Damnoen Saduak é um distrito no oeste da Tailândia, na província de Ratchaburi, distante 100km. de Bangkok, sua principal atração é o mercado flutuante realizado todos os dias das 6h. às 11h., os grupos de turistas chegam à partir das 9h. A população da cidade é bem pequena, cerca de 93.264 (2017), como a economia esta no mercado flutuante o dia a dia da cidade é bem pacato e com poucos recursos de hospedagem. Damnoen Saduak é um mercado de trabalho real , embora não haja dúvida de que os turistas invadem toda a área causando congestionamento de barcos.
Diário de Bordo – vou citar aqui algumas formas de fazer este passeio: por conta própria (2011) e com agência de turismo (2019), neste caso inclui outras visitas e você pode escolher somente o mercado, mercado com visita ao trem ou ainda incluir a cidade de Nakhon Pathom, considerada como uma das cidades mais antigas da Tailândia, talvez o primeiro lugar onde se predicou o budismo (século II a.C.), que depois se estenderia por todo o país e Rose Garden Country Resort.
Por conta própria (2011) – estávamos em Kanchanaburi e contratamos um táxi que nos levou até Damnoem Saduak (92km.), o hotel que eu havia contatado foi o Little Bird, são poucas as opções naquele local. Descemos do táxi, fiquei com as sacolas e a Paula e Carla subiram para ver o quarto, segundo elas dava para ficar. Como não havia quarto triplo eles colocaram um colchão no chão. O chuveiro era frio, ainda bem que fazia muito calor. A senhora que nos recebeu no hotel falava um inglês fluente e até entendia alguma coisa de português, ela nos informou que na avenida principal poderíamos encontrar algum local para comer. Apesar de passarmos várias vezes pela avenida não encontramos nenhum local descente para comer e as pessoas nos olhavam de modo estranho, acredito que os turistas devam vir direto de Bangkok para a feira no nos canais do rio, poucos se aventuram a dormir em Damnoem Saduak e a população estanha muito, conseguimos algo no 7 Eleven que comemos em pé, compramos água e fomos tentar dar uma volta pelas imediações e ruas laterais, mas nos sentimos incomodadas com os olhares e acabamos voltando para o hotel. A dona do hotel no indicou um barqueiro particular para fazer o passeio no dia seguinte. Recomendo muito esta opção porque indo por agência os canais vão estar lotados e nosso barco começou a transitar pelos canais às 7h. com muita tranquilidade.
A população local começa cedo a circular com seus barcos comercializando frutas, legumes e comida pronta. Para maior comodidade e aproveitar a essência do passeio o melhor é passar a noite em Damnoen Saduak, desta forma quando as excursões estiverem chegando você já vai ter visto muita coisa de forma tranquila.
Voltamos para Bangkok em ônibus utilizado pela população.
Se não quiser contratar um barqueiro vá até o ghichê que fica na plataforma de embarque e procure a placa Paew Boat Service, lá por 200bath você pode contratar um barco, verifique no entorno, pode ter mais pessoas querendo dividir.
Por conta própria saindo de Bangkok – é possível chegar ao mercado por conta própria, mas envolve um pouco de planejamento. Os ônibus saem ao sul de Bangkok pelo Southern Bus Terminal Bangkok às 06h. e o tempo de viagem para Damnoen Saduak é de cerca de 02h.30, isto vai sair mais barato mas não vai dar muita vantagem sobre os grupos turísticos. Se não quiser contratar um barqueiro vá até o ghichê que fica na plataforma de embarque e procure a placa Paew Boat Service, lá por 200bath você pode contratar um barco, verifique no entorno, pode ter mais pessoas querendo dividir.
Com Agência (2019) – Não há necessidade de sair procurando agência, os hotéis tem todos os contatos. Não acho visitas guiadas muito agradáveis, mas nesse caso é uma forma prática. Compramos Damnoem Saduak com Mercado do Trem de Maeklong (próximo post). Chegando ao mercado o guia vai orientando a fila até a plataforma para acesso aos barcos e informa o horário e local da saída. A coisa parece um pouco desorganizada, mas eles se entendem. Os grupos turísticos tendem a chegar em massa que pode prejudicar um pouco a experiência, mas é algo inusitado e divertido. Cada barco é levado por um remador, em sua maioria mulheres que passam lentamente pelas barracas nas margens e também pelos comerciantes instalados dentro dos barcos e você poderá comprar comida feita na hora, frutas, sorvetes, bebidas, artesanato e souvenires que o vendedor serve estendendo o remo. Mantenha mãos e braços dentro dos barcos, eles se chocam muitas vezes.
Os tours com mercado e trem saem por volta das 7h. e retornam às 13h.30.
PRINCIPAIS MERCADO FLUTUANTES EM BANGKOK E ARREDORES.
O mais tradicional mercado é o Damnoem Saduak, mas se quiser mais tranquilidade há outras opções:
Amphawa
Khlong Lat Mayom
Taling Chang