
CORUMBÁ
Dividi o post em 2 partes com percurso total de 2.892km.
– Corumbá
– Pantanal (pesca esportiva)

O Pantanal é a maior planície de água doce alagada do mundo, quando inundada no período das chuvas abrange uma área aproximada de 210 mil km² sendo que 140 mil km² em território brasileiro. As chuvas determinam o que fazer e observar da vida pantaneira: o Tuiuiú com altura até 1,60m., ave símbolo do Pantanal, também a Arara Azul e a Colhereiro que podem chegar a 1m. As grandes Emas podem aparecer de forma tranqüila ou em disparada e outras aves podem ser observadas “mergulhando” para caçar, como os Biguás e os Gaviões. Alguns felinos como a onça pintada também podem aparecer timidamente. Na água estão peixes, anfíbios e alguns mamíferos.
Quando ir
Maio a Setembro – período sem chuvas, período bom para quem for percorrer a Estrada Parque Pantanal.
Julho a Novembro – aos poucos as águas começam a baixar e já perto de Novembro acontece o período de reprodução das aves, propício para birdwatching (observação de pássaros).
Janeiro a Março – muito calor e a chuva intensa unem rios, lagos e banhados em uma única planície de água.
Março (final) a Maio – bom para quem quer pescar Pacu.
Agosto a Outubro – bom para pescar Pintado.
Novembro a Março – acontece a piracema, a pesca fica proibida.
Pensando a viagem
É praticamente impossível fazer tudo por conta própria;
Reserve uma hospedagem se for alta temporada;
Contrate guia: passeio de barco, canoagem, pequenas trilhas pela mata, safári fotográfico e um pouco fora do comum são as comitivas que levam o gado por trajetos longos;
Para alguns passeios é necessário carro com tração nas 4 rodas;
Passeios pelo rio necessitam de contratação de piloto com barco/motor;
Considere levar na viagem um cooler com alguma bebida e fruta;
Geralmente as pousadas informam antecipadamente sobre as condições climáticas;
Nos arredores da pousada o visitante pode com sorte visualizar macacos, capivaras e aves;
Estrada Parque Pantanal – são 120km. de aterro alojando mais de 70 pontes que são bastante úteis no período de cheia.
CORUMBÁ
População – 105 mil habitantes.
Estado – Mato Grosso do Sul.
Origem do nome – em tupi guarani significa: lugar distante.
Outras denominações – Cidade Branca devido ao solo rico em calcário. Capim do Pantanal por abrigar 60% do Pantanal.
Fundação – 1.778 como Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque, mas a ocupação da região começou no século XVI com a expectativa de encontrar ouro. Na Guerra da Tríplice Aliança (1861-1870), foi conquistada pelos paraguaios delimitando o avanço das tropas de Solano Lopes, o que transformou a cidade em uma praça de guerra. Após a retomada para defesa foram construídos 5 fortes: Limoeiro, Junqueira (único existente), Conde D’Eu, Duque De Caxias e Major Gama. Faz fronteira com a Bolívia e é o ponto de partida para a turística Estrada Parque Pantanal. A cidade oferece boa estrutura para quem vai visitar o Pantanal, fica às margens do Rio Paraguai de onde partem barcos para passeios e pesca.
O fazer em Corumbá
Casario do Porto Geral de Corumbá* (século XVIII)
Localização – Porto Geral, Rua Manoel Cavassa, ladeiras Cunha e Cruz, José Bonifácio, alguns casarios com arquitetura de características européias estão na Avenida General Rondon, trecho entre as ruas Sete de Setembro e Antônio João, foram construídos com materiais e mão de obra dos moradores. O local apesar do tombamento não mantém uma conservação à altura do que os casarios representam, algumas casas estão restauradas, outras abandonadas, mas vale a pena a visita pela parte histórica.
Não deixe de ver o por do sol no mirador para o Rio Paraguai.





Museu de História do Pantanal / Fundação Barbosa Rodrigues **
Localização – Rua Manoel Cavassa, 275 – Porto Geral
Contato – http://muhpan.org.br – fone (67)3232.0303
Horário – terça a sábado das 13h. às 17h;30
Peças históricas compõem o acervo sobre a cidade de Corumbá e Pantanal que ficam guardadas em um casarão de 1876, antiga Casa Wanderley.




Estação Natureza Pantanal / Fundação Grupo Boticário *** (2006)
Localização – Ladeira José Bonifácio, 111 – Porto Geral. – Edifício Sleiman (1908) em estilo neoclássico.
Informação – http://fundacaogrupoboticario.org.br, fone (67)3231.9100.
Horário – segunda a sexta das 9h. às 11h.20 e das 14h. às 17h20.Informações sobre formação geológica, hidrografia, ciclo das cheias, fauna e flora da região com 23 painéis distribuídos no andar térreo, mostra também a história dos habitantes. Interativo, atraente para crianças. Não tem estacionamento.
Ingresso – R$3,00 (inteira), R$1,50 (meia), isento menores de 6 e maiores de 60 anos.
Instituto Moinho Cultural **
Localização – Rua Comendador Domingos Sahib, 300 – Porto Geral.
Fone – (67)3232.9981.
Horário – segunda a sexta das 7h.30 às 17h.30
O instituto atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social oferecendo aulas de balé, música clássica e informática. Para ajudar a manter suas atividades vendem camisetas e bolsas feitas a partir de lona reciclada. Lanchonete com receitas regionais. Aceitam cartões de crédito. Sem estacionamento.
Escadinha da Quinze (1923) **
Localização – cruzamento da Avenida General Rondon com a Rua Quinze de Novembro.
A escada de 126 degraus sobe do Porto Geral à Ladeira José Bonifácio, do alto há uma bela vista do Rio Paraguai e Pantanal, muito perto está a Avenida General Rondon com suas palmeiras imperiais. Acesso fechado por motivo de segurança (assaltos).
Casa de Massa Barro *** (fundada em 1982)
Localização – Rua da Cacimba da Saúde, s/n.
Horário – segunda a sexta, das 8h. às 11h. e das 13h. às 17h. Sábado 8h. às 11h.30.


.Contato – fone (67)3231.0518.
Peças de argila bastante artesanais que reproduzem animais da região: tuiuiús, garças brancas, jacarés, capivaras, araras, tucanos, onça-pintada e imagens de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Pantanal. Não governamental, não tem fins lucrativos foi criada como projeto de inclusão social para ensinar uma profissão às crianças do bairro com matricula escolar comprovada.
Forte Junqueira – 1871 – antigo Forte da Pólvora ***
Localização – parte oriental de Cuiabá, em terreno do 17º.Batalhão de Fronteira.
Atrativo – Construído logo após a Guerra do Paraguai além do visual para o Rio Paraguai tem como atração 12 canhões raiados de 75mm., fabricados entre 1872 e 1884, fabricados pela indústria inglesa Fried Krupp, que nunca foram usados. O forte foi edificado sobre escarpa calcária, paredes ½ m. (algumas informações contam 3m), de espessura feita em pedra calcária. Internamente não tem edificações.
Cristo Rei do Pantanal***
Localização – topo do Morro do Cruzeiro
Atrativo – no trajeto de acesso estão esculturas de Izulina Xavier reproduzindo as 14 estações da Paixão de Cristo, a imagem do Cristo também é uma obra sua. No alto do morro se observa a paisagem urbana e vegetação típica pantaneira, ao entardecer o por do sol é fantástico.
Matriz Nossa Senhora da Candelária** – (1872/1885).
Localização – Praça da República, 2-260 – Centro
O prédio foi tombado em 1992 como Patrimônio Histórico Nacional. As paredes medem entre 60cm. a 2m. de espessura. Na entrada a pia de água benta com mais de 100 anos foi doada pela família Cavassa. O confessionário é de 1874. Próximo ao altar principal, do lado esquerdo, está o túmulo de Dom Vicente Maria Priante, fundador da congregação das “Irmãs de Jesus Adolescentes”, que foi sepultado em 1894. O conjunto de 4 sinos em ferro fundido é da época da fundação. Em madeira há uma réplica do quadro de Victor Meirelles “Primeira Missa no Brasil” e um oratório com a imagem da “Pietá”. A imagem de Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade, é uma das peças mais antigas.
Curiosidade – O Vigário da Vara, Frei Mariano de Bagnaia julgando-se herói da Guerra do Paraguai por sobreviver às torturas dos paraguaios decidiu levar adiante a construção e acreditou que seria ele o homenageado, como isso não ocorreu e a homenageada foi Nossa Senhora da Candelária, Frei Mariano teria enterrado ali suas sandálias e dito que, enquanto elas não fossem encontradas, a cidade teria um período de estagnação por 100 anos, por coincidência (ou não), houve uma estagnação econômica desde o fim do comércio fluvial.
Ladeira Cunha e Cruz ou Ladeira da Candelária ou Ladeira da Saúde ou Ladeira da Capitania *
Localização – em frente à Matriz Nossa Senhora da Candelária, na esquina com a Rua Delamare onde está a Capitania dos Portos. O nome homenageia o capitão da tropa brasileira que organizou a retomada de Corumbá durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), neste local foi travada a sangrenta batalha de 13 de junho de 1867.
Curiosidade – na noite de 23 para 24 de junho a procissão desce pela ladeira em direção ao rio para banhar a imagem, esta tradição chama-se Arraial do Banho de São João.
Praça da Independência (1917)**
Localização – centro da cidade
Seu estilo de construção só é repetido em duas praças no Brasil e uma na Alemanha. Originalmente era murada em mármore com portões em ferro. O coreto foi importado da Alemanha assim como o mosaico do calçamento da parte externa. As 4 esculturas representando as estações no ano são em mármore de Carrara e foram esculpidas em Pisa (Itália), doadas por um conde italiano que veio caçar no Pantanal.


Santuário Nossa Senhora Auxiliadora (1899)***
Localização – Rua Dom Aquino, 1037, Praça da Independência.
Foi tombado em 1992 como Patrimônio Histórico Nacional. Possui em seu interior o Cristo na Cruz em tamanho natural, esculpido em madeira pelo artista plástico espanhol Antônio Burgos Villa, amigo de Pablo Picasso, que nasceu em Barcelona, viveu e morreu em Corumbá/1982.
Curiosidade – Relatos contam que por não possuir remetente nem destinatário a imagem ficou encaixotada durante anos em um dos armazéns do Porto Geral e por ocasião da inauguração da igreja a caixa foi aberta e a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora foi levada até o Santuário e por coincidência seu tamanho era exatamente o do santuário no altar. Por suas características acredita-se ser de origem italiana.




Casa do Artesão (fundada em 1975)***
Localização – Rua Dom Aquino, 405
Antiga cadeia pública o prédio foi restaurado em 1893. Local onde o artesão pantaneiro expõe seus produtos para venda utilizando pele de peixes, madeira, argila, tecelagem de salsaparrilha, taboa, água-pé, jornais, sementes, pinturas, crochê e farinha de bocaiúva.
A Associação Amor-Peixe (Associação de Mulheres Organizadas Reciclando o Peixe) é composta por mulheres que trabalham com curtume de couro da tilápia. O artesanato em camalote é feito pela indígena da etnia Guató. O artesanato de salsaparrilha é feito por dois irmãos. Gilberto Rolon produz artesanato com jornal e madeira, mas o seu produto mais famoso é a farinha de bocaiúva que ele produz há vinte anos, a polpa seca da bocaiúva é processada em máquina específica que trabalha com 5kg. por vez.
Estrada do Pantanal ***** (final do século 19)
Extensão – 120km.
Pontes – 71 de madeira.
Quando ir – entre abril e setembro, época da seca.
Trajeto – liga a região de Lampião Aceso, em Corumbá até o Buraco das Piranhas na BR-262 (km. 656). A partir da Curva do Leque, são 51km. de terra até chegar na BR-262 e só aqui há hotéis. Previna-se com combustível, não há postos de abastecimento.
Compras na Bolívia
Apesar de não ter gostado da experiência, vão aqui algumas dicas. As lojas ficam na Avenida Luis Salazar De La Vega, a principal de cidade.
Como chegar – atravessar a fronteira com carro próprio, táxi à partir do centro (R$60,00 ida e volta), moto boy, deixar o carro no lado Brasil e atravessar a fronteira a pé até Puerto Quijarro circular pelo camelódromo e tomar um táxi para os shoppings.
Moeda – dólar, reais ou bolivianos.
Camelódromo – centro de Puerto Quijarro, próximo da avenida principal. Se você não se importar em comprar falsificados este é o local.
Shopping Puerto Aguirre – a maioria das lojas está fechada, algumas que resistiram à crise vendem roupa, brinquedo, eletrônico, bebida, perfume, óculos, utilidades domésticas.
Shopping China – rede com lojas no Paraguai e no Uruguai, está ao lado do Shopping Puerto Aguirre, mesmas coisas, com menos variedade.
Miami House – ainda na avenida principal, mais adiante dos shoppings. Tem bons preços em brinquedos, óculos, alçados, bolsas, maquiagem, cosméticos, móveis.
Empório dos Importados – nos mesmo moldes da Miami House.
Supermercado Unión – ótimo para comprar chocolates, bebidas, cerveja Paceña.
Onde comer em Corumbá
Restaurante e Churrascaria Laço de Ouro – $$/$$$
Localização – Rua Frei Mariano, 534. Churrasco sistema rodízio, saladas, pratos quentes e bebidas. Ambiente simples e descontraído.
Alba Restaurante – $$/$$$
Localização – Rua Treze de Junho, 1.363, centro. Comida pantaneira boa, mas com preço um pouco alto. Carta de vinhos.
Restaurante e Churrascaria Rodeio do Pantanal – $$/$$$
Localização – Rua Treze de Junho, 760, centro. A noite o serviço a la carte com pratos bem servidos para compartilhar com amigos, não é barato. Almoço por quilo com saladas e pratos quentes, comida excelente, ambiente agradável e preço justo.
Restaurante do João – $$/$$$
Localização – Rua Cabral, 869. Especialidade – “Pranchão Soleado”, corte do coxão duro fica por uma noite no sereno e é soleada por dois dias pela manhã, acompanha mandioca cozida e paçoca de carne seca.
O restaurante oferece também opções de peixe.
Restaurante Miguéis – $$-$$$
Localização – Rua Frei Mariano, 708 – Centro
Especialidade – Peixe a Urucum: pintado com molho à base de creme de leite e gratinado com queijo. Sobremesa doces de abóbora e batata doce.
Boa comida com preço justo. Atendimento atencioso dos proprietários (Amanda), local climatizado,
Bar do Gelson – $$
Localização – Rua Aquidauana, 128 – Bairro Universitário
Especialidade – só servem porções, eventualmente pode ter jacaré (da Caimasul)
O bar está instalado em um deck às margens do Rio Paraguai, local agradável, cerveja gelada e porções interessantes.
Dolce Café $$/$$$
Localização – Rua Frei Mariano, 572.
Horário – fecha às 23h.
Buffet por pessoa com churrasco ou a La Carte (filé c/ gorgonzola), que sai mais caro. Ambiente agradável, boa equipe de atendimento. O preço não é interessante. Uma boa pedida é a porção de pintado acompanhada de chopp. Local é um misto de restaurante,cafeteria e padaria.


Comer barato em Corumbá
Cantina Tia Mary – $ (4,6 de 5)
Localização – Rua Delamare, 1.580
Horário – das 10h. às 14h.30
Especialidade: Peixe à Urucum (filé de pintado empanado, frito e depois cozido com presunto, muçarela e molho de urucum), Peixe à Escabeche (filé de pintado frito e depois ensopado em molho de tomate) e Costelinhas de Pacu.
Panela Velha – $ (nota 4,5 de 5)
Localização – Rua 15 de Novembro, 126-286, Centro. Especialidade – comida caseira
Saltenharia do Nandinho – $ (nota 4,5 de 5)
Localização – Rua Dom Aquino, 1370, Centro. Especialidade – saltenhas à moda paraguaia, massa fina e levemente adocicada, crocante, bem recheada. Tem outros salgados. Refrigerante de mate.
Pizzaria Donana – $ (nota 4,4 de 5)
Localização – Rua Major Gama, 549 – Dom Bosco. Pizzas: abobrinha com bacon, abobrinha com parmesão, aliche.
Feira de Domingo – $ (nota 4,5 de 5)
Localização – Rua do Ladário. São mais de 180 barracas com quitutes da cultura local: pastel de Corumbá, saltenha, bolo de arroz, bolinho de bacalhau, sopa paraguaia, caldo de cana. Além do tradicional queijo nicola e o requeijão de corte.
Onde ficar em Corumbá
Hotel (Candeias) Gold Fish(nota 7,3)
Localização – Av. Rio Branco – Universitário.
Facilidades – café da manhã, piscina, wi-fi, TV, quarto com a/c, banheiro privativo, armário, roupa de cama e banho, restaurante, estacionamento privativo
Distância – 3,6km. do centro.
Diária – R$161,00. (confirmar)
Santa Mônica Palace Hotel (nota 7,5)
Localização – Rua Antônio Maria Coelho, 345, Corumbá-MS – 200m. do centro
Facilidades – café da manhã, piscina ao ar livre, wi-fi, frigobar, TV LCD, banheiro privativo. Estacionamento público. Está a 1km. do Porto Geral, museus Muphan e Boticário, 15km. da fronteira com a Bolívia.
Diária – R$263,00 (confirmar)
Pousada Beija Flor (nota 7,1)
Localização – Rua Cabral, 1,101
Facilidades – café da manhã, wi fi, TV, a/c, banheiro privativo, frigobar, roupa de cama e banho. Garagem privativa.
Diária – R$180,00 (confirmar)
Hostel Road Riders
Localização – Rua Firmo de Matos, 01,
Facilidades – café da manhã, bar, wi-fi, banheiro privativo, a/c, para estacionamento privativo necessita reserva, aluguel de bicicleta e carro.
Diária – R$108,00 para quarto casal privativo (confirmar)
Casa Branca – Cama & Café (nota 9,7)
Localização – Rua XV de Novembro Centro, 681, Corumbá.
Facilidades – wi-fi, café da manhã, banheiro privativo, cozinha compartilhada, a/c, TV, roupa de cama e banho.
Diária – R$160,00 (confirmar)
Suite no centro da cidade (nota 9,1)
Localização – Rua Colombo, 970 – centro
Facilidades – wi-fi, sem café da manhã, banheiro privativo, cozinha compartilhada, micro ondas, a/c, TV, área de estar, roupa de cama e banho (custo adicional). Não tem estacionamento.
Diária – R$100,00 (confirmar)
2ª. PARTE – vide pesca esportiva no Pantanal
Algumas distâncias
BR-262 / Valinhos x Água Clara = 743km.
BR-262 / Valinhos x Ribas do Pardo = 858km.
BR-262 / Valinhos x Campo Grande = 958km.
BR-262 / Campo Grande x Hotel Pesqueiro Jund Pesca = 363km.
BR-262 / Pesqueiro Jud Pesca x Corumbá = 67km.
09/03 – sexta-feira
Voltando Corumbá x Andradina
10/03 – sábado
Andradina x Valinhos
INVESTIMENTO
Alimentação c/ bebidas ……….. R$ 425,18
Hospedagem ……………………. R$ 264,00
Combustível …………………….. R$ 758,40
Pedágio ………………………….. R$ 196,40
Transporte Cuiabá/Bolívia …….. R$ 104,50
sub total ………………………….R$1.748,48
INVESTIMENTO (pesca)
Hospedagem …………………… R$2.340,00
Combustível do barco ………… R$ 420,00
Iscas ……………………………… R$ 217,00
TOTAL GERAL ……………….. R$4.725,48
Hospedagem inclui: café da manhã, lanche de barco, jantar.
Não inclui bebidas, levamos nossa bebida e consumimos a bebida da Pousada durante as refeições.
A hospedagem incluía 3 dias de navegação, fizemos apenas 2, mas pagamos integralmente.
Opções de hospedagem no trajeto
Para quem vai de carro fica cansativo fazer todo o trajeto em um só dia, as possibilidades de pernoite no Mato Grosso são as cidades de Água Clara, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande.
ÁGUA CLARA/MS
A cidade se desenvolveu com a construção de Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, os moradores eram os construtores da ferrovia, depois chegaram os comerciantes e mais tarde a indústria de fornecimento de madeira que atualmente são em número de 30 que trabalham com reflorestamento. Está instalada em Água Clara a Indústria Imbaúba Laticínios que processa 100.000 litros leite/dia. Alem da Multinacional Cobb-Vantress e a Granja Alvorada.
Acesso – BR-262
População 14.879 habitantes.
Turismo – cachoeira branca e cachoeira preta
Onde dormir em Água Clara
Hotel Ipê (bom)
Localização – Rua Maria Abadia da Silva, 111 – Jardim 14 Biz, Água Clara – MS. fone (67)3239.2600
Não informa preço nem disponibilidade.
Millenium Plaza Hotel (bom)
Localização – Av Julio Maia, 1036, Água Clara, MS. Fone: (67) 3239-3600
Não informa preço nem disponibilidade.
Hotel Tupete (ruim)
Localização – Avenida Júlio Maia, 1.162, Carmo, Água Clara, MS.
Onde comer em Água Clara
Restaurante Talismã
Localização – Rodovia BR-262, Km 140, S/n – Siderurgica
Horário – aberto 24h.
Facilidades – self service com churrasco, lanches, bebidas, sobremesa. Ambiente climatizado, wi-fi, bom banheiro, atendimento excelente, ampla área com produtos para compra.
Restaurante Tropeiro
Localização – Avenida Julio Maia, 1990, próximo ao mercado e lotérica, centro.
Buffet a kg., comida simples, caseira, bem feita.
Choperia Boulevard 44
Localização – Av Luiz Fiuza Lima, 44.
Bar temático (rock) com petiscos e cervejas artesanais. Barulhento em dias de apresentação.


RIBAS DO RIO PARDO/MS
O município de Ribas do Rio Pardo está no Leste de Mato Grosso do Sul, a 102 km da capital Campo Grande, as margens da BR-262. População aproximada de 21 mil habitantes. Poucos recursos.
Turismo – Bóia cross no Rio Mantena
Onde ficar em Ribas do Rio Pardo
Maqueza Park Hotel (bom)
Localização – Av. Áureliano Moura Brandão, 1388 – Jardim Vista Alegre, Ribas do Rio Pardo – fone (67)3238.1263
Hotel Thalis (regular)
Diária – R$107,00 (confirmar)
Hotel Modelo (regular)
Localização – Rua Aniceta Rodrigues de Souza 1240 | Jd Vista Alegre.
Hotel São Francisco (ruim)
Localização – Av. Nelsom Lírio, 1677 – Centro, fone (67)3238.1291
CAMPO GRANDE
Onde dormir em Campo Grande
Hotel Paris (bom)
Localização – Av Costa E Silva, 4175, 5km. do centro a 2 quadras da rotatória da BR-262 com 163.
Turis Hotel
Localização – Rua Alan Kardek, 200 – 850mt. do centro, estacionamento privativo c/ pré reserva.
Contato – (67)3320.6700
Diária – R$123,00 (confirmar)
Jandaia Hotel (bom)
Localização – Rua Barão do Rio Branco, 1.271 – 1,2km. do centro
Diária – R$194,00 (confirmar).
Tudo bem com vocês??? Belo e tentadora viagem, obrigado por compartilhar.
abraços
CurtirCurtir
Marcos, eu é que agradeço sua atenção e disponibilidade em acompanhar meu blog. Abraços
CurtirCurtir