Sergipe, é o menor estado brasileiro, está na região do nordeste, mais precisamente na costa atlântica. Sua capital é Aracajú.
ARACAJU – está a leste do Estado de Sergipe, cortada pelos rios Sergipe e Poxim. Foi fundada em 1.590, é apontada como a capital com menor índice de desigualdade social do nordeste brasileiro e com menor índice de fumantes.
População – 672.615 habitantes (2021).
Como chegar de avião – o aeroporto que atende a cidade é o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, possui conexão com as principais capitais brasileira. Ao se dirigir do aeroporto para a parte central da cidade já é possível sentir um cheiro forte vindo dos mangues que circulam a cidade.
Como chegar com carro – BR-101 para quem vai do sul ou sudeste e BR-235 para quem vem do norte.
Como chegar com ônibus – companhias Gontijo, Itapemirim e Guanabara. Aracaju tem dois terminais rodoviários: Governador José Rollemberg Leite (mais novo) e Luiz Garcia (mais antigo).
Na rodoviária antiga o guichê é improvisado em um container e a área de acesso aos ônibus é em frente a Farmácia Popular.
Distância aeroporto x cidade – 12km.
Distância Salvador – 330km.
Distância Maceió – 280km.
Bairros turísticos – Atalaia, 13 de julho, Coroa do Meio, Farolândia, Grageru e Industrial.
Quanto tempo ficar – com uma semana é possível conhecer a capital e algumas cidades vizinhas.
Quando ir – a melhor época é de setembro a março, quando chove menos é e baixa temporada. No verão faz muito calor, no inverno faz calor durante o dia e refresca ao anoitecer. Para aproveitar mais a viagem programe-se para as festas: Forró Caju (junho), São Pedro de Capela (junho), Forró Siri (julho), Rasgadinho (fevereiro), Ano Novo e Carnaval.
Onde ficar – o melhor local é na Orla de Atalaia onde estão os restaurantes e uma extensa praia. Na Praia de Aruana e Praia do Refúgio também são bem procuradas pelos turistas, com hospedagens simples.
Segurança – Aracaju é segura, mas atenção ao anoitecer nos bairros centrais.
PRAIAS
As águas não são tão azuis como as demais praias do Nordeste, na época das chuvas ficam ainda mais escuras pela proximidade da foz de alguns rios. Como a faixa de areia é extensa as praias não ficam lotadas e sempre tem vendedores de petiscos e bebidas. As praias mais perto do centro são as praias de Atalaia, Sarney e Aruana, com acesso pela Avenida Santos Dumont. Todas com larga faixa de areia com barracas e restaurantes, o mar é um pouco agitado, bom para banhos.
Tenha cuidado com a Praia dos Artistas (entre Atalaia e Coroa do Meio), apesar de estrutura interessante tem forte correnteza e profundidade de 6 metros.
Praia de Atalaia
A mais famosa, com 6km. de areia, mar bom para banho, possui infraestrutura com bares, restaurantes e quiosques no calçadão. Local para relaxar, caminhar ou correr. Possui estacionamento gratuito em alguns trechos da orla.
Bizu – praia larga, mas com poucos lugares em que o acesso é feito de forma confortável, é necessário atravessar trecho com mato, não vá descalço.
Praia de Aruana
Extensa faixa de areia, práticas esportivas, windsurfe, infraestrutura com pratos regionais e música ao vivo.
Distância de Atalaia – 3km.
Praia do Refúgio
Local um pouco mais sofisticado com bares estilo beach club: Rei Beach, Lounge Beach, Duna Beach Club.
Distância de Atalaia – cerca de 10 minutos de carro
Praia dos Náufragos
Praia deserta, cheia de histórias contadas pelos pescadores que fazem referência ao naufrágio que ocorreu em 1907 e dizem ouvir ruídos dos espíritos que morreram na ocasião, sempre ao cair da tarde.
Distância de Atalaia – 8km.
Praia do Robalo
Local que concentra jovens surfistas que aproveitam grandes ondas. A praia do Robalo fica muito próxima das praias Náufragos e Refúgio.
Distância de Atalaia – 10km.
Praia do Mosqueiro
Aqui fica o deck Orla do Pôr do Sol que não fica no oceano Atlântico, mas no rio Vaza Barris, local considerado como o de melhor observação para apreciar o pôr do sol de Aracaju. Tem ciclovia para passeio de bicicleta, espaço para caminhada, pesca e passeios de lancha. Turistas combinam Praia do Mosqueiro com um passeio até a Croa do Goré, no local de embarque tem uma feirinha com produtos locais, água e refrigerantes.
Localização – Av. Dr. José Emídio do Nascimento, 218 – Mosqueiro (Loteamento São Domingos).
Distância de Atalaia – 20km.
Croa do Goré (croa=banco de areia e goré=caranguejo da região)
É o passeio mais procurado em Aracaju, o acesso é por catamarã para chegar em um banco de areia cercado pelo mar onde é possível alugar, caiaque, stand up paddle, pedalinho ou jetski. No local fica estacionado um bar flutuante que vende comida e bebida para os turistas. O período de navegação é de 20 minutos e o tempo no local é de 1h.
Detalhes desse passeio em outro post
Ilha dos Namorados.
Geralmente o passeio é feito com a Croa do Goré, ambas bem próximas. No local também tem um banco de areia que separa o rio do oceano formando pequenas piscinas naturais. Tem menos estrutura do que a Croa, mas a paisagem encanta.
Barra dos Coqueiros
Famosa pelo Resort Makai, a praia em si é bem rústica, mar agitado, pouco movimentada e pouca infraestrutura.
Lagoa dos Tambaquis
Passeio bastante procurado para observar e estar junto aos tambaquis, fica um pouco distante de Aracaju, mas as agências de turismo fazem esse passeio diariamente. Local com bares, restaurantes e quiosques dentro d’água.
Bizu – particularmente não achei o passeio interessante, o local é longe, não tem um bom custo/benefício.
Localização – município de Estância.
foto: Farol Tur
ALÉM DAS PRAIAS
Orla de Atalaia
A orla é onde os turistas circulam para aproveitar a gastronomia, fazer fotos no famoso letreiro ‘Eu Amo Aracaju’, Arcos da Orla e a Passarela do Caranguejo.
Bizu – a ideia da revitalização da orla foi bem interessante, mas não existe manutenção, alguns trechos sem iluminação, calçadas com buracos, lixo nas áreas verdes e falta de segurança junto aos monumentos onde os turistas demoram mais tempo para fotos.
Total estado de abandono nas ruas laterais.
Passarela do Caranguejo
Área de referência com bares, restaurantes e shows. O Aratu (caranguejo) é o carro chefe da culinária local e o monumento dedicado a ele está no início da praça onde os turistas aproveitam para fazer fotos. Nos restaurantes vale a pena pedir o crustáceo.
Localização – Av. Santos Dumont, 1.870
Arcos da Orla de Atalaia
Os Arcos são um marco do complexo da orla com o letreiro para fotos, estátua do caranguejo, Monumento aos Formadores da Nacionalidade, com figuras importantes da história do país. O calçadão foi idealizado para caminhada ao redor dos lagos ou apenas sentar em um quiosque pedir um petisco e um aperitivo.
Localização – Av. Santos Dumont, s/n – Atalaia, Aracaju – SE, 49037-475, Brasil
Catedral Metropolitana
Igreja Nossa Senhora da Conceição, construída em 1862, inaugurada em 22 de dezembro de 1875, passando a Catedral em 03 de janeiro de 1910. Sua arquitetura está marcada aos elementos marcantes do neoclassicismo e neogótico com arcos ogivais.
Localização – Rua Propriá, 228 – Parque Teófilo Dantas, Centro.
Horário – todos os dias até as 18h., sábado e domingo e aberta até às 20h.
Oceanário de Aracaju (Projeto Tamar)
São 18 aquários e 4 tanques que abrigam animais marinhos, principalmente tubarões, arraias, peixes, moreias e tartarugas. Os animais são monitorados para pesquisas e conservação. Loja com produtos bem interessantes.
Localização – Av. Santos Dumont, 1010, Praia de Atalaia, próximo à orla.
Horário – terça-feira a domingo e feriados, das 10h às 17h.
Investimento – R$30,00 (inteira) ou R$15,00 (meia). Crianças de até 5 anos e pessoas com deficiência não pagam.
Mercado Público Municipal.
Mercado municipal é sempre uma boa pedida para conhecer produtos da culinária local: frutas, verduras, doces, flores, artesanato e até roupas. Observe que são dois mercados em um só espaço, o antigo Antonio Franco está unido por passarela ao novo mercado.
Localização – Av. João Ribeiro, 350 – Santo Antônio.
Horário – das 7h às 17h.
Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda
Interessante museu interativo multimídia com exposições fixas, mas também alberga algumas temporárias. Visita imperdível para conhecer usos e costumes em ambientes divididos em setores temáticos com tradições regionais, artes populares, culinária e trajes, tudo muito bem distribuído em um edifício da década de 1920. As visitas podem ser guiadas ou livres.
Recomendo Café da Gente com pratos típicos e Loja da Gente para adquirir produtos artesanais de qualidade.
Localização – Av. Ivo do Prado, 398
Horário – terça a sexta-feira, das 10h. às 16h.; sábados, domingos e feriados, das 10h. às 15h.
Investimento – gratuito.
Centro de Arte e Cultura José Inácio de Oliveira
Pequeno e bem organizado complexo com lojas de artesanatos e espaços para exposições e apresentações ao vivo.
Localização – Orla de Atalaia
Horário – das 9h às 22h.
Feira do Turista
Quer assistir forró pé de serra a noite e sem pagar? Na praça de alimentação há um pequeno palco onde se apresentam artistas com músicas pé de serra para quem quiser dançar ao ar livre. Roupas, calçados, azulejos decorativos, imãs, bebidas artesanais, castanha de caju, artesanato com ênfase nas bonecas de pano com bons preços. Lanchonetes e restaurantes com gastronomia local e internacional.
Localização – Av. Santos Dumont, 1813 – Orla de Atalaia.
Horário – todos os dias das 10h. as 23h.
Centro de Arte e Cultura José Inácio de Oliveira
Pequeno e bem organizado complexo com lojas de artesanatos e espaços para exposições e apresentações ao vivo.
Localização – Orla de Atalaia
Horário – das 9h às 22h.
Praça Fausto Cardoso
Um dos locais mais antigos e importantes de Aracaju, é o centro do poder político do estado, sede do Poder Judiciário, Assembleia Estadual, Palácio Olímpio Campos, antiga sede do governo estadual transformado em museu com entrada gratuita. A praça tem antigas palmeiras, canteiros com flores e é palco de vários eventos populares.
Localização – Av. Ivo do Prado – Centro
ONDE FICAR
Vila Aju Pousada Temática***
Bem localizado, funcionários prestativos no atendimento e informações turísticas. Quarto, com cama, travesseiros, roupa de cama e banho bons. Frigobar disponível, ar condicionado com bom funcionamento. Banheiro um pouco acanhado, mas limpo. Café da manhã servido na área externa foi bastante agradável e suficiente. A piscina no pátio interno é bem agradável. O estacionamento fica em área externa.
Bizu – gostei do quarto que ficamos, visitei o quarto temático e achei um pouco claustrofóbico, minha opção é o quarto não temático.
Localização – Rua François Hoald, 276, 200m. da Praia de Atalaia
Real Praia Hotel***
Bem localizado, em frente ao Oceanário. Roupa de cama e banho com necessidade de troca, banheiro sem toalha de rosto e piso. Café da manhã com muitos itens, mas a maioria não é fresco, a reposição de frios é demorada. Piscina pequena para o número de hóspedes.
Bizu – Como recebe excursões é muito barulhento, tanto internamente como externamente nos quartos que dão frente para rua.
Localização – Av. Santos Dumont, 1269 – Atalaia.
GASTRONOMIA EM ARACAJU
Aratu – sem dúvida é o carro chefe de Aracaju, as casquinhas de caranguejo são encontradas principalmente na Passarela do Caranguejo.
Mangaba – é a fruta símbolo, servida em suco ou sorvete.
Frutos do mar – o camarão é bastante servido, principalmente em moquecas.
Carne de Sol – é bem típica do sabor nordestino
Baião de Dois – mix de arroz com feijão, com um tempero especial.
RESTAURANTES
A maioria dos restaurantes estão no bairro Atalaia e dificilmente você vai encontrar um prato (2 pessoas) por menos de R$100,00
Caçarola $$ – Entrada: creme de macaxeira c/ charque R$16,00. Prato principal: Moqueca Sergipana (pescada amarela, arroz, pirão, vinagrete, farofa) R$82,00. sobremesa: Moça Virgem (sorvete de tapioca com banana flambada), R$6,00
Localização – pátio externo do Mercado Público Municipal, Av. Ivo Prado, 532
Cariri restaurante e casa de forró $$$ – Decoração nordestina e forró ao vivo, necessário reservar mesa por R$150,00 para 4 pessoas, fila e espera nos horários de pico. Couvert R$30,00. Macaxeira frita $17,00. Água R$7,00. Catado de Aratu (casquinha de caranguejo) R$11,00. Cerveja Devassa (600ml.) R$9,00
Localização – Avenida Santos Dumont, 1.870, Atalaia
Matuto $$ – Arroz Zé Peixe, não se iluda com o visual do prato, embora a quantidade seja boa, a batata palha estava mole e o excesso de coentro comprometeu muito o resultado, também tenho que ressaltar que o prato veio frio, como se estivesse sido descongelado, precisamos pedir para esquentar novamente. Arroz Zé Peixe R$108,90, cerveja Amstel R$13,00, 2 água s/ gás R$4,00 + 10% = R$142,89 (R$71,44 p/ pessoa).
Localização – Avenida Santos Dumont, 550, Atalaia
Carne de Sol Ramiro $$ – carne de sol
Localização – Av. Beira Mar, 1250 – Treze de Julho.
Carro de Bois $$$ – Mix de Frutos do Mar R$134,90. Risoto de Camarão médio R$74,90. água R$8,50
Localização – Rua Niceu Dantas, 1.040, Atalaia
Laguna $$ – camarão, excelente prato, camarão à vontade, porção generosa para 2 pessoas. Camarão a Provençal R$109,90. Suco abacaxi (jarra) R$14,50, embalagem para doação R$1,00
Localização – Avenida Santos Dumont, 751, Atalaia
Pastel Sol $ – pastel, lanche, escondidinho, ótimo custo benefício em um local simples, mesas externas, bom atendimento, pratos feitos na hora.
Localização – Av. Santos Dumont, 426 – Atalaia
Karranca’s $$ – self service. Propaganda enganosa. Só vale o passeio, fomos com agência de turismo e o guia informou que o buffet livre era ótimo, comida à vontade, tudo de boa qualidade. Decepção: fila desorganizada para entrar no restaurante, poucos funcionários para atender, comida ruim, demora na reposição, salada com produtos de péssima qualidade, pratos divulgados como “quentes” estavam frios, carne dura, arroz velho, feijão seco. O valor fixo é de R$56,90 e se quiser sobremesa terá de pagar R$10,00, wifi pago. Eles exploram porque quem fica a manhã e parte da tarde no catamarã fazendo o Cânion do Xingó (maravilhoso), não vai levar lanches e como não tem concorrência, o turista tem essa opção ou sentar-se em uma mesa privilegiada perto do rio e pagar R$200,00 de consumação.
Localização – Praia Beiro Rio 01 Zona Rural, Canindé de São Francisco – SE
Solares $$ – o local por si só já ajuda bastante, parada programada no tour da Farol Tour. Praia linda, limpa, água morna. Pedimos o catado (semelhante a casquinha de siri em outra embalagem), de aratu e depois pastel também com recheio de aratu. Tudo muito gostoso. Pastel de aratu R$13,90, catado de aratu R$13,90.
Localização – Praia dos Namorados, tour Praia do Goré
Delta Expresso – outra propaganda enganosa. Pedi uma tapioca para encerrar a viagem com uma das especialidades do nordeste, recheio de carne de sol com requeijão. Decepção: a tapioca veio encharcada de gordura e o recheio estragado, quando fui reclamar a atendente explicou que a tapioca vinha congelada e eventualmente poderia o recheio “não estar muito bom”. Troquei por um lanche, era a outra opção, mas eliminei a carne, só queijo quente.
1 tapioca (trocada por queijo quente), 1 suco de laranja em garrafa. R$37,00
Localização – Aeroporto de Aracaju
Pizzza Hut – Brasil
Ao embarcar ou desembarcar no Brasil percebemos que a exploração em qualquer que seja o aeroporto é uma constante.
Aeromix Guarulhos
Pasmemmmmm!!!!!! 1 capuccino R$22,90
CALÇADÕES
Para curtir a natureza ou aproveitar um dos locais para pedalar:
Calçadão Formosa – está na praia de mesmo nome e foi inaugurado em 2016, após a urbanização da região na Avenida Beira Mar no encontro do Rio Sergipe com o oceano, são 2 níveis o primeiro na altura da praia foi elaborado com um belo projeto paisagístico que acomoda mesas, cadeiras, canteiros de areia com brinquedos, parede de escalada.
Calçadão da 13 de julho – com 5 km de extensão, passando por um mirante e pelo famoso Parque dos Cajueiros.
Orla do Bairro Industrial – fica na zona norte e dispõe de bares, restaurantes e uma vista espetacular para a Ponte Construtor João Alves.
PARA BALADAS
Bares como o Vibe Music Bar, Che Music Bar, Beach Clubs nas praias e restaurantes.
PARQUES
Parque da Cidade – Teleférico
O parque da cidade possui área verde para atividades físicas ou apenas relaxar, mas a atração mais procurada é o teleférico, do alto oferece uma vista da cidade. Localização – Parque da Cidade ou Parque José Rollemberg.
Horário – terça-feira a domingo das 6h às 18h.
Preço de entrada no parque – gratuita.
Investimento no teleférico – adultos pagam R$30,00, crianças R$15,00.
Parque dos Cajueiros
Parque planejado para curtir a natureza em meio a uma boa infra estrutura que oferece pista de corrida, quadras de esporte, brinquedos, ciclovias e apoio de restaurante e lanchonetes. Também oferece um píer de observação para os que não querem praticar esportes, mas apenas relaxar e tomar um sorvete com vista para os Poxim e Sergipe.
Localização – Av. Beira Mar, s/n – Farolândia
Horário – terça e quinta-feira das 5h. às 9h. e das 15h. às 18h. Sábados das 6h. às 10h.
Parque das Sementeiras
Este parque é o preferido da população de Aracajú, onde se pode correr, pedalar, quadras poliesportivas, pedalinho e até levar seu pet. São quase 400mil mil m² de área verde oferecendo ar puro com variedade de fauna, flora canteiros, lago e gramado para sentar e fazer piquenique.
Localização – Av. Jornalista Santos Santana, s/n – Jardins.
Horário – segunda a sexta-feira das 5h.30 às 21h.30. Sábados e domingos das 5h. às 21h30.
Tarifário Farol Tur – 2022
CITY TOUR – R$100,00 (transporte e guia)
CROA DO GORÉ – R$120,00 (transporte, catamarã, guia)
CROA DO GORÉ COM ILHA DOS NAMORADOS – R$160,00 (idem Croa)
ROTA DO CANGAÇO – R$260,00 (saída mínimo 4 pessoas – (traslado, guia, catamarã ou lancha)
CÂNION DO XINGÓ – R$130,00 (traslado e guia, Restaurante Karrancas R$56,90 p/p)
FOZ DO SÃO FRANCISCO – R$180,00 (traslado, guia, buffet de frutas)
PRAIA DO SACO – R$90,00 (traslado e guia – almoço R$95,00 p/ 2 pessoas – buggy a parte)
LAGOA DOS TAMBAQUIS – R$90,00 P/P (traslado e guia – restaurante r$30,00 day use)
SÃO CRISTOVÃO – R$100,00 (traslado e guia, acesso ao museu R$6,00)
PARQUE DOS FALCÕES – R$140,00 (traslado guia – R$30,00 acesso ao parque)