive ficando em Krabi poderá passar um dia em Phi Phi.
Como chegar – Fomos pela Cia. Aérea Nok Air (Siemp Reap x BKK x Krabi x BKK
U$68,65 por pessoa), no aeroporto em Krabi tomamos um ônibus para a praia de Ao Nang por 300 Bath.
Ficamos hospedadas no

Me Mee BungalowsIMG_0062
Quarto modesto, com banheiro privativo, TV, ar condicionado, varanda, o chuveiro é um pouco fraco, cofre e a praia está a 300m. Check in: 14h. e Check out: 11h. Serviços pagos à parte: lavanderia, transfer de 20km. até o aeroporto.
Localização – Mueang Krabi District, – fone:+66 75 637 069 – http://www.memeeaonang.com.
Preço – 5 Diárias – U$113,60quarto 2 camas solteiro, c/ banheiro privativo.

Passeios

Pergunte se o barco é de alta velocidade (2 ou 3 motores), por que o típico long tail (cauda longa), demora muito para chegar as praias e tem de atravessar mar aberto. Os barqueiros oferecem barcos lentos por preços menores, mas não compensa pela demora, visita-se número menor de ilhas por dia.
Alguns pacotes turísticos incluem alimentação, avise se for vegetariano. O tour inclui equipamento de snorkel, eles não são esterilizados, use álcool gel.
Leve chapéu, filtro, solar, toalha, água e canga para sentar-se sobre a areia, eles disponibilizam uma caixa térmica para quem quiser manter água e frutas.
Os preços não variam muito, eles se organizam de tal maneira que se não conseguem fazer lotação com um barco acabam trocando clientes entre as agências. Os pacotes são muito variados e algumas empresas fazem desembarques em praias, outras passam apenas para observação. Usamos as agências Ao Nang New Born Tour, Speed Boat Tour e a maioria dos passeios na agência da hospedagem Me Mee, fechando vários pacotes no mesmo local o preço pode ficar melhor.
Pacotes podem repetir algumas ilhas.

Pacotes.

Vou citar alguns deles:
1. Chicken Island, Koh Panyee, Khao Phing Kan, Lod Cave, Suwankhuha (Ilha ou Templo dos Macacos, Rahman Forest Park .
2. Bamboo Island, Hin Klong, Wiking Cave – Phi Phi Island, Pileh Bay, Maya Bay , Phi Phi Don, Hin Klong, Bamboo Island.
3. Dia todo em Bamboo Island
4. Chicken Island, Tup Island, Poda Island, Phra Nang Cave. Adulto 2.000 bath.
5. Ao Paknam Bay, Pileh Bay, Monkey Bay, Maya Bay, Viking Cave, Phi Phi Don, Hin Prair, Bamboo Island. Dia completo, adulto 2.800 bath.
6. Hong Beach, Hong’s Lagoon, Pakbia Island, Lading Island. Adulto 2.400bath
7. Maya Bay, Pileh Bay (The Lagoon), Viking Cave, Monkey Beach, Lo Sama Bay, Bamboo Island, Chicken Island, Poda Island, Tap & Mor Island. 2.500 bath
8. Monkey Cave (Suwankhuha Temple), James Bond Island, Khao Ping Kan, Phang Nga Bay, Koh Panyee (vila flutuante), Waterfall.

Ilhas, Praias e Atrações

PRAIA DE AO NANG
IMG_20191113_100022600_MP

A praia de Ao Nang não é muito bonita se formos comparar com os padrões de praias da região, a areia é mais grossa e não tão clara, mas de qualquer forma é uma praia que para nós era muito bonita. Em toda orla estão distribuídos restaurantes, tendas de alimentação, massagens, ambulantes com petiscos.  O pôr do sol é o espetáculo assistido pelos turistas todas as tardes.
IMG_0072

CHICKEN ISLAND
cHICKEN

O barco se aproxima da ilha para visualização, a ilha observada de longe tem a conformação de uma galinha. Algumas agências param para snorkel.

 

 


BAMBOO ISLAND
52
Ilha desabitada, própria para snorkel, como ali transitam alguns barcos com turistas, existem boias delimitando até onde os turistas podem nadar e mergulhar. São 45’ para banho de mar e mergulho.
No local tem um pequeno quiosque que vende bebidas e sorvetes, o preço não é barato, mas justificável pelo fato de não ter energia elétrica na ilha.
Algumas agências levam turistas para passar o dia em Bamboo Island, o local é bastante agradável.

PILEH BAY (The Lagoon)
IMG_0198

Um verdadeiro lago de água salgada – o barco desliza suavemente em toda volta do lago, no fundo podem ser observados corais e estrelas do mar, foi ótimo, o comandante em determinado momento desligou os motores e ficamos observando aquele fundo de mar incrível.

MAYA BAY
TAILANDIA 2011-002
Parque Nacional que fica na ilha de Koh Phi Phi Leh. Local onde foi filmado o filme A Praia, com Leonardo de Caprio. A mais linda praia da Tailândia e uma das mais lindas do mundo. Fizemos um ótimo snorkel em 2011. Maya Bay é um paraíso.
Diário de Bordo – quando fomos em 2011 era permitido o desembarque, atualmente 2019 o desembarque está proibido pela ação de degradação de alguns turistas, o barco passa ao largo.

KO PHI PHI DON
jocely     jocely     jocely     jocely     jocely     jocely     jocely
Está a 38km. ao sudoeste de Krabi. São duas ilhas unidas por um istmo – Ko Phi Phi Don e Ko Phi Phi Leh na Costa de Andaman. 
Diário de Bordo – Fazia parte ado pacote o almoço em um restaurante no interior da ilha. Obrigatório lavar os pés antes de entrar no restaurante.
52

KHAO PHING KAN JAMES BOND ISLAND
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Ilha do filme O Homem da Pistola de Ouro (1974) com James Bond, aqui está também a pedra que aparece em vários cartões postais. Khao Tapu significa Ilha Prego, porque a rocha calcária de 20m. de altura parece um prego fincado na água. A ilha é linda, mas chocante são as vendas de conchas e caramujos retirados do fundo do mar, uma verdadeira agressão ao meio ambiente. Em seguida paramos em um píer dentro do mar e aqueles que optaram por um passeio de caiaque remaram entorno da ilha, preferimos fazer este circuito dentro do barco, observando a ilha e alguns trechos de mangues que são bastante diferentes dos mangues escuros do Brasil, aqui são claros e limpos.

TUP ISLAND ou KOH TUP
52-004
Está a 8km. da costa no arquipélado de Mu Koh Poda,  ilha pequena, muito bonita. Suas vizinhas são Poda Island e Chicken Island.  Este conjunto apresenta o fenômeno “Talay Waek” (mar dividido), um banco de areia em forma de “Y” que aparece durante a maré baixa tornando possível o acesso caminhando entre as ilhas. Água calma e transparente onde nadam grande quantidade de peixes tropicais e recifes coloridos convidam ao snorkeling.

PODA ISLAND
IMG_20191112_115315116
Faz parte do Mu Ko Poda, ou Ilhas do Grupo Poda, que estão sob a administração do Parque Nacional Hat Nopharat Thara-Mu Ko Phi Phi.
52-003O grupo é composto por Ko Poda, Ko Kai, Ko Mo e Ko Thap. Uma das ilhas mais populares da região, com  areal vasto, é deslumbrante, ótima para mergulhar e relaxar.

HIN KLONG
TAILANDIA 2011-003
O local tem muitas rochas, o desembarque na praia não é recomendado, no fundo há muitas pedras, por ser um local mais profundo o snorkel é excelente. Cenário esplêndido, acesso com guia de turismo em tour contratado, mar aberto, local mais profundo e uma variedade de peixes muito grande, vários corais.

HONG BEACH, HONG ISLAND ou KOH HONG
IMG_0214
Praia de preservação ambiental, desabitada. Diferente das demais ilhas não tem taxa de desembarque.  A praia é maravilhosa, grande, com uma faixa de areia que une duas praias de águas mornas com possibilidade de banho. Faz parte desse passeio uma parada na Hong Lagoon.

HONG LAGOON
Água absurdamente transparente, não é permitido nadar para não turvar a água ou danificar os corais. A visita pode ser feita com agência de turismo ou contratando um long tail particular, leve em conta que esses pequenos barcos levam mais tempo para chegar ao local e você deverá providenciar bebida e comida.

KOH PAK BIA (nong thale)
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

No Parque Nacional da Tailândia, não está entre as melhores praias da região, mas como é muito difícil escolher as melhores, também achei esta com água morna, transparente e agradável.

PAK NAM BAY
Praia tranquila, passeio feito em pequenos grupos, certifique-se de que o tempo vai estar bom, a navegação é em mar aberto.

KO LAO LA DING
52-002
Praia pequena, areia branca, água morna e tranquila. Pequeno paraíso.! No fundo da praia um paredão de pedra  para proteger do sol.

LOH SAMA BAY
TAILANDIA 2011-004
Não é uma local com praia para desembarque, mas o snorkeling é altamente recomendado, muitos peixes podem ser observados na água transparente.

KOH PANYEE
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Uma colônia que está instalada em palafitas há 200 anos quando famílias muçulmanas migraram para a Tailândia. Esta cidade flutuante com mesquita, lojas, restaurantes e escola flutuante vive da pesca, turismo e venda de artesanato. Local de parada para almoço.

LOD CAVE
Caverna de cerca de 50 metros com estalactites e estalagmites no seu interior. Aqui encontramos vários caiaques, para fazer uso dos caiaques há uma taxa extra.

TEMPLO SUWANKHULA (CAVE OU ILHA DOS MACACOS)
TAILANDIA 2011
Aportamos e uma van nos levou até um templo que fica dentro de uma caverna, externamente estão muitos macacos. Segundo a lenda Suwan Khuha o templo foi habitado por um ermitão centenário, muitas pessoas vão até lá para receber uma benção dos monges, participamos deste ritual. A caverna com 20m. de comprimento e 40m. de largura possui um Buda reclinado na sua primeira parte e subindo por uma escadaria está a imagem do ermitão, muitas pessoas tocam os pés dele fazendo pedidos ou simplesmente agradecendo.
Diário de Bordo – Comecei a entrar pela caverna quando percebi o teto cheio de morcegos voltei imediatamente, a Paula não tinha ido até lá e já estava esperando pelo lado de fora, fazendo amizade com os macacos que ficam esperando as bananas que são vendidas ali.

RAHAMAN FOREST PARK.
TAILANDIA 2011-001
Passamos ainda pela cachoeira de Rahman, são várias quedas d’água não entrei em nenhuma, a água estava bastante fria. Observamos fazendas de seringueiras no trajeto.

WIKING CAVE
IMG_0129

A caverna é de difícil acesso, os barcos nem chegam a ancorar apenas diminuem a velocidade para fotos. A caverna tem esse nome devido sua formação que se parece com antigos barcos vikings. Ela é habitada somente por andorinhas que utilizam sua saliva para fazer os ninhos.

POR DO SOL
Passeio no barco Siamese Junk de madeira, até 5 ilhas em frente ao litoral de Krabi em pequenos grupos para desfrutar da paisagem, nadar e fazer snorkel nas ilhas de Poda, Tup, Si, Ta Ming, Wasam e Gai, longe das multidões. Ao entardecer é servido um bufê tailandês e coquetel ou cerveja gelada, enquanto o sol se põe, e para finalizar em grande estilo um mergulho entre plâncton bioluminescente nas águas quentes ao lado da Praia Pranang.

KRABI TOWN
Em dia de chuva com a impossibilidade de passeios até as ilhas uma visita a cidade de Krabi pode ser interessante. Geralmente os tuk tuks não levam, é necessário tomar um táxi. Pedimos para ir ao Tesco.
Hipermercado Tesco Lótus
Os preços eram mais do que convidativos compramos algumas roupas e condimentos, não poderíamos nos exceder porque nossa bagagem já estava mais do que pesada com tudo que compramos em Chiang Mai, os sapatos são incrivelmente baratos, mas não caem no gosto de nós brasileiros.
Localização –  191 Moo 12 Pechakasem Rd. Krabinoi, Mueang
Website –  www.tescolotus.com.
Horário de Atendimento08.00 am. – 11.00 pm.
Almoçamos em um restaurante chinês no próprio supermercado e voltamos para o hotel.
Almoço no Tesco Lotus: salada, macarrão com legumes, frango gyozza, 2 refri = U$9,50.

Onde Comer 

NIGHT MARKET – S
52

Feira de pequeno porte com muita opção de comida boa, fresca e com bom preço. Ambiente descontraído, você compra no balcão o que vai comer e procura uma mesa nas imediações para sentar e comer. O interessante desse local é que você pode trazer sua bebida e comprar apenas a comida. 5 camarões grandes U$1,80
Localização – 109, Moo 3, Ao Nang, Krabi

WANNAS PLACE – $$
52-001
Local agradável, refrigerado, atendimento muito bom. Depois de muitos dias comendo a comida asiática, jantar neste restaurante de culinária suiça foi uma boa opção. Recomendo a batata rostie ao molho branco. O preço não é barato se comparado com a comida tailandesa.
Localização
– 32 Ao Nang, Mueang Krabi

PIRAMID’S RESTAURANT – $$
IMG_20191112_201247496
Um descanso ao paladar para a comida tailandesa. No Piramid’s o carro chefe é a comida árabe de excelente qualidade, o cardápio é bem variado e  o atendimento é muito atencioso. Pedi uma moussaka e recomendo. U$24 para 2 pessoas com bebida.
Localização
492/5 Moo 2Ao Nang

CRAZY GRINGO’S – $$
WhatsApp Image 2019-11-11 at 06.50.02

 

Restaurante com comida mexicana incluída no cardápio. Experimente os tacos, burritos ou quesadillas que são bem feitos e típicos, as porções não são generosas. O hamburguer de carne australiana também é muito bom. O local é movimentado, alegre, música, mas não espere que os garçons atendam rapidamente, vá sem pressa para curtir o local. Quando escolher seu prato peça para que a pimenta seja servida à parte.
Localização – 142 Moo 2, Highway No. 4203

 


RASOI MAGIC – $$
IMG_20191110_155415512Restaurante indiano com ótima localização e um bom aspecto externo. Toalha de mesa suja, garçons desatentos, trouxeram nosso prato errado, apresentação péssima, nosso pedido veio sobre um papel alumínio e o molho que deveria ser de tomate tinha apenas extrato de tomate muito ácido. Quando reclamamos que o prato estava em desacordo o gerente foi indelicado e não se importou muito com nossa observação, virou as costas sem a menor explicação. Não recomendo.
Localização – 428 Ao Nang, Muang Krabi

WhatsApp Image 2019-11-11 at 06.30.15

 

 

 

MC DONALD’S e 7 ELEVEN
Várias lanchonetes dessas redes em toda Ao Nang

 

 

 

ALGUNS PREÇOS DE REFERÊNCIA (em U$ para 2 pessoas)

Pizza + bebidas = 6,90 6,90
Night Market 5 camarões  – 120 bath 3,60
Mc Donald’s – 195 bath 5,85
jantar 893 + 7 = 900 bath 27,00
Sorvete – 55 bath 1,65
Café da manhã – 108 bath 3,24
Jantar – Nomad’s – árabe – 800 bath 24,00
Combo  frutas  abacaxi+manga = 60 bath 1,80
Capuccino  Mc Donalds – 110 bath 3,30
Jantar pizza + bebida – 300 bath 9,00
Burguer King lanche  = 269 bath 8,07

ENTENDENDO MELHOR O CONTINENTE 

GOLFO DA TAILÂNDIA
Esta é a zona mais visitada na Tailândia aqui estão as mais belas praias, paradisíacas ilhas e uma cultura de influência malaia. Os passeios podem contornar as costas pelo Golfo da Tailândia, até Narathiwat.

MAR DE ANDAMAN
A costa de Andaman percorre o lado oeste da península da Tailândia, desde a Ilha de Phuket até a fronteira com a Malásia. Em direção ao sul e depois de algumas pequenas vilas e praias encontra-se a Baía de Phang Nga uma das paisagens mais bonitas da Tailândia, a sua frente encontram-se numerosas ilhas e passeios em barco, entre bosques manguezais e penhascos. Na Tailândia estão 4 praias que são consideradas as mais belas do mundo: Khao Lak, West Railay, Phi Phi e Phuket.

KRABI TOWN
População: 24.986 habitantes na área urbana (2005).
Distância de Bangkok – 820km.
Distância de Phuket – 180 km.
O arquipélago possui mais de 130 ilhas, as principais ilhas: Ko Phi Phi, Hong Island, Ko Lanta, Ko Long, Paradise Island, Chicken Island, Sii Isladentre.
Cidade no continente, pertence a província de Krabi e é a capital da costa de Andaman é uma cidade na foz do rio Krabi que desagua na baia de Phang Nga. Cidade pesqueira é ponto de partida para excursões até as ilhas.

AO NANG
Se levarmos em conta o continente, está é a melhor praia, não é famosa nem bonita como as ilhas, mas o local tem boa estrutura para receber os turistas. A praia é mais tranquilas porque a maioria dos turistas preferem ficar nas ilhas mais badaladas. Daqui saem barcos em passeios pelas ilhas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s