Ephesus – Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Triângulo cultural da Turquia: Istambul, Capadócia e Éfeso
COMO CHEGAR A ÉFESO (saindo de Goreme).
Éfeso não é uma cidade habitada, apenas ruínas, protegidas e com entrada controlada e paga, apenas 20% das escavações estão conclupídas. Éfeso significa abelha, porque no verão era muito comum elas circularem na região.
A cidade de Smirna pode aparecer grafada de várias maneiras: Esmirna, Ismirna, Smirna ou Ismir.
Goreme x Kayseri = 88km. (van, aproximadamente 8€)
Kayseri x Ismirna = 725km. (avião 1h.30’) Pégasus Airlines, voo direto. Ismirna  x Selcuk  = 82km. (ônibus) ou 64,6km. (trem).
Selcuk xEfeso = 3km.
Outras sugestões: 
Esmirna x Éfeso de trem = 1h.20’ (forma mais econômica) Emirna x Éfeso de táxi – 51’ (mais rápida).
Diário de Bordo – por informações imprecisas dormimos uma noite em Ismirna, isso não é necessário. Ao chegar ao Aeroporto Internacional Adnan Menderes em Smirna, procure pelo trem operado pela Turkish Railways (TCDD), ele sai a cada 4h (confirmar no site da TCDD), o sentido éSelçuk e vai passar pelas estações de Cumaovasis (5’), Pancar (1’9’), Torbali(28’), Tepekoy (32’), Selçuk e aqui esteja atento porque não é a última estação observe o letreiro. Calcule o horário para não chegar muito tarde a Selçuk. Se preferir durma 1 noite em Esmirna, foi o que fizemos, mas não é necessário. Saindo pela porta de desembarque nacional, atravessamos a rua e tomamos o trem descendo na estação Hilal (linha azul), aqui tomamos outro trem para Basmane (linha vermelha, uma estação). No dia seguinte fizemos tudo de novo.IMG_1821 COMO CHEGAR ÀS RUÍNAS DE EFESO. São 3km. da cidade de Selçuk até as ruínas: a pé, de bicicleta alugada, carro, táxi ou tour de agência. Se for de carro peça para descer na entrada de Ágora, que fica mais acima, assim você faz o passeio descendo terreno. Na saída ficam os ônibus de excursão, tendas de artesanato, banheiro, lanchonete,mesas para lanche.
Diário de Bordo – fomos até o terminal de ônibus, fizemos o transfer até as ruínas em micro ônibus. Como estávamos com mochilas tentamos achar um locker, não havia nenhum, o motorista do micro disse que poderíamos deixar ali mesmo no chão perto de uma árvore. Achamos arriscado e como ali tem várias tendas de roupas e souvenires onde compramos algumas coisas, pagamos uma pequena taxa para deixar nossas mochilas na tenda enquanto fazíamos a visita.

RUÍNAS DE ÉFESO – Patrimônio da Humanidade da UNESCO em 2015.

Tempo de visita– 3h.
Leve – água,use filtro solar, boné e sapatos confortáveis o local tem muita subida, escadas e piso irregular.
Ticket –  para visitar a área coberta de escavações há uma taxa extra.
Horário – das 8h. às 19h.30, de maio a outubro e às 17h. de novembro a abril.

O QUE FOI EFESO
Uma das cidades greco-romanas mais bem conservadas do mundo foi um grande centro de comércio da Antiguidade.  Acredita-se que o fundador da cidade foi o príncipe de Atenas, Androkolos que aqui chegou seguindo profecia do oráculo de Delfos de que o caminho seria indicado por um peixe e um javali.Devido a sua localização, chegou a ser a segunda maior cidade do Império Romano com 250 mil habitantes, talvez a 4ª. maior cidade o mundo, aqui viveram durante um inverno Cleópatra e Marco Antônio, aguardando para atacar a armada de Otaviano.
Efeso floresceu durante a República Romana e mantém algumas estruturas dessa época até hoje, a cidade foi local de importantes Concílios da Igreja Católica sendo inclusive citada no Apocalipse de João. As escavações de Éfeso são recentes (séc.XIX), os achados foram muitos e relevantes, mas foram levados para o Museu Britânico e depois para um museu específico chamado Éfeso em Viena,somente depois de 1923 ficou proibida a saída de itens do país e o Museu Arqueológico de Éfeso em Selçuk guarda algumas estátuas e fragmentos.

O QUE VER EM ÉFESO Éfeso em extensão é um dos maiores sítios arqueológicos do mundo  e o mais preservado sítio arqueológico da Turquia, sendo que apenas 15% de suas ruínas estão escavadas.Entrada pela parte superior Magnésia, construída por Lisímaco no séc. III e restaurada por Vespasiano (69-79). São duas avenidas (ou ruas): Curetes e a Mármore. Avenida ou Rua dos Curetes (Rua do Porto) – foto com várias colunas nas laterais cortadas e não cortadas Originalmente tinha 800m., começava no Anfiteatro e terminava no Porto, atualmente restam 500 metros do piso revestido mármore ladeado por colunas, pedestais e estátuas. Não se pode percorrer a Avenida sem imaginar que por ali passaram em grande pompa Marco Antônio e Cleópatra. 

Avenida de Mármore – no chão está o desenho de um pé esquerdo, colocado ali possivelmente pelas prostitutas do bordel para indicar a entrada do estabelecimento, já um pouco mais apagado há um coração simbolizando o amor, uma mulher, uma moeda indica que o serviço é pago e uma espécie de cartão indicando os preços. 

 

Vila Arcadiana – Foi edificada uma entrada suntuosa para impressionar aqueles que chegavam por mar.  

 

Banhos de Varius – Logo na entrada, à direita, data do sec. II d.C., todo em mármore tinha 3 partes: o frigidarium (com água fria), o tepidarium(com água morna), o caldarium (com água quente) e as salas de estar e de repouso, o corredor de mosaico só foi posto no séc. V d.C.  

Teatro Odeon – Boulefterion   – Construído no séc. II d.C. com estrutura fechada tinha um telhado de madeira, era usado para reuniões do senado, encontros políticos e performances artísticas, concertos e eventos mais restritos embora tivesse condições de acomodar 1.400 pessoas para grandes acontecimentos ou comunicados, era o parlamento da cidade. Toda essa estrutura estava soterrada e precisou ser totalmente escavada. Tem duas entradas de acesso para bancada superior e inferior, possivelmente para acomodar classes superiores diferentes.

Praça em frente ao Odeon –  Em frente ao Teatro Odeon acolhia a ágora do estado, centro político para discussões do governo.

Templo de Dea Roma e Július Divinus Construção à direita do Odeon, foram construídos no séc. I d.C., por Augusto em honra aseu pai Júlio César.

Pritaneu, Pritâneon, Prytane Local de grande importância aqui estava a história e a política de Efeso, com arquivos locais, escritórios das autoridades e sala de reunião, refeitório para visitantes estrangeiros, havia um pátio com uma “chama sagrada” em homenagem a Hestia, Deusa do Lar, que era mantida acesa pelos sacerdotes Curetas. 

 

Monumento Memmius – Está à direita do Pritâneon, construída no séc.II,dedicada a Memmius, filho de Caio e neto de Sulla. Trata-se de uma pequena estrutura em mármore, transformada em fonte no séc. IV d.C., anteriormente que tinha 4 esculturas representando família.

Fonte de Trajano. Construída no séc. II d.C. tinha 12m. de altura, decorada com estátuas de Afrodite, Dionísio e Sátiro e figuras da família do imperador.No centro da fonte havia uma imensa estátua de Trajano, atualmente restam apenas os pés.

Banhos de Escolástica. Um complexo datado do séc. II d.C.,  bem interessante que acomodava banhos,latrinas e bordel. Por sua importância histórica foi restaurado no séc.V d.C.por uma cidadã de nome escolástica que pagou a restauração, portanto o nome não vem da época da construção. O edifício possuía níveis, mas dois deles se perderam: no plano superior havia salão com aquecimento central e ao nível do solo três seções com água quente, morna e fria. No segundo nível as latrinas públicas com água corrente. O bordel tinha duas entradas, uma para a Rua Mármore e outra para a Rua Curetas, e também era composto de dois pisos: um para recepção e outro era uma sala de banho. As salas tinham iluminação à luz de velas e estátuas de Afrodite (deusa do amor, da beleza e da  sexualidade), que adornavam os aposentos. Era importante observar as regras de limpeza, os visitantes tinham de lavar as mãos pés para entrar. Provavelmente a estátua sem os braços que aparece neste local pode ser de Escolástica.

Casas da Encosta ou Terrace House É a área coberta onde estão sendo feitas escavações e acredita-se que era uma região onde viviam os nobres já que aparecem mosaicos e afrescos com pinturas mitológicas com melhor acabamento, além da arquitetura e condições de moradia melhores. Para serem visitadas, é necessário pagar um valor extra.

Templo de Adriano – Pode ser visto em frente às Termas de Escolástica, possivelmente construído no séc.II d.C e restaurado por Teodósio no séc. IV d.C., em homenagem ao imperador romano Adriano. A sua frente estão quatro colunas coríntias com frontão triangular, provavelmente havia um arco dando sustentação as duas colunas centrais e no centro um busto da Deusa da Vitória TycheSobre a porta pode ser observado no capitel circular uma imagem entre folhas e flores que muito se assemelha a uma Medusa. Aqui foram instaladas réplicas, são 4 frisos, os três primeiros incluem deuses: Androcolo protetor de Éfeso avistando um javali, Donísio em procissão de ritual e Amazonas. No quarto friso aparece Apolo, Selene Deusa da Lua, Heraclades e Androcolo, Atena, o filho e esposa de Teodósio.

 


Portão de Hercules
 
(deus da força e poder) –  Não se sabe ao certo, mas pode ter sido edificado no séc. II d.C. e possivelmente transportado para outro local no séc. IV d.C., dele restam apenas 2 colunas e pelos estudos feitos acredita-se que a imagem da deusa Nike fazia parte desse conjunto.

 

 

 

Deusa Nike (Niké) – Representava a vitória, carregando uma grinalda na mão esquerda e um ramo de tâmaras na outra.  Foi fonte de inspiração para a Nike, as dobras da túnica remetem a logomarca. Ela pode ser vista na Praça Domiciniano na Avenida Curetas e é local de atração para que os guias façam o relato.

Biblioteca  Celso – Há controvérsias sobre o final de sua conclusão: 135 ou 115 d.C. Foi construída por Tibério Julius Áquila Polemeanus em homenagem a seu pai o senador romano Tibério Julio Celsus Polemeanus, que está ali enterrado.  Sofreu várias avarias, em 262 d.C. foi destruída por um incêndio e no século X veio abaixo sob um terremoto e seus livros (rolos) foram transferidos para a Biblioteca de Alexandria, chegou a abrigar 12 mil pergaminhos.  Além de biblioteca o local funcionava como uma espécie de universidade, transmitindo educação e cultura aos jovens. Embora tenha sido restaurada na década de 70 é considerada a biblioteca do mundo antigo em melhor estado de conservação. Foi uma biblioteca pública com financiamento privado. Está localizada no cruzamento das duas principais avenidas: Curetes e Mármore. Diário de Bordo – Sem dúvida é a grande atração do sítio e dificilmente, você vai conseguir fazer uma foto sem pessoas ao redor.

 

Ágora Inferior – Ao lado da Biblioteca, centro comercial com 100m. de largura, por 100m. de comprimento. Confirmar na foto com muitas colunas.

 

 

 

Hospital – Não se sebe ao certo, mas possivelmente a coluna com características do emblema médico marca o local onde pacientes eram atendidos por padres que segundo eles tinham o poder de cura diagnosticando não só os sintomas como a interpretação dos sonhos, consideravam a relação corpo/mente.

 

FORA DAS RUÍNAS
Templo de Ártemis (ou Templo de Diana) 
Deusa da fertilidade e da caça aos animais selvagens. 
Uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo
Localização – Atatürk Mh., Park İçi Yolu No:12,entre Éfeso e Selçuk Ingresso – gratuito.
Inicialmente era um pequeno templo que foi ampliado por 120 anos e no ano de 550 a.C., media 138m. de comprimento por 71,5m. de largura, era composto por 127 colunas de mármore com 20m. de altura. A escultura da deusa Artemis foi talhada em ébano, ouro, prata e pedra preta. No ano de 356 a.C. foi destruído por Heróstrato, acreditando que ao destruir o templo de Ártemis seria conhecido e famoso por todo o mundo, revoltados os habitantes da cidade não revelaram seu nome que só foi conhecido através de pesquisas. Após incêndio foi reerguido por Alexandre, o Grande em 323 a.C. Em 262a.C. foi novamente destruído pelos godos. A população se converteu ao cristianismo e o templo perdeu sua importância, sofreu ainda ação de terremotos, saques e destruído em 401d.C.,  restando apenas uma única coluna que foi recolocada por arqueólogos alemães em 1869.

Museu Arqueológico de Éfeso
Localização – Atatürk Mh., Uğur Mumcu Sevgi Yolu – 4km. das ruínas da cidade antiga, perto da entrada da Basílica de São João. Contém artefatos recolhidos no entorno das ruínas de Éfeso após 1983, quando o governo turco proibiu a retirada de material das ruínas, no entanto, muita coisa já tinha sido levada para o Museu Britânico e Museu de VienaO acervo está distribuído em vários salões:  Salão de Artemis, Salão das Relíquias da Fonte, Seção dos Gladiadores, Salão das Relíquias Funerárias e Sala dos Achados da Casa.
Salão de Ártemis A estátua Grande Artemis é do séc.II d.C. e a Bela Artemis do séc.I d.C., ambas apresentam sinais de fertilidade com protuberâncias abdominais. Ainda aqui podem ser vistos o decapitado de Afrodite, a cabeça de Zeus do séc. I d.C., a estátua de Dionísio ainda jovem ao lado de um sátiro (metade humano metade bode), uma obra de Dionísio com a família que foi recuperada da fonte monumental da cidade.
Casas de Banda : jóias, moedas, caixas cosméticos, estátuas, bens funerários.
Sala dos Achados nas Casas de Inclinadas – bronze Eros com Golfinho, séc.II, afresco de Sócrates do sec.III, figurino de Bes protetor da maternidade, o imperador Trajano junto com seus soldados romanos, equipamentos médicos usados na escola de medicina, caixas de cosméticos. Aqui também pode visto o deus Priapo, um achado em afresco do Templo de Adriano mostrando quatro heroínas amazônicas com os seios cortados, uma estátua de Ártemis, e as escavações iniciais do cemitério de gladiadores.
Pátios do museu – resto do Templo de Isis também conhecido como o Templo de Augusto, o sarcófago com musas do século III d.C., o Monumento de Éfeso inscrito com os problemas de regulação de impostos da antiga cidade por parte do falecido imperador Nero, datado de 62d.C. No final estão as esculturas romanas, incluindo o friso original do Templo de Adriano, com o nascimento do culto de Ártemis e da fundação das antigas ruínas de Éfeso, assim como o voo das Amazonas.

Casa da Virgem Maria (Meryem Ana Evi)
Perto de Efeso há um local chamado Casa de Maria, onde se acredita que a Virgem Maria terminou seus dias sendo cuidada por São João que aqui escreveu seu Evangelho.
Localização – Sultaniye Mahallesi,  cerca de 8 km de Selçuc, no Monte Koressos (em turco: Bülbüldağı).
Horário – das 08h. às 17h. no inverno (novembro a março) e até as 19h. no verão (abril a outubro).
Local que de acordo com a história, a Virgem Maria, mãe de Jesus, morou quando fugiu após a crucificação de seu filho trazida pelo apóstolo João. Considerado um santuário católico e muçulmano já que é citada no Alcorão e Novo Testamento, o local foi citado através de visões da beata Anne Catherine Emmerich (1774/1824), e dizem ter vivido aqui a Virgem Maria até seus últimos dias, Anne nunca havia estado naquele local, mas descreveu com detalhes. Quando foi descoberta havia apenas ruínas, foi reconstruída para que se tivesse melhor visualização do que teria sido seu cotidiano naquela região, inaugurada em 1881 e consagrada em 1896.
Diário de Bordo – roupas discretas, fotos são proibidas e a passagem pelo interior é restrita a alguns cômodos, lembrando que a casa não é original, foi reconstruída baseando-se nos sonhos da beata. Na área externa há lojinhas com lembranças e garrafinhas de barro para transportar um pouco da “água de Maria”. Local bem cuidado com um tranquilo jardim.

Basílica de São João
Localização – ao lado da fortaleza de Selçuck. São João viveu aqui em torno do ano 100 e seu provável túmulo foi erguido no séc.IV pelo imperador Justiniano e pela rainha Teodora, o edifício principal tinha proporções monumentais: 110m de comprimento por 40m. com planta em cruz e 3 naves, 4 cúpulas sustentadas por pilares quadrados e contrafortes em estilo gótico. O túmulo foi localizado atrás do altar mor, escavado na cripta, ficou abandonado após a conquista turca. O que restou foi recuperado, mantendo as pedras e vegetação logo ao cruzar a entrada.
Ingresso – pago.

Mesquita Isa Bey (Isa Bey Camii)
Localização – Atatürk Mh., St. Jean Cd., 35920. Possivelmente foi construída sobre as ruínas de um templo de Apolo, já que está perto do templo de Ártemis, era comum construir o templo desses dois deuses perto um do outro, pois eram considerados como gêmeos. Transformada em mesquita em 1375 a mando de Isa Bay, tem 2 peças, pátio e sala de orações tudo construído com materiais retirados de antigas construções greco-romanas. A fachada oeste é feita de blocos de mármore do cella de Artemis, no centro há uma bacia octogonal para uso de purificação religiosa. Esta em atividades desde o séc.XIV foi restaurada em 1950 e é a mais antiga mesquita ativa na Turquia.

Alguns valores de referência
Vôo Kaiseri x Esmirna –  R$259,20 = 54,00€;
Trem Aeroporto Internacional Esmirna x Selçuk –  2,3€;
Ruínas de Éfeso – 40 liras turcas = 8,5€;
Terraças das Ruínas de Efeso – 20 liras turcas – 4,25€;
Casa de Maria – 25 liras turcas = 5,5€;
Templo de Artemis – gratuito;
Museu Arqueológico de Efeso – 10 liras turcas = 2,5€;
Mesquita Isa Bey – gratuito;
Basílica de São João – 10 liras turcas = 2,5€.

 

Onde ficar em Izmir (Esmirna). Como Selçuk é uma cidade grande, optamos por ficar em um hotel perto da estação de trem Basmane para sair no dia seguinte bem cedo para Selçuk. As opções abaixo permitem que se acesse a estação de trem a pé.
Hotel Guzel Ismir(ficamos nele)
Localização – Fevzi Pasa Bulvar, 1368 – Sokak, n.8 – Belmane
Hotel bastante simples, quarto pequeno, armário, roupa de cama e banho limpas, banheiro razoável, não tem banheiro privativo, inclui café da manhã.
Diário de Bordo – escolhemos o Guzel Ismir pela pouca distância da estação de trem e por que com milhas acumuladas o hotel não teve custo. Saímos muito cedo não tomamos café da manhã.

Hotel Olimpiat Localização – Akıncı Mahallesi, 945. Sk No:2, 35240 Konak/İzmir,
Horário – 24h.
Tarifa – 58€ para duas pax. Hotel pequeno, limpo, a/c, banheiro privativo, café da manhã.

Onde ficar em Selçuk
Para aproveitar melhor o passeio, o melhor é dormir em Selçuk e sair bem cedo para a visita, antes que os ônibus de turistas cheguem ao local.
Hotel Bella
Localização – Ataturk Mah., St.John CAD. n. 7.
Com boa localização, oferece quartos pequenos, limpos, bom atendimento e inclui o café da manhã servido na varanda no alto do prédio perto de ninho de cegonhas e onde se avista a Basílica de São João Evangelista e ninhos de cegonhas. Com os donos do hotel pode ser negociado o transfer até o portão de entrada norte das ruínas. Ali Baba’s House Está a poucas quadras do terminal de ônibus. Estadia econômica, simples, mas muito limpa, em casa de 2 andares. Café da manhã não incluído, Internet.

Onde comer em Selçuk.
Köşem Restoran – $$/$$$
Localização – Atatürk Mh., 1006. Sk. 4 C. 
O local externo é bastante agradável, junto a praça principal onde os locais se reúnem para passar o tempo. Não me pareceu muito higiênico, a comida não estava boa, fria, em desacordo com a foto do cardápio e quando reclamamos que o suco parecia ter sido feito com laranja “passada”  o atendente foi ríspido, não trocou o suco e acabamos não tomando com receio de efeito colateral.

Ejder Restaurant – $/$$
Localização –  Atatürk Mh., Cengiz Topel Cd. 9 E.
Local com mesas externas que facilitam o relaxamento depois de uma caminhada em Éfeso, comida turca de excelente qualidade, tempero muito bom e o atendimento familiar é tudo de bom. Não tinham romã suficiente, mas prepararam com a maior boa vontade um mix de laranja com romã, uma delícia.

Kahvecin – $
Localização – Isa Bey Mahallesi, Namık Kemal Cd.
Cafeteria de bom gosto, café muito bom, os doces são excelentes, principalmente aqueles que levam pistache. O café é servido com pequenas porções de chocolate em forma de dados, uma delicadeza!. Está bem localizado e com mesas na calçada com entrada para wi-fi.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s