Palmas / TO

IMG_7966

Vai visitar o Jalapão? Então veja como vale a pena passar pelo menos 2 dias na capital do Tocantins e conhecer os atrativos culturais e naturais de Palmas.
Como chegar
O Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues (PMW), em Palmas recebe voos diretos das cidades de São Paulo, Brasília e Goiânia. Quem chega de outras regiões terá que fazer ao menos uma conexão para chegar à capital do Tocantins.
População – 291.885 (2018).
Quando ir – a estação seca que vai de maio a setembro e a estação chuvosa de outubro a abril.
Guia – recomendo o guia WELDES – fone (63)9233.4779 – responsável, atencioso, conhecedor da cidade, carro próprio e consegue percorrer em apenas um dia as  principais atrações de Palmas.
Clima – a variação de temperatura durante o ano é pequena, sendo a máxima entre 30°C e 38°C e mínima entre 15°C e 20°C. O calor é constante na região e mesmo durante o período de chuvas, o sol não deixa de aparecer.
Vacinas – para qualquer lugar das regiões Norte e Centro-Oeste recomenda-se a vacina contra febre amarela, com antecedência de 10 dias antes da viagem.

O QUE VER EM PALMAS
Praça dos Girassóis – Cartão Postal de Palmas.IMG_7900e.jpg
Localização – área central da cidade.
Com 571m2. é a maior praça da América Latina e a segunda maior do mundo (a primeira é a Praça Merdeka em Jacarta, na Indonésia). Começou a ser construída em 18 de outubro de 1999 e foi inaugurada em 07 de setembro de 2000, nela trabalharam 800 operários. No complexo estão as sedes dos três poderes públicos estaduais:
Palácio Araguaia (Poder Executivo), também é o marco de onde foram projetadas ruas e avenidas da Capital.
Palácio João D’Abreu – Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Poder Legislativo).
Palácio Rio Tocantins – Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (Poder Judiciário). Além dos palácios estão ali as Secretarias de Governo que estão distribuídas nas alas leste e oeste da praça. No passeio pela praça podem ser observados dezenas de monumentos: Centro Geodésico do Brasil (Rosa dos Ventos), Brasão de Armas do Estado do Tocantins, Memorial Coluna Prestes, Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana, Monumento de Súplica dos Pioneiros, Cruzeiro, Cascata, Mapa do Tocantins, Monumento à Bíblia, Relógio do Sol.
Não deixe de observar os desenhos do piso, são figuras que representam as diversas etnias indígenas do Tocantins representada pelos povos Apinajé, Krahô, Xerente, Karajá, Javaé e Xambioá, que foram os primeiros habitantes da região.

Palácio Araguaia, sede do governo estadual
64. PALMAS,TO#07-001.jpg
Localização – Praça dos Girassóis
Com arquitetura moderna ocupando uma área de 14mil m2. levou 13 meses para ficar pronto. A fachada marrom com arcos é uma referência a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída em Natividade pelos escravos no período colonial. Observe as “Frisas”, na parede externa superior, em placas elas formam o Monumento Artístico. No interior do Palácio estão os monumentos do Painel de Lutas e o Painel das Conquistas que descrevem a história do Tocantins, antes mesmo da divisão. Internamente estão expostos vitrais com temas religiosos representando a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus e o batismo no Rio Jordão. O granito usado no piso foi extraído das jazidas do Tocantins.
Visitas – turistas e moradores que queiram fazer uma visita guiada no Palácio Araguaia devem fazer agendamento pelo telefone: 3212.4045, em horário comercial.

Centro Geodésico do Brasil (Rosa dos Ventos)
Localização – hall da entrada norte do Palácio Araguaia, Praça dos Girassóis.
Marca o centro exato do país também, onde se encontram norte-sul, leste-oeste. Para dar maior visibilidade e entendimento, ao redor do centro foi criada a Rosa dos Ventos em tamanho maior.

Brasão de Armas do Estado do Tocantins
Localização – ala sul do Palácio Araguaia, piso da praça.
As duas faixas azuis representam os rios Tocantins e Araguaia, a faixa branca com o sol nascendo ao centro significa o nascimento de um futuro melhor e a faixa amarela as riquezas minerais do Tocantins, os ramos ao lado do brasão são as riquezas naturais do Estado, a frase sobre o brasão está escrita em tupi guarani “co ivy ore retama” significa “esta terra é nossa”.

Memorial Coluna Prestes
Localização – ala sudoeste da Praça dos Girassóis.IMG_7903.JPG
Demorou 1 ano para fica pronto, foi inaugurado em 05 de outubro de 2001, com 570m2., toda em concreto tem a assinatura de Niemeyer . Uma homenagem a Coluna Prestes que passou pelo Tocantins entre 1920 e 1930. O sangue derramado são representados pelo piso vermelho da rampa que dá acesso e a um pedestal de concreto onde está a escultura em bronze do Cavaleiro da Luz representa Luiz Carlos Prestes que se anexa à rampa circundado por um espelho d’água, a rampa tem o formato de uma foice simboliza o ideal defendido por pelo grupo guerrilheiro (a Coluna Prestes foi um movimento político, liderado por militares, contrário ao governo da República Velha e às elites agrárias). O Memorial abriga um acervo de 81 peças originais em exposição que conta a história da Coluna Prestes e seus integrantes, através de fotografias, documentos e objetos pessoais. Abriga também um Teatro de Bolso com capacidade para 87 lugares.
Visitas – acesso livre.

Monumento os Dezoito do Forte de Copacabana
image001Localização – em frente ao Memorial Coluna Prestes, Praça dos Girassóis.
Homenagem aos 17 militares e 1 civil que participaram da ação do Movimento Tenentista, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1922, no monumento aparecem 19 pessoas porque foi incluído o fotografo que registrou o fato. Na tentativa de derrubar o governo aristocrata, civis e militares planejaram um grande ato no Rio de Janeiro, então capital do país. Eles se rebelaram contra a oligarquia no país mantida pela República Velha. A escultura que carrega a bandeira é uma homenagem ao líder do levante tenente Siqueira Campos, com sua frase à frente do monumento “À Pátria, tudo se deve dar, nada se deve pedir, nem mesmo compreensão”. A calçada que abriga o monumento tem seu piso em forma de ondas que imitam a calçada da Avenida Atlântica no Rio de Janeiro, para melhor compor a cena foi feito um espelho d’água com fundo azul.

Monumento de Súplica dos Pioneiros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Localização – em frente ao cruzeiro, Praça dos Girassóis.
São 7 esculturas em bronze (pai, mãe, filhos e um carneiro), a escultura maior mede 2,36cm. e a menor 71cm. A montagem que reverencia os pioneiros está voltada para o leste, em posição de agradecimento pela oportunidade de recomeçar a vida em novas terras, . o carneiro foi escolhido para expressar o sentimento religioso dos pioneiros.

Cruzeiro
IMG_7889.JPGLocalização – em frente ao Monumento de Súplica dos Pioneiros, Praça dos Girassóis.
Esculpida em pau-brasil pelo artesão Arnildo Antunes e instalada em 18 de maio de 1989, foi o primeiro monumento histórico erguido em Palmas e escolhido como lugar para a missa em ação de graças pelo Lançamento da Pedra Fundamental de Palmas, em 20 de maio de 1989. Por seu valor cultural foi tombado por decreto municipal em 2000.

Cascata
Localização – ala sul da Praça dos Girassóis.
A cascata ocupa uma área de 1200 m² , representa os rios e cachoeiras do Tocantins a formação das pedras que abrigam a cascata reproduzem a formação da Serra do Carmo e o visitante pode caminhar sobre as pedras, são três reservatórios com diferentes volume de água, à noite é um bonito espetáculo.

Mapa do Tocantins
Localização – ala norte da Praça dos Girassóis.
O calçamento em pedra portuguesa contornado pelos jardins tem o formato do Tocantins em terra é pouco perceptível, só pode ser observado com detalhes vista do alto. O Centro Geodésico – Rosa dos Ventos – está no centro do mapa.

IMG_7911Monumento a Bíblia
Localização – Em frente ao Palácio.
Instalado m 10 de dezembro de 2000, foi feito todo em granito preto, tem a escultura em forma de um homem elevando ao céu a Bíblia, com a escritura: “Deus enviou seu filho não para condenar, mas para salvar o mundo” (João 3:17).

IMG_7919Relógio do Sol
Localização – ala norte da praça, próximo ao pórtico leste do Palácio Araguaia, Praça dos Girassóis.
Uma obra bastante interessante projetada pelo arquiteto Silênio Martins Camargo com consultoria do físico do Observatório Nacional Marcomede Rangel Nunes. Com 6m. de altura e 60m. de diâmetro é o maior relógio horizontal de sol do Brasil, o mostrador no solo foi construído com pedras portuguesas, as linhas em cor preta indicam horas e meses. O ponteiro fixo tem 14m. de comprimento e o tubo (gnomo) que sinaliza a sombra das horas , está voltado para o sul. Durante a noite o relógio continua sendo uma interessante fonte de observação, pela haste do ponteiro podemos ver a constelação do Cruzeiro do Sul em um movimento que o ponteiro leva 1h. para girar em torno de seu próprio eixo.

O QUE VER FORA DA PRAÇA DOS GIRASSÓIS

Parque Cesamar e Casa Suçuapara64. PALMAS,TO#071-001.jpg
Localização – Área Verde 308 Sul, Av. NS 4, s/n – Plano Diretor Sul,
Horário – das 5h. às 22h.
Ingresso – gratuito.
Possui pista para caminhadas, trilha com 2 mil metros de mata típica do Cerrado, pista de skate, aparelhos de ginástica, equipamentos para a prática esportiva e espaços de diversão para crianças e adultos, bar, restaurante e um pequena represa onde as pessoas podem se refrescar. Também acontecem shows no local.
Casa Suçuapara ou Casa da Cultura – foi sede da primeira Prefeitura e Câmara Municipal de Palmas. Hoje, abriga o acervo histórico de Palmas como fotografias, documentos e mapas que retratam vários momentos históricos da capital. A Casa é sede da Associação dos Amigos do Patrimônio Cultural de Palmas (AAPCP) e a Academia Palmense de Letras (APL).

Parque dos Povos Indígenas64. PALMAS,TO#072-001.jpg
Localização – Avenida LO-04 com a NS-04, na quadra ACNE 11
Maior parque urbano do Brasil com extensão de 17km., visitação a partir da Praça da Árvore.

Fundação Cultural de Palmas.
64. PALMAS,TO#073-001.jpg
Localização – Av. Teotônio Segurado s/n.
Local de eventos, exposições, feiras, biblioteca, pequena área de rapel, amplo estacionamento. Abriga o Teatro Fernanda Montenegro com instalações modernas, climatizado, porte médio.

Praça Krano.
Localização – Praça dos Girassóis.
Réplica mostra a aldeia montada de forma circular com as casas ocupando igual distância uma das outras, na Praça Krano os índios tomavam a decisão da vida de seu povo.

Palacinho ou Museu Histórico do Tocantins
Localização – Quadra 112 Norte Avenida Ns 10 Lt 09. Entrada de Palmas pela Avenida JK.
Funciona na antiga sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins, construído em madeira de jatobá foi o primeiro edifício construído em Palmas, está na parte mais alta da cidade, nele estão objetos característicos do estado: arquivos sobreo a implantação do estado do Tocantins e capital, elementos artísticos e arqueológicos, étnicos, tradicionais, naturais, fotos e um veículo usado pelo primeiro governador.

Ponte Fernando Henrique Cardoso
IMG_7941

A Ponte da Amizade e da Integração ou Ponte Fernando Henrique Cardoso, liga a cidade de Palmas ao distrito de Luzimangue, no município de Porto Nacional. A obra, constituída por 3 pontes e 4 aterros, faz a travessia sobre o Rio Tocantins, mais precisamente sobre o lago formado pela UHE Lajeado, o conjunto 8km. de extensão, foi construída no formato causeway, perde apenas para a ponte Hélio Serejo, localizada entre Bataguassu – MS e Presidente Epitácio – SP).

Feira do 304 SulP4010545.JPG
Localização – Avenida LO-5, 2 | Plano Diretor Sul. 
Como ir – carro, uber, táxi ou ônibus que sai da Praça dos Girassóis, Galeria Palma ponto 0024, Estação Krahô, às 11h30 e 12h.30. 13h.30, desça no ponto n.0193 e caminhe cerca de 7’ até a feira.
Quando ir – A Feira acontece nas terças e sextas-feiras, à partir das 17h.
Ainda tradicional, mas perdeu um pouco da característica turística, está instalada em dois pisos, local coberto com barracas de comida regional preparada na hora na vista do freguês, além de queijos, frutas, verduras, manteiga, paçoca, artesanato de capim dourado.
Diário de Bordo – O local tem estacionamento, mas está sempre muito lotado, o melhor é tomar um táxi ou Uber.

PRAIAS
Não estranhe o uso de redes em toda extensão das praias, é um sistema de proteção para evitar o ataque de piranhas. Usamos várias praias e não nos sentimos ameaçados, tudo muito tranquilo. Aproveite!

Praia da Graciosa.
64. PALMAS,TO#077-001

Localização – Av. NS-15 – Parque.
Como chegar – Carro, táxi ou Uber, transporte público use a linha 10, o valor da passagem é R$ 3.
Praia famosa entre turistas, mas pouco frequentada pelos locais para banhos (eles preferem a praia do Caju ou do Prata). Faz parte do represamento do Rio Tocantins pela Usina Hidrelétrica de Lajeado, seus 520 m. de praia bem arborizada, conta com bares e restaurantes à beira da lagoa. O local é bem indicado para uma caminhada no fim do dia ou acesso aos restaurantes que tem como especialidade peixes da região. Da margem se visualiza a Ponte da Amizade com seus 8km. de extensão. Um largo ancoradouro dá acesso ao aluguel de caiaque ou travessia até a Ilha do Canela.
Diário de bordo – todas as praias que estão fora da cidade podem ser acessadas com transporte público, desde que, você tenha tempo suficiente para isso. Na maioria das vezes é necessário trocar de ônibus e no final ainda fazer um bom trecho caminhando. Os motoristas de táxi e Uber relutam muito e quando vão cobram taxa extra, dizem que não vale a pena transportar passageiros molhados e com areia, além disso precisam transitar com o carro por um trecho de estrada de terra.

Five Senses64. PALMAS,TO#074-001
Praia particular do Five Senses Resort às margens do Tocantins, atravessando a Ponte Fernando Henrique Cardoso.

Praia do Cajuimage001-001
Como chegar – carro ou estando na Praça dos Girassóis tomar o transporte público n. 010 que sai da Galeria Bela Palmas (11h, 12h.15), Estação Javaé, lá trocar de para o ônibus 241 Estação Xambioá sentido Sul-Norte, no final é necessário caminhar ainda 40’. Portanto, não vale a pena tentar o transporte público. Local bastante procurado pelos tocantinenses, talvez por ficar um pouco longe da cidade e com isso a procura é menor.
Ponto positivo – águas calmas, rede de proteção contra ataque de piranhas, mesas e cadeiras dentro d’água ajudam a refrescar o calor de Palmas, os preços um pouco abusivos, mas quem quiser fazer piquenique também é uma opção. Os quiosques foram reformados e está com boa infraestrutura.
Ponto Negativo – esparsos uso de drogas, no final do dia fica na orla latinhas, copos e papel além daqueles que bebem além da conta e tornam-se inconvenientes.
Diário de Bordo – recomendo ir de carro, se optar por ir com Uber ou táxi faça a negociação antes, Uber quando chamado por aplicativo cobra taxa extra.

Praia do PrataP4010520.JPG
Como chegar – carro, táxi ou Uber, o transporte público não chega até o local.
Praia tranquila, os locais recomendam muito, na margem e dentro d´água foram colocadas barracas de sapê e cadeiras, não se preocupe com as piranhas, há rede de proteção para mantê-las longe das cadeiras. Atendimento bom e a pedida recomendável é o peixe frito.

Praia das Arnos
64. PALMAS,TO#076-001

Como chegar – carro, táxi, Uber,  o transporte público não chega até o local.
Praia popular, também com barracas e restaurantes é pouco frequentada por turistas. Recentemente passou por uma reforma e melhorou a infra estrutura. Boa para ir com a família durante o dia, mas nos finais de semana a noite não recomendo, muita gente, fica tudo muito confuso.

Praia dos Buritis
Como chegar – carro, táxi, Uber, o transporte público não chega até o local.
Acesso é bem distante, atualmente com melhorias na praia onde foram instalados bancos para descanso. O píer que entra na água é bem interessante e o pôr do sol com buritis dentro d´água é ideal para ótimas fotos. Os banheiros não estão em boas condições de uso.

Ilha do Canela
image001-002
Como chegar – O embarque é no Píer 1, da Praia da Graciosa.
Quanto custa – R$25,00 ida e volta por pessoa e pode ser pago também com cartão de crédito.
A Ilha do Canela é uma ilha artificial que se formou após o fechamento da barragem no Rio Tocantins, são apenas 3km. da margem do píer até a ilha. Os barcos a motor que partem do píer demoram cerca de 10’ até esse oásis de 45mil metros quadrados. Lá você encontra barracas com comida e bebida, sanitários, a água morna do lago é ótima para um banho e o entorno é todo cercado por redes para evitar a entrada de piranhas e arraias.

ONDE FICAR

Hotel Girassol Plaza.64. PALMAS,TO#078-001
Localização – Qd. 101 Norte Rua Ns a.
O único hotel 4 estrelas do Tocantins. Chuveiro, camas e travesseiros bons, atendimento idem. Frigobar, TV tela plana, piscina e restaurante com café da manhã variado.
O restaurante não acompanha as estrelas do Hotel, prato kid’s fraco e empratamento ruim, demora infinita no atendimento, cheguei a suspender um pedido após ver que todos as pessoas que estavam na minha mesa já haviam terminado e o meu prato mesmo com insistência não havia chegado, acabei tomando uma sopa.

ONDE COMER
Como ficamos apenas 2 dias em Palmas, usamos o Restaurante Marola, algumas lanchonetes para lanches e as demais refeições fizemos no Hotel Girassol Plaza.

Marola Bar e Restaurante64. PALMAS,TO#075-001.jpg
Localização – Orla 14, Al 08, Praia da Graciosa
Visual perfeito em um restaurante flutuante, atendimento cordial. Não é barato, mas vale pelo local, cerveja gelada e pratos fartos. Lotado nos finais de semana.
Especialidade – o carro chefe são os peixes, mas há outras opções bem interessantes: Galinhada, Peixada, Carne de Sol na Chapa, Filé na Chapa, Galinha Caipira e Tira Gosto
Algumas vezes música ao vivo à partir da 21:00 hrs.
Preços – nosso pedido para 2 adultos e 1 criança: entrada costela de tambaqui R$44,00, filé de peixe a dore R$125,00 + 2 cervejas + 2 refrigerantes + 1 sorvete = R$217,80
Diário de Bordobem bolada a disponibilidade de chapéus de pirata e quepes de marinheiro que ficam à disposição para fotos ao lado do timão com fundo para o Reservatório (lago) do Rio Tocantins

ATRATIVOS NO ENTORNO DE PALMAS  (até 90km.)

Taquaruçuimage001-003
Distância – 32 km do centro de Palmas, 60km. de Porto Nacional.
População – 4 739 habitantes.
Atrativos – Cachoeira do Roncador (70m. de altura), Cachoeira Escorrega Macaco (10m. de altura), Cachoeira do Evilson, Cachoeira do Vale do Vai Quem Quer, Cachoeira de Taquaruçu, Cachoeira do Sambaiba, Cachoeira Raizana,  Cachoeira Pequena, Cachoeira Rappel, Cachoeira Caverna, Corredeira Rio São João e o  Balneário Natureza.
Aqui os moradores são hospitaleiros, nunca tem pressa, tudo é tranquilidade, se tiver tempo suba até a Pedra do Pedro Paulo, foi um seminarista que estando em férias na cidade, todos os dias subia a serra para toar saxofone lá no topo, as canções eram ouvidas em todo o vale.

Porto Nacional – Patrimônio Histórico Cultural, tombado em 2008.image001-004
Distância – 52 km de Palmas.
População – 52.700 habitantes.
Atrativos – alberga 208 construções, destaque para a Catedral Nossa Senhora das Mercês, o Seminário São José, a Prefeitura Velha, o Colégio Sagrado Coração de Jesus, o Prédio do Abrigo João XXIII.
Festa – 24 de setembro dia da Padroeira da cidade, Nossa Senhora das Mercês.

Lajeado
Distância – 54 km de Palmas.
Atrações – na estrada: Morro do Leão, Morro do Segredo, Mirante da Serra do Lajeado, visita a sede da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães. Na cidade o Balneário Ilha Verde com lago para banho, quedas d’água, mata ciliar, cachoeira, balneário, artesanato, bares e restaurantes.

Paraiso do Tocantins
Distância – 60km. de Palmas às margens da Rodovia BR-14, hoje Belém-Brasília ou BR-153.
Atrativos – Serra do Estrondo com vegetação típica do cerrado, tem como atrativos o mirante, a capela e um cruzeiro.
Festa – Romaria da Serra do Estrondo, realizada na celebração da Paixão de Cristo.

Monte do Carmo
Distância – 89 km de Palmas.
Atrações – Igreja de Nossa Senhora do Carmo de 180, uma construção datada de 1801, de arquitetura simples, no centro da cidade. Igreja de São Gonçalo que fica no pé da serra do Carmo, era a igreja dos negros escravos, as ruinas resistem ao longo do tempo. Cidade com arquitetura do séc. XIX, ruas estreitas, casas simples.
Festas – Festa do Divino Espírito Santo; da padroeira, Nossa Senhora do Carmo; de Nossa Senhora do Rosário e de São Sebastião, sendo talvez a principal a que acontece no Domingo de Páscoa – a Folia do Divino (Festa do Imperador) – na qual  os foliões deixam Monte do Carmo e percorrem as cidades vizinhas, no chamado Giro das Folias. São 30 dias de visitas às fazendas para abençoar as famílias e recolher donativos para a festa. Depois eles retornam, e acontece o grande encontro das folias em homenagem ao Divino Espírito Santo, à Nossa Senhora do Carmo e do Rosário.

TOCANTINS

O Tocantins é o mais novo estado do Brasil, na bandeira e selo nacional é representado pela estrela Adhara.
Localizado na Região Norte – Planalto Central Brasileiro, tem a maior parte do solo em terreno plano com esparsos morros e serras.
Área – 277.600 km².
População – 1,550 milhões (2017).
Capital – Palmas.
Municípios – 139 cidades.
Origem do nome – “Tocantins” é derivado da língua Tupi e significa “bico do tucano”.
Clima – principalmente tropical seco. Composto por diversos biomas, destacam-se: cerrado, floresta tropical e floresta equatorial.
Estado – na constituição de 1988 desmembrou-se do Estado de Goiás e em 1989 foi oficialmente instalado na unidade.
História – foi ocupado por europeus por mais de 300 anos que aqui se instalaram a procura de ouro no final do séc. VXII, quando se defrontaram com os índios que aqui viviam e deixaram rastros de suas manifestações culturais, religiosas e tradições. Passado o ciclo do garimpo começou a criação do gado e produção agrícola e mais recentemente o turismo.
Turismo – o Estado é banhado principalmente pelos rios Araguaia e Tocantins, possui três importantes polos turísticos: Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo; Jalapão conhecido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s