Circuito Vale Europeu/SC

i00800.jpg

TRILHA

O percurso apresenta diversas altitudes entre 60m. a 700m.
Nossa caminhada foi no mês de Agosto/2016, grupo de 7 pessoas, os valores informados neste post são individuais.
Em todos os trechos foi contratado um táxi para transporte das mochilas (7), os valores ficam em média R$50,00 por trecho.
A maioria das hospedagens permite que o mochileiro faça um lanche durante o café da manhã para levar na trilha.
No percurso não há trilhas, apenas estradas de terra, calçamento de pedras (pouco) e asfalto.
Os i00129.jpgtrechos são longos e com muitas subidas e descidas, portanto, embora tenha divulgação de algumas atrações que pertencem aos municípios e seu entorno, dificilmente o mochileiro vai chegar a hospedagem após andar em média 30km. e sair para conhecer pontos turísticos. Os maiores atrativos estão nos primeiros dias com casas em estilo eixamel, jardins floridos, espaços rurais interessantes e no decorrer da caminhada isso vai diminuindo e dando espaço para uma paisagem constante de bananeiras, alguns pinheiros, um pouco de mata secundária, alguns riachos sem identificação. A marcação de setas é bem falha.
Minha opinião? Achei alguns trechos interessantes. Iria de novo? Não.
O post está dividido separadamente em informações sobre: CAMINHADA, TRANSPORTE, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, INVESTIMENTO, PONTOS TURÍSTICOS.
Abaixo está o roteiro proposto de 200km.= 9 dias e na descrição nosso roteiro de 7 dias = 180km.
ROTEIRO PROPOSTO (site informa 200km./ 9 dias, mas se somarmos pela planilha do site são 223,90km.)
INDAIAL – TIMBÓ – 27,30km.
TIMBÓ – POMERODE – 25,40km.
POMERODE – RIO DOS CEDROS – 17,30km.
RIO DOS CEDROS – BENEDITO NOVO – 23,30km.
BENEDITO NOVO – DOUTOR PEDRINHO – 26,30km
PEDRINHO – BENEDITO NOVO (ZINCO) – 31,50km.
BENEDITO NOVO (ZINCO) – RODEIO – 25,50km.
RODEIO – APIÚNA – 19,80km.
APIÚNA – INDAIAL – 27,50km.

NOSSO ROTEIRO – 196,40km. 8 dias.

  1. INDAIAL – TIMBÓ – 27,30km. – 02/09 (sexta)
  2. TIMBÓ – POMERODE – 25,40km. – 03/09 (sábado)
  3. POMERODE – RIO DOS CEDROS – 17,30km. – 04/09 (domingo)
  4. RIO DOS CEDROS – BENEDITO NOVO – 23,30km. – 05/09 (segunda)
  5. BENEDITO NOVO – DOUTOR PEDRINHO – 26,30km 06/09 (terça)
  6. PEDRINHO – BENEDITO NOVO (ZINCO) – 31,50km. – 07/09(quarta)
  7. BENEDITO NOVO (ZINCO) – RODEIO – ASCURRA – 30,10Km. – 08/09 (quinta)
  8. ASCURRA – APIÚNA – 15,20km. – 09/09 (sexta)
  9. APIÚNA – INDAIAL –. – 10/09 (sábado) – táxi.

 0. INDAIAL – 01/09 (quinta).i017
Chegamos em Navegantes por volta das 23h.30, já havíamos contratado um traslado para a cidade de Indaial, Hotel Fink .

i015

1. INDAIAL – TIMBÓ – 27,30km. – 02/09 (sexta).
A saída i036.jpgdo circuito é na cidade de Indaial por piso de calçamento, passando pelo comércio da cidade, pontos turísticos, bares, lanchonetes e verdureiras. Ao cruzar a BR 470 começa o percurso em estrada de terra. O primeiro bairro que vai aparecer é Arapongas, típica colonização alemã. Algumas casas em estilo eixamel podem ser observadas, os jardins estão sempre floridos e muito bem cuidados.
Alguns trechos de paisagens bucólicas remetem às cidai038des do interior europeu. Este trajeto tem elevações e caminhos sinuosos. A trilha em estrada de terra é com pouco trânsito e asfalto nos últimos 8km. Com várias paradas para observação e fotos dá para fazer tranquilamente entre 7 a 8h.
Timbó é uma cidade de porte médio e a chegada até o centro é cruzando ruas movimentadas,
bares e lanchonetes. Para o jantar há várias opções bem interessantes no centro da cidade e, quem sabe, tomar uma bebida e jantar em um dos restaurantes da cidade.No caminho vale a pena dar uma parada no Museu da Música com mais de 1000 peças, excelente museu didático
.
Hotel Blue Hill – TIMBÓ

 2 . TIMBÓ – POMERODE – 25,40km. – 03/09 (sábado).
Trajeto também i051.jpgcomeça com saída passando por bares, lanchonetes. Neste dia também o ênfase está na área rural com visão do campo de agricultura de subsistência e as paisagens bucólicas. Poderão ser observadas edificações em estilo enxaimel e jardins bem cuidados no entorno das casas e se estendendo pelos gramados e cercas. O circuito não é tão difícil como o do dia anterior, mas os 25 km. são de subidas e descidas íngremes em direção ao Morro Azul até Pomerode, considerada a cidade mais Alemã do Brasil. Trechos com asfalto para sair de Timbó e entrada em Pomerode, fizemos este trecho com chuva, portanto não pudemos apreciar muitos detalhes.

i073.jpg

Pousada Max.

 3. POMERODE – RIO DOS CEDROS – 17,30km. – 04/09 (domingo).
i081i.jpg
O caminho neste dia foi praticamente todo em asfalto, é a parte mais urbana de todo o circuito, passando por bares, lanchonetes, lojas, alguns pontos turísticos. Neste dia o melhor é aproveitar para fazer fotos dos atrativos turísticos: igrejas, casas com arquitetura enxaimel, pequenas propriedades rurais com seus  jardins floridos remetendo a cultura européia. Como o trajeto não é muito longo aproveite para visitar o Museu do Imigrante. Fizemos este trajeto em um domingo com garoa, portanto com pouco movimento na estrada, mas acredito que durante a semana este trajeto deve ser feito com muito cuidado, o caminhar é pelo acostamento estreito e os carros passam em alta velocidade.


Em Rio dos Cedros, a colonização é italiana, o que se percebe claramente na mudança de sotaque. A cidade é pequena e a população hospitaleira. Havíamos feito reserva no Hotel Churrascaria Recanto Verde, mas ao chegarmos ao local o proprietário não estava e fomos informados que eles havia saído para dar comida aos peixes, após esperar por aproximadamente 2h., sem que ele aparecesse fomos procurar o Hotel e Restaurante Joana’s Bella, onde fomos muito bem atendidos pelo casal de italianos proprietários do local.  Cidade não oferece muita opção de restaurante, chegamos no domingo e só encontramos uma padaria que abriu depois das 14h., o melhor é reservar o jantar no Hotel Joana’s Bella ou comprar alguns petiscos em Pomerode e enviar junto com a mochila.

Hotel e Restaurante Joana Bella

 4. RIO DOS CEDROS – BENEDITO NOVO – 23,30km. – 05/09 (segunda).i084b.jpg
Mais uma vez segue a paisagem bucólica, previna-se com lanche e água, dia difícil para encontrar alimentação. Durante o trajeto observação do trabalho no campo, alguns riachos e as flores sempre bem cuidadas. Logo na saída há uma forte subida, seguindo por estrada de terra em trecho relativamente plano e voltando a subida no final. A estrada de chão acompanha quase todo o trajeto, alguns trechos são de calçamento e no final do último deles há um posto de combustível com uma pequena loja de conveniência onde podem ser encontrados salgadinhos, água e refrigerante, convém descansar ali porque os últimos 7km. são de subida.A Região de São Bernardo e Rio Cunha são, em sua totalidade, de colonização italiana e percebe-se o legado desses imigrantes por toda a parte, seja pelo dialeto italiano ou pelo modo de viver.

Hotel Heros Texas Grill

 5. BENEDITO NOVO – DOUTOR PEDRINHO – 26,30km 06/09 (terça)

Também em estradas de terra, vegetação de mata com alguns trechos em recuperação, percurso com trechos de agricultura de subsistência, casas muito bem cuidadas e jardins floridos. Neste dia aparecem alguns ribeirões, infelizmente eles não possuem placas de identificação. Para quem for ficar na Bella Pousada prepare-se para uma subida íngreme no final do trajeto e já prevendo a dificuldade do ir e vir para o centro da cidade a pousada inclui o jantar na diária. Quartos confortáveis, mas o chuveiro é bem fraco. Ao entardecer sempre faz frio, a administração oferece um chá de canela com gengibre, mas não é cortesia!

Bella Pousada

6. Dr. PEDRINHO – BENEDITO NOVO (ZINCO) – 31,50km. – 07/09(quarta).
i00234.jpg
Para sair de Dr. Pedrinho é necessário percorrer um trecho relativamente longo já feito no dia anterior, portanto, se tiver oportunidade faça de táxi este trecho para não repetir o mesmo percurso e poupar um pouco as pernas, afinal são 31,50km. neste dia. Ao sair do alojamento, providencie lanche e água, a oferta de alimentação é rara neste dia. O caminho passa por estada de terra secundária, árvores, mata e alguns riachos não identificados. A Pousada Campo do Zinco fica no alto e os últimos 5km. de acesso a ela são de aclive bem marcante. O trecho está com marcação de setas bem deficiente, alias nestes últimos 5km. você não encontrará nenhuma seta, só conseguimos nos localizar porque coincidentemente encontramos o dono da pousada no caminho.
i00299.jpgAntes de acessar a pousada pare para conhecer a Cachoeira do Zinco, vale a pena e o desvio é pequeno, mais adiante fique atento em uma porteira de madeira ela também dá acesso a queda d’água do Bonito.


Pousada Campo do Zinco

 7. BENEDITO NOVO (ZINCO) – RODEIO – ASCURRA – 30,10km. – 08/09 (quinta).
i00804.jpg

Da mesma forma que o dia anterior, o caminho de hoje também é um retorno do que já foi visto, ou seja, descer um trecho com forte aclive por 5km, portanto o mais sensato é tomar um táxi (das mochilas) e começar a caminhar à partir do trecho desconhecido.
O caminho já não tem tantos atrativos, passando por pequenos povoados, casas de colonos, pequenas comunidades. O melhor desse dia é sem dúvida a comunidade de nome Ipiranga onde esta o Caminho dos Anjos, um longo trecho da estrada onde estão dispostos 64 anjos feitos pelo Sr. Paulo Notari, se tiver sorte pare um pouco onde esta o Cristo também feito por ele, com certeza o Sr. Paulo vai estar por lá para conversar um pouco e contar sobre seus anjos e como gostaria ainda de fazer a Porta do Paraíso.

Neste dia desvi00931e.jpgiamos um pouco nosso trajeto para passar na Vinícola Michele, na verdade uma loja de vinhos

Embora seja Rodeio local de pernoite programado, não encontramos hospedagem disponível, fizemos nossas reservas na próxima cidade: Ascurra. Paramos em Rodeio somente para almoçar.

i01027

Rodeio – ASCURRA5,4 km. (quinta).

Sem alterações de visual.
Pousada Nona Rosina (Ascurra).

 8. Ascurra – Apiúna – 15km. 09/09 (sexta).

i00471

De Ascurra até Apiúna o trajeto é tranqüilo por estrada de chão, margeando o rio Itajaí-Açu, mas somente em alguns trechos ele pode ser visualizado. A paisagem não sobre alterações significativas.


Em Apiúna resolvemos não pernoitar ali e tomar um táxi até Indaial para receber nossa credencial, algumas pessoas do grupo foram para Navegantes e outros (como eu), preferimos ir até as praias de Bombinhas.

TRANSPORTE

Taxistas de referência.
ZÉZO (Benedito Novo e toda a região, profissional de confiança) fones: 47-3385.0559 / 3385.0935 / 9277.0166.
MANUEL e MAURÍCIO(Bombinhas, vai buscar em Apiúna, Indaial e leva até Bombinhas). Carros novos com ar condicionado, muito pontuais e de confiança. Utilizamos o serviço de Indaial até Bombinhas e de Bombinhas ao Aeroporto de Navegantes. Contato: Fones 47-9600.4477 ou 9111.3922., www.taxibombinhas.com.br., taxibombinhas@hotmail.com

HOSPEDAGENS

  1. INDAIAL

Hotel Fink.
Localização – Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 1.191 – Bairro Tapajós.
Contatocontato@hotelfink.com.br / 55(47) 3333-3703
Diária – 97,50 (?) p/pessoa em apartamento duplo
Forma de pagamento – no check in.
Facilidades – café da manhã incluído, wi-fi, a/c, banheiro.
Horário do café da manhã – 06h30 às 9h30;
Observações – Check-in: 12h., Check-out: 13h.
Ótimo atendimento, quarto pequeno, bom café da manhã, sem elevador, c/ ou s/ ara condicionado, TV, quartos individuais ou coletivos. Atendimento excelente. Atende todas as “tribos” de ciclistas a mochileiros. Para quem quiser receber o certificado de conclusão do Circuito do Vale Europeu deve pegar sua credencial no hotel e ir carimbando pelas hospedagens.

2. TIMBÓ.
Hotel Blue Hill
Localização – Av. Getúlio Vargas, 650 – Centro;
Diária – R$150,00 p/ pessoa em apartamento duplo
Forma de pagamento – 50% adiantado
Facilidades – inclui café da manhã, wi-fi, a/c, frigobar
Horário do café da manhã – à partir das 7h.
Observações – um bom hotel, mas não há necessidade de ficar em uma hospedagem desse padrão, procure um hotel mais simples. Localizado no centro da cidade, com apartamento aconchegante com janela anti ruído, limpo e organizado, TV, ar condicionado, internet livre. Café e chá na recepção. Atendentes atenciosos. Café da manhã excelente.

3. POMERODE.
Pousada Max
Localização – R. XV de Novembro, 257 – Centro,
Contato pousadamaxpomerode@terra.com.br / fone(47) 3387.3070
Diária – R$127,50 p/ pessoa em apartamento duplo
Forma de pagamento – 50% adiantado
Facilidades – café da manhã, a/c, frigobar, telefone, TV.
Horário do café da manhã – a combinar
Observações – A Pousada está instalada no sobrado Jacobsen construído no final da década de 1920 para servir como residência e farmácia de Max Jacobsen. Atualmente a Pousada é administrada pela família Hoffman. Perto da Pousada: zoológico, Vila Encantada, Teatro Municipal, Portal Turístico do Sul, Museo Pomerano, Museu do Marceneiro, Centro Cultural, cervejaria, restaurantes.

4. RIO DOS CEDROS
Hotel Joana’s Bella
Localização – entrada da cidade, lado esquerdo.
Diária – R$70,00 por pessoa (ficamos em um quarto quádruplo com banheiro)
Forma de pagamento – no check in
Facilidades – café da manhã incluído, com pedido antecipado a proprietária pode providenciar jantar.
Horário do café da manhã – 6h.30
Observações – Você vai se sentir em casa neste hotel, recepção acolhedora, tínhamos feito reserva em outro local e como o proprietário não apareceu voltamos  até o Hotel Joana’s Bella e fomos recebidos de forma bastante cordial. Os quartos não são de luxo, mas dá muito bem para passar a noite, o mobiliário é antigo e o chuveiro é razoável. Se quiser jantar faça reserva com antecedência, se puder passe por lá em uma quinta-feira, quando servem um jantar com comida tipicamente italiana.

5.  BENEDITO NOVO
Hotel Heros Texas Grill
Localização – Rua Leopoldo Koproswski
Contato – Rose (47)3385.0533
Diária – R$105,00 p/ pessoa em apartamento duplo
Forma de pagamento – no check in
Horário do café da manhã – 6h.30
Observações – hotel simples, os quartos ficam no andar superior e no térreo está o restaurante e bar. Limpo, colchões, roupa de cama e banho razoáveis, o chuveiro é ótimo. O café da manhã deixa a desejar, principalmente para quem vai fazer os próximos 26,30km. caminhando.

6. DOUTOR PEDRINHO
Bella Pousada
Localização – Rua Capelão Beill, 477 – Estrada do Lima
Contato – (47)3388.0354 – http://www.bellapousada.com.br
Diária – R$172,50 p/ pessoa em apartamento duplo
Forma de pagamento – 50% adiantado
Facilidades – inclui o jantar e café da manhã
Horário do café da manhã – a combinar
Observações – Para quem for ficar na Bella Pousada prepare-se para uma subida íngreme no final do trajeto e já prevendo a dificuldade do ir e vir para o centro da cidade a pousada inclui o jantar na diária. Quartos confortáveis, mas o chuveiro é bem fraco. O jantar e o café da manhã são bons, o atendimento é excessivamente formal, por exemplo: ao entardecer sempre faz frio, a administração oferece um chá de canela com gengibre, mas não é cortesia! Seria um ato gentil oferecer um chá de boas vindas, acredito que não iria onerar o estabelecimento e seria muito apreciado.
Paramos antes na Padaria para um café e compramos água

7. Pedrinho – BENEDITO NOVO (ZINCO) – 31,50km. – 07/09(quarta)
Pousada Campo do Zinco
Localização – Campo do Zinco, Benedito Novo
Contato – Margarethe Pollmann Koprowski (47)3385.0160.
Diária – R$172,00 p/ pessoa.
Forma de pagamento – 50% adiantado
Facilidades – inclui café da manhã e jantar.
Horário do café da manhã – a combinar
Observações – o local é muito frio, mas os quartos tem aquecedores, a noite tentamos sair para ver as estrelas porque o céu é muito limpo, mas não conseguimos ficar muito tempo lá fora. Os proprietários, Egon e Margarethe Koprowski, são muito atenciosos e gentis o que torna o local positivamente mais com característica familiar do que pousada. Logo que chegamos foi oferecido um café com biscoitos, o serviço do jantar é formal assim como o café da manhã. A comida é bem feita, com apresentação caprichada sem ser sofisticada. Não é um local fácil de chegar, principalmente para mochileiros, a pousada fica no alto e são 5km. de subida, mas vale o esforço.

8. Benedito Novo (Zinco) – RODEIO – 25,50km. – 08/09 (quinta)
Por falta de acomodação em Rodeio ficamos em Ascurra distante 5,4 km.
Nona Rosina Cama & Café (ASCURRA)
Localização – Av. Brasília, 525 – Centro
Contato – Andréia Fabiana Possamai (47) 9911.1952
Diária – R$105,00 em quarto.
Forma de pagamento – 50% adiantado
Facilidades – check-in das 14h.às 20h. e check-out às 12h.
Horário do café da manhã – das 7h. às 10h.
Observações – fica em um casarão construído na década de 50 e adaptado para ser uma pousada, não tem placa de identificação. Os quartos contam com split, TV, bons chuveiros, wi fi, local para guardar bicicletas, cozinha à disposição dos hóspedes. Como no dia de nossa hospedagem havia muitos hóspedes o café da manhã ficou um pouco tumultuado, mas não fugiu a idéia do local que é para funcionar estilo hostel com auto serviço no café da manhã. Somente ficou um pouco aquém o fato de ficarmos em um quarto com banheiro compartilhado com porta para os dois quartos, foi preciso combinar uma estratégia para o uso do banheiro tendo em vista que as pessoas do outro quarto não estavam no nosso grupo.

9. ASCURRA – APIÚNA – 15km. – 09/09 (sexta)
 APIÚNA – INDAIAL –

ALIMENTAÇÃO

 NAVEGANTES – fomos direto do aeroporto para Indaial

1.INDAIALsem utilização de restaurante, só café da manhã no hotel.

2. TIMBÓ
Thapyoka Restaurante e Choperia
Localização – Avenida Getúlio Vargas, 201 – Centro
Lugar descontraído à beira do rio, acomodado em um  agradável casarão de moinho histórico. Bom cardápio com culinária diversificada tradicional familiar com toques contemporâneo.
Horário – todos os dias das 11h. às 14h. e das 17h. às 00h., aos sábados e domingos fica aberto até à 1h.

3.POMERODE
Armazém Pomerode
Localização – Rua 15 de Novembro, 165,
Armazém de produtos naturais de qualidade e com boa apresentação. Compramos os queijos em bisnaga da Kraeuterkaese, esta fábrica produz excelentes queijos desde 1948 e tem uma variedade incrível que pode ser encontrada nesta loja.

Torten Paradies Confeitaria
Localização – Rua 15 de Novembro, 350 – Centro,
Horário – café colonial a partir das 14h.
Local tradicional em Pomerode, sempre que se consulta alguém sobre a gastronomia local o Torten Paradies é o mais recomendado. O Buffet de salgados é bem básico, mas os doces são bem variados, alguns até um pouco doce demais, não saia sem experimentar o tradicional Applestrudel. Quanto à bebida abstenha-se do café expresso, não é bom, prefira um capuchino ou até mesmo um suco. O atendimento de balcão não é bom, mas no caixa tudo muda. No saguão estão alguns produtos à venda. Estive lá 2 vezes, a primeira para um chocolate quente e depois para o café colonial.

Nugali Chocolates
Localização – Rua 15 de Novembro, 290 – centro
Empresa que fabrica seus próprios chocolates isentos de gordura hidrogenada e gordura de coco, ao entrar na loja já dá para sentir o aroma de cacau e baunilha dos chocolates que podem ser comprados com  45% até 80% de cacau. Os chocolates da Nugali possuem uma textura lisa, agradável ao paladar, você não consegue sair dali sem experimentar um chocolate.


Restaurante Schroederi080k
Localização – Rua Luiz Abry, 45 – Centro
Comida caseira  e boa qualidade, bom custo benefício e o local mantém características antigas mantidas com muito cuidado. Opera no sistema self service com interessante balcão de saladas.

Café Expresso Mills
Localização – Rua Luiz Abry, 63 – Centro,
Horário – das 06h.30 às 21h.
Tudo ali é muito gostoso. Nos dias frios servem caldo e durante a tarde é muito bom dar uma parada ali para um café expresso acompanhado de torta salgada ou um dos muitos doces que são deliciosos.

Restaurante e Lanchonete Lunge
Localização – Rua. Luiz Abry, 187 – Centro.
Horário – das 11h. às 13h.45 e das 17h. às 23h.
Restaurante bem localizado, dispõem de balcão self service com comida a kg. no almoço, tudo muito simples mas com sabor de comida caseira com preço justo. Se gostar de caldos há um excelente buffet a sua espera. Atendimento bom.

4. RIODOS CEDROS
Panificadora, Coi082lnfeitaria e
Lanchonete dos Imigrantes
Localização –Av. Tiradentes, 87 – Centro,
Horário – 2a. a 6a. das 6h.às 19h.30. Sábado das 6h. às 19h. e domingo das 8h.às 11h.
Localizada em local estratégico e abrindo bem cedo é um bom local para tomar um lanche e comprar lanche de trilha para quem está fazendo o Circuito Vale Europeu de mochila ou bicicleta. Serve cafés bolos,tortas, salgados, cucas e lanches. As opções de restaurantes são poucas.

 5. BENEDITO NOVO
Restaurante Texas Grill
Localização –Rua Leopoldo Koproswski,1288.
A comida é extremamente simples, Quando estive lá para jantar foi servido 3 tipos de salada e o self service com arroz, feijão preto, batata cozida, macarrão cozido, língua ao molho de tomate e tilápia empanada. O valor de R$15,00 por pessoa é para quem estava hospedado no hotel anexo.

6.PEDRINHO – BENEDITO NOVO (ZINCO) 31,50km. – 07/09(quarta).
Ao sair do alojamento, providencie lanche e água, a oferta de alimentação é rara neste dia. A Pousada Campo do Zinco fica no alto e os últimos 5km. de acesso a ela são de aclive bem marcante.


Pousada Campo do Zinco

 7.BENEDITO NOVO (ZINCO) – RODEIO – ASCURRA – 30,10km. – 08/09 (quinta).
Embora seja Rodeio local de pernoite programado, não encontramos hospedagem disponível, fizemos nossas reservas na próxima cidade: Ascurra. Paramos em Rodeio somente para almoçar.

Rodeio – ASCURRA 5,4 km. (quinta)
Sem alterações de visual
Pousada Nona Rosina (Ascurra).

 8.Ascurra – Apiúna – 15km. – 09/09 (sexta).
De Ascurra até Apiúna o trajeto é tranqüilo por estrada de chão, margeando o rio Itajaí-Açu, mas somente em alguns trechos ele pode ser visualizado. A paisagem não sobre alterações significativas.
Em Apiúna resolvemos não pernoitar ali e tomar um táxi até Indaial para receber nossa credencial, algumas pessoas do grupo foram para Navegantes e outros (como eu), preferimos ir até as praias de Bombinhas.

INVESTIMENTO

Transporte R$1.190,73 (inclui vôo).
Alimentação R$230,00 (algumas hospedagens incluíram refeições).
Hospedagem R$619,75
TOTAL – R$2.040,48

PONTOS TURÍSTICOS

1.INDAIAL

2. TIMBÓ
Museu da Música
Localização – Rua  Edmund Bell, 01 – Dona Clara,
Museu bem cuidado, com mais de 1000 peças entre instrumentos musicais, partituras, desenhos técnicos com material de várias partes do mundo. Verifique na agenda o dia de apresentação do Café Musical, sempre um bom programa cultural. Se gostar de música e instrumentos musicais vá com tempo para observar tudo com detalhes. O museu está instalado no Salão Hammermeister, um prédio do século XX com pé direito alto e todo em alvenaria com tijolos aparentes. No laboratório de som os visitantes podem experimentar o som de alguns instrumentos. Possuem também um setor de restauração para recuperação de peças danificadas.
Horário – de terça a domingo e feriados das 8h.30 às 11h. e das 13h.30 às 17h.30.
Preço – R$2,00 / Estudantes R$1,00 / crianças e maiores de 60 anos é grátis.

3. POMERODE
Portal Turístico Suli063
Localização – Rua XV de Novembro, 818 –
Centro – Praça Jorge Lacerda
Horário – Aberto diariamente: 8h às 18h.
O Portal Turístico foi construído para dar atendimento ao turista, nele está a base administrativa da Secretaria de Turismo e o Centro de Informações Turísticas.  Um local interessante e que poucos sabem  ser possível tirar fotos usando trajes típicos alemães e é uma boa fonte de compras de produtos artesanais.

Parque Municipal de Eventos de  Pomerode
Localização – Avenida 21 de Janeiro, 2.150
Horário – diariamente das 6h às 22h.
Local de eventos, mas por estar dentro de um parque esta muito bem aproveitado para um passeio ao ar livre, bem arborizado, limpo e agradável. Multifuncional tem Pavilhão Principal, Pavilhão Cultural, ginásio de esportes, áreas de alimentação, uma construção enxaimel, playground, pisi071ta de skate, trilha para caminhada pista de atletismo, lagoa e o menos visitado horto para produção de mudas. O visitante conta com sanitários e estacionamento. Independente de eventos que acomoda até 10.000 pessoas, o turista pode passar um bom tempo em visita familiar. Com sorte você pode encontrar algum grupo folclórico para uma foto, é só pedir que eles atendem com extrema simpatia.

Casa do Imigrante Carl Weege
Localização – Rua Leopoldo Blaese, 11
Horário – terça a domingo das 9h. às 12h. e das 13h. às 17h.
O museu está sediado em uma casa estilo eixamel com móveis típicos de época que foram deixados pelo imigrante alemão Carl Weege. Além da casa toda montada (não esqueça de subir ao sótão), na área externa há um lago com roda d’água e um anexo com moenda original e uma miniatura dela que pode ser acionada pelo zelador do local.

Vila Encantadai080c
Localização – Rua Hermann Weege, 204 – Ao lado do Zoológico.
Horário – Quarta a sexta: 8h00 às 18h00 (bilheteria encerra às 17h.). S
ábados, domingos e feriados: 9h às 19h (bilheteria encerra às 18h.), Segundas e Terças – fechado
Preços – adulto R$20,00, criança, estudantes e maior idade R$15,00
Atende várias idades em suas diversas “vilas”: dinossauro com réplica de 7 espécies, mascote Darwin presente aos sábados domingos das 11h. às 15h. às 11h e às 15h.para fotos, aventura com 5 torres interligadas por pontes, insetos em réplica gigante um formigueiro e uma teia de aranha, no calor com jatos de água, piratas em seu canto sombrio, paleontólogo com caça aos fósseis, vila interativa com piso de recreação, cantinho para bebês até 4 anos, café decorado com ossadas de dinossauros e loja. Bem organizado, tem placas explicativas nas árvores nativas

Praça Jorge Lacerda
Localização – anexa ao Portal Turístico sul
Horário –  aberta o dia todo
Homenageia Jorge Lacerda que foi governador do Estado de Santa Catarina e faleceu em um desastre de avião. A praça é um excelente local para caminhar e passear com crianças, não muito longe há um playground com brinquedos em madeira e bancos para descanso.

Paróquia Evangélica Apóstolo João
Localização – Centro


 4. RIO DOS CEDROS
Igreja Imaculada Conceição
Localização –  Av. Tiradentes, 525,
O local sofreu i0082yka transformações, a atual igreja foi inaugurada em 1968 em estilo moderno e com grande espaço interno para atender fiéis. Internamente não é diferente das igrejas mais modernas, pé direito alto, bancos de madeira, o local de celebração tem poucos elementos e ao fundo apenas um crucifixo, mas o que encanta são os grandes vitrais nas janelas. No alto de sua torre estão 3 sinos que tocam em dia de missa e celebrações.
i083yza

Capela Nossa Senhora Auxiliadora – Rio Cunha
Localização – Rua Rio Cunha, Rio dos Cedros

 5.BENEDITO NOVO
Igreja Luterana  Ribeirão Liberdade
Localização –  Rua Ribeirão Liberdade, Sn – Alto Benedito Novo.
Construída em 1917, internamente não tem adornos nem afrescos, apenas uma foto de Martin Luther. Do seu conteúdo original resta o púlpito e um banco. O piso é de madeira e as paredes foram rebocadas deixando à mostra a estrutura de madeira. A torre em alvenaria foi colocada posteriormente e o sino vindo da Alemanha é acionado por corta, ao lado está o cemitério. Uma bela arquitetura no alto da colina além de ser a única igreja no Brasil construída totalmente em estilo enxaimel.i0112

Comunidade Evangélica de Confissão Luti0113cerana
Alto Benedito Novo  
Localização – Rua Leopoldo Koprowski , 1220 Alto Benedito Novo
Como toda igreja luterana seu interior não apresenta muitos elementos, pintada de branco com bancos de madeira, dotada de ar condicionado o que torna sua visita bem agradável. Feita toda em alvenaria apresenta em seu exterior uma torre alta provida de sino. Não tem horário fixo para visitação.

Cachoeira Salto do Zinco
Localização –  Estr. Ribeirão Liberdade (Vale do Zinco), 28 km (21 km de terra).
Horário – das 9h. às 17h. aos sábados, domingos e feriados.
Apesar de ser uma propriedade particular nos horários informados é permitido visita, desde que a cancela esteja aberta. Algumas placas informam a direção de acesso ao mirante que deve ser feito preferencialmente de carro.  A cachoeira tem 76m. de altura tem um visual lindo à partir do mirante, não tem poço para banho não é possível chegar até sua base a não ser em rapel com reserva antecipada.i00234

Salto do Bonito
Localização –  Estr. Ribeirão Liberdade (Vale do Zinco), 28 km (21 km de teri00299ra).
Horário – das 9h. às 17h. aos sábados, domingos e feriados.
Está um pouco acima da Cachoeira Salto do Zinco, o acesso é por uma porteira de madeira e é possível tomar banho. São duas quedas d’água, a primeira um pouco mais alta e a segunda mais tímidas que deságua em um poço de limpo e transparente, cuidado com as pedras escorregadias no entorno. Apesar de ser uma propriedade particular nos horários informados é permitido visita, desde que a cancela esteja aberta.

6. Dr. Pedrinho
sem atrações

 7. Benedito Novo (Zinco) – Rodeio
Capela Luterana dos 12 Apóstolos
Localização –   R. José Ostroviski Júnior, 150 – Rodeio 12,
A capela foi inaugurada em 2002 e faz parte do Lar Rodeio 12 que conta com 7 prédios que albergam salas de reuniões, biblioteca, escritórios administrativos e recepção. Além de oferecer hospedagem para retiros, seminários e encontros espirituais. A capela fica ao lado da estrada, fica sempre fechada, mas indo até a recepção a responsável é muito gentil e pode abrir para visitas além de dar informações sobre a Capela Luterana que é muito agradável com interior todo pintado de branco, bancos de madeira e vitrais. Fora um jardim muito bem cuidado com flores e árvores espalhadas em um amplo espaço.

Caminho dos Anjos
Localização – Serra do Ipiranga  – São Pedro Novo
O responsável pelos 64 anjos é o agricultor Paulo Notari, aos 86 anos ainda fica por lá para conversar com os turistas e explicar que começou a fazer após se recuperar de uma doença, fez também em 1.997 o monumento Cristo Redentor, conversamos um pouco e ele explicou que gostaria muito de fazer o Portal do Paraiso, mas talvez não tenha tempo de vida para tal.  Faz parte de um roteiro religioso e do trajeto de mochileiros e ciclistas do Circuito do Vale Europeu. Os Anjos estão espalhados por todo o trajeto, um encanto passar entre eles, alguns bem perto outros instalados, todos eles feito esculpidos em barro pelo Sr. Paulo Notari encantam quem passa por aquela estradinha.

Igreja Nossa Senhora de Lourdes
Localização – Serra do Ipiranga  – São Pedro Novo – Bairro Ipiranga
A igreja fica no alto da Serra do Ipiranga, justamente onde começa o Caminho dos Anjos, um belo passeio principalmente entre novembro e janeiro que é quando as hortênsias estão florescendo. Com uma só visita é possível conhecer a Igreja, a gruta de pedra ao seu lado e o Caminho dos Anjos.

Paróquia  São Francisco de Assis
Localização – Rua Frei Bruno, s/n, Centro, s/n
Horário – Aberta todos os dias. Missas de terça a domingo.
Construída por imigrantes italianos há mais de 100 anos a obra mantém o estilo gótico-romano, apresentando semelhança física com a igreja de São Francisco que está em Assis na Itália. No fundo do altar principal está o afresco,  Et incarnatus est”, do pintor alemão Lorenz Johannes Heilmair, as simbologias ali presentes remetem à origem do mundo e vida cristã da filosofia franciscana. Outro ponto de interesse é a imagem da “Madonna Dolorata” sempre esteve com os italianos que colonizaram Rodeio. O órgão foi trazido da Alemanha e assim como a igreja tem mais de 100 anos. Anexo está o Convento dos Franciscanos , datado de 1902.

 Vinícola San Michele
Localização Rua São Pedro Novo.
Horário – 2ª. feira a 6ª. feira das 8h. às 12h. e 13h.30 às 18h. Sábados, domingos e feriados das 9h. às 12h.e 13h.30 às 17h.30.
Possuem rótulos variados com ênfase para os espumantes. ‘Talvez” por sermos mochileiros e não compradores em potencial não nos foi oferecido degustação somente provamos o suco de uva que é de excelente qualidade, mas depois quando uma participante do grupo manifestou desejo de adquirir vinho houve até a gentileza de deixar o vinho em nossa pousada. O local é mal sinalizado, não tem placa externa e não tem a estrutura de vinícola, apenas uma loja especializada em vendas de vinhos.

8. ASCURRA / APIÚNA
Capela Nossa Senhora  Mãe da Igreja – Guaricanas – Ascurra
Localização – estrada Rodeio / Apiúna – zona Rural.
Horário – Dificilmente vai estar aberta.
Seu interior é bastante simples, com bancos de madeira e poucos altares. Não tem horário determinado para abrir, atende a comunidade do Bairro de Guaricanas para missas e eventos culturais.

Colégio São Pauloi01151
Localização – Rua Mamãe Margarida, 120, Centro.
O complexo arquitetônico do Colégio São Paulo é uma das grandes atrações de Ascurra. Começou como seminário de vocações sacerdotais chegand
o a abrigar 300 seminaristas e hoje funciona como Colégio São Paulo. Mesmo que não seja possível visitar a área interna do Colégio vale a pena passar por lá para conferir a arquitetura bastante interessante e imponente.

 Igreja Da Paróquia de  Sant’ana
Localização – Rua Quintino Bocaiuva 230 | Praça Matriz, 12,
O prédio tem pouco mais de 50 anos e é imponente, geralmente no Circuito do Vale Europeu predominam as igrejas luteranas. Aqui em Apiúna esta igreja é uma referência no centro da cidade, internamente não apresenta pontos de observação detalhado. Missas aos sábados e domingos.

Paróquia de São Ambrósio – Centro de Ascurra

i01208
8. 
ASCURRA / APIÚNA
Capela Nossa Senhora  Mãe da Igreja – Guaricanas – Ascurra
Localização – estrada Rodeio / Apiúna – zona Rural.
Horário – Dificilmente vai estar aberta.
Seu interior é bastante simples, com bancos de madeira e poucos altares. Não tem horário determinado para abrir, atende a comunidade do Bairro de Guaricanas para missas e eventos culturais.

Igreja da Paróquia de Sant’Ana – Apiúna/sc

i01953a

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s