UYUNI

É uma cidade no departamento de Potosí, capital da província Antonio Quijarro, Bolívia. Cidade conhecida internacionalmente pelas atrações naturais que estão perto de Uyuni considerada como “cidade dormitório” já que é o ponto de partida para o deserto de sal, está repleta de agências de turismo.
População – 29.672habitantes (2012).
Altitude – 3.670m.,
Área – 7.895km2.
Fundação – 11 de julho de 1889
Distância de La Paz – 540km.
Distância de Sucre – 360km.
Distância São Pedro de Atacama x Uyuni – 525km.
SALAR DE UYUNI

Extensão – 12.000km2. – é maior que a cidade de Manaus, que Sydnei (na Austrália), ou o Líbano!
Altitude – 3.600m., alguns passeios podem ultrapassar 4.000m. a.n.m.
É a maior planície de sal do mundo, formada em um lento processo onde há milhares de anos existiam lagos nessa região, a água evaporou e ficou o deserto de sal que pode ser visto até do espaço. A paisagem é incrível o branco se estende além do horizonte e é preciso óculos de sol para melhor enxergar, além desse “mar” branco estão lagos e lagoas coloridas, esculturas em pedra tralhadas pelo vento, ilhas de cactos.
Quando Ir
A maior parte do ano o Salar fica seco e o número de lugares visitados é maior. No verão (final de abril), ocorre o período chuvoso ele vai estar alagado, nem sempre é possível ter acesso a todas as atrações, mas o alagado funciona como um espelho que reflete o céu, as nuvens e as estrelas a noite.
Como chegar

Opção 1– partindo do Chile – para quem vai fazer o Deserto de Atacama, agências oferecem roteiros de ida e volta com 3 dias e 2 noites no Salar.
Opção 2 – partindo de São Paulo/GRU – com a BOA Boliviana de Aviación.
Como fomos – Saímos do Aeroporto Cumbica em Guarulhos/SP (14h.), tempo de voo 2h.50 até o Aeroporto de Viru Viru/Bolívia, tempo de conexão 1h.30 e aproveitamos para trocar dólares por bolivianos, reembarque às 17h.20 com chegada a La Paz 18h.20. Para ajudar na aclimatação e conhecer a cidade, ficamos por 2 dias em La Paz.
Câmbio em Viru Viru (07/2024) – U$410 x 6,85 = B$2.808,50
La Paz x Uyuni – avião ou ônibus?
Ônibus – Fomos com a Titicaca Tourist Transportation, saindo de La Paz 9h.15pm, previsão em Uyuni 6h.15am., mas houve um atraso de 3h. na chegada.
Como fomos – compramos os bilhetes pela internet com a Trans Titicaca Bolívia, insista para marcar as poltronas, pois no dia do embarque tem fila no guichê para retirar os vouchers e eles colocam em qualquer lugar, as poltronas do ônibus leito tem boa inclinação, dá para dormir bem, tem aquecimento e banheiro. No embarque foi servido um lanche com pão e patê de frango e suco. Surpresa! Antes de sair do terminal vai subir um fiscal e cobrar taxa de B$2,50 por passageiro.
Como voltamos – Boliviana de Aviación – tempo de voo 1h. Voltamos para La Paz com a BOA, voo bem tranquilo.

Como é o passeio
São várias opções de 1 a 4 dias e você escolhe fazer de forma particular ou compartilhada em jipes com capacidade para 6 turistas e o motorista que também é cozinheiro. O passeio é bem dinâmico, mas sempre subindo e descendo do jipe.
Nossa opção – em minha viagem anterior tomei um passeio compartilhado e não recomendo. Desta vez reservei um jipe particular 4×4 para 3 pessoas, motorista, sacos de dormir, quarto e banheiro privativos, tubo de oxigênio. As agências incluem café da manhã, almoço, jantar, suco e água somente nas refeições. Previna-se levando água para todo o passeio, papel higiênico e dinheiro boliviano, são poucos os lugares para uso, mas não aceitam cartões.
Nossa opção – 3 dias 2 noites.
ROTEIRO:
Agência Salarmanta Tour
As agências promovem os mesmos lugares a serem visitados, o que pode mudar é o cardápio. A Salarmanta é confiável, tivemos um bom atendimento com a Pamela e cumprimento de todos os itens, a comida é simples, mas suficiente e o Roly se esmerou em nos atender da melhor forma possível. O jipe era confortável e não apresentou nenhum problema.
Contato – Pamela Ignácio – +591.67919602
Motorista – peça o Roly, excelente pessoa, motorista responsável e faz ótimas fotos.
Inclui – espera no terminal de ônibus ou aeroporto, 3 cafés da manhã, 3 almoços, 2 jantares, vinho e petiscos ao entardecer no salar, hotel de sal com banho privado na primeira noite, hospedagem com banho privado na segunda noite, retorno a Uyuni por volta das 18h.pm. Saco de dormir, maleta primeiros socorros, oxigênio.
Investimento – B$6.200 U$886 (julho/2024)
NÃO INCLUI
Ticket de ingresso Isla Incahuasi – B$30 por pessoa
Ticket de ingresso Parque Nacional Eduardo Albaroa – B$150 por pessoa.
Ticket de ingresso aguas termales – B$6
O que levar – água, óculos de sol, protetor solar (rosto e boca), hidratante, chapéu, álcool gel, lenço umedecido, papel higiênico, chinelo, casaco. Para as “águas termales” maiô, para o inverno alugar saco de dormir. Acrescentar itens de higiene pessoal.
Outras Agências – Andes Salt Expeditions, Senda Andina (opera junto com a Atacama Trips e oferece Atacama com Uyuni). Algumas agências têm sua matriz em Viru Viru ou Sta. Cruz de La Sierra, verifique sempre se há um contato (escritório) em Uyuni, porque se houver problema vai ser difícil entrar em contato com a matriz. Em minha primeira viagem optei pela Discovery Bolívia e não recomendo.
Como é o roteiro com a Salarmanta
1º. dia
CEMITÉRIO DE TRENS

Museu a céu aberto com carcaças de trens que foram abandonados após desativação da retirada de minérios da região de Potosi, seu período máximo foi entre 1920 a 1929 quando entrou em crise. Fica na periferia da cidade, o solo arenoso contrastando com as escuras locomotivas resultam fotos interessantes.
COLCHANI

O Salar de Uyuni contém cerca de 10 bilhões de toneladas de sal, com 25.000 toneladas escavadas e processadas anualmente. No povoado vivem cerca de 600 pessoas que sobrevivem da extração de sal, venda de artesanato feito de sal e arte têxtil de lhama e alpaca. O trabalho é difícil, não possuem proteção alguma para trabalhar no salar, param de trabalhar aos 40 anos por problemas de saúde. O Museu de Sal não leva mais do que 10 minutos para ser visitado.
SALAR DE UYUNI

Local onde são feitas os ‘ojos de sal” pequenas pirâmides de sal para serem drenadas e depois recolhidas em caminhões. São quase 12mil km2 de sal, com crostas de 5 a 70cm. de espessura a uma altitude de 3.650m. a.n.m. Da cidade de Uyuni até o Salar são 30km. Agora já é necessário colocar óculos escuro, o sol refletido no chão branco incomoda a vista.
OJOS DE SAL

BANDERAS

ALMOÇO – HOTEL DE SAL

A hospedagem tem estrutura bem simples, pouco utilizado para pernoite pela falta de estrutura básica. Aqui os guias fazem uma parada para almoço que já trazem no jipe tudo pronto. Um edifício de aparência simples, mas dentro muito interessante. As paredes são feitas de blocos de sal, cobertura de palha, tendo em vista que lá não chove. Ao entrar o encanto continua: as mesas, bancos, tudo feito de blocos de sal. Coloridas toalhas com motivos nativos cobrem as mesas, almofadas com mesmo motivo sobre os bancos, o piso todo em sal grosso convida o visitante a arrastar os pés.
ISLA DEL PESCADO – INCAHUASI

Localizada na província de Daniel Campos, a uma altitude de 3.660m. a.n.m. Recebe este nome por seu formato em forma de peixe, são altas formações de corais em meio ao Salar cobertas por imensos cactos. No deserto de Uyuni estão cerca de 70 variedades de cactos. Para percorrer a Ilha é necessário pagar uma taxa de B$30, que dá direito ao uso de banheiro.

A vista do alto das formações de corais é incrível, em toda sua volta há sal a perder de vista. São mais de 6.000 cactos e há um pequeno museu. Curiosidade: Incahuasi quer dizer “casa dos incas”.
Porque era um local de acolhimento para aqueles que fazia a travessia do Salar caminhando.
SALAR DE CHINGUANA

Não é tão atraente como o Salar de Uyuni, o sal se mistura com a terra formando uma coloração escura, como uma ferrovia passa pelo Salar, algumas agências fazem um ponto de parada para fotos.
Se o seu motorista for gentil (como a maioria), ele vai fazer uma parada para excelentes para fotos, criativas e divertidas.

Primeiro ele para em uma linha férrea, depois em um amplo espaço de sal com o solo recoberto por um desenho natural no solo salgado, aqui nova sessão de fotos e depois enquanto continuávamos com nossas próprias fotos o Roly preparou um rappy hour com petiscos salgados, vinho, suco, refrigerante e doces.
Aguardamos o pôr-do-sol no Salar…… Maravilhoso!!!!!!!!

JANTAR, PERNOITE E CAFÉ DA MANHÃ
Hotel Ecológico
Simples, acolhedor, sem aquecimento, mas fornecem cobertores suficientes, lembrando que também levamos sacos de dormir. Higiene boa com roupa de cama e toalhas limpas e chuveiro quente. Chegamos às 19h. no Hotel Ecológico para jantar e pernoite, jantar providenciado por nosso motorista Roly. Salada com vegetais, macarronada à bolonhesa, refrigerante e água.
2º. DIA
Nosso café da manhã foi servido às 6h.30 e saímos para os passeios do dia.
RESERVA NACIONAL DE FAUNA ANDINA
EDUARDO AVAROA.

Área protegida mais visitada do país inicialmente foi criada para proteger a vicuña e a planta llareta, ambas ameaçadas de extinção, atualmente conta também com guanacos, flamingos, pássaros e alguns mamíferos.
MIRADOR VOLCÁN OLLANGUE

Está na região vulcânica de Lípez, na fronteira da Bolívia com o Chile, a atração está a 5.870 metros e possui uma cratera de 1.250 metros de diâmetro. Há uma parada no mirador para fotos e em dias claros observa-se a fumarola. No local há um espaço que serve chá, chocolate quente, petiscos e lanche com linguiça de llama.
LAGUNA CAÑAPA

Está a 4.140m. a.n.m., sua água é salgada e está rodeada por 3 vulcões (Caquena, Tapaquillcha e Cañapa), tem um espelho d´água com 1,42 km². A lagoa é toda rodeada de bórax muito branco que contrasta com os flamingos rosados, eles se instalam ali durante o verão, no inverno eles são mais raros.
LAGUNA HEDIONDA

Está a 4.100m. a.n.m. com uma superfície de 4,5 km². Abriga flamingos e algumas espécies da fauna local. Por ser um local com mais estrutura, aqui é servido o almoço.
JANTAR, PERNOITE E CAFÉ DA MANHÃ

Hotel Pedresal, indicado pela agência como hotel rústico nos surpreendeu com as acomodações, não tem aquecimento nos quartos, mas boas roupas de cama, travesseiros tolhas de banho, chuveiro quente e cobertores suficientes, tudo muito limpo e no jantar nosso motorista nos surpreendeu com um prato típico boliviano “Pique a lo Macho”.
3º. DIA.
TERMAS DE POLQUES

Localizada no Salar de Chalviri, é também conhecida como Termas de Chalviri ou Águas Termales, ultrapassa 4.300m. a.n.m possui água que chega a 30ºC, o banho é feito em uma pequena piscina artificial. Localizadas no Salar. É recomendado ficar no máximo 20min, pois a água quente e a altitude abaixam a pressão sanguínea.
Nesse dia a temperatura externa estava 0o.C, mas mesmo assim entramos na água.
GEISERS SOL DE MAÑANA

Está a 5.000m. a.n.m. em uma área de 1 km². Lavas fervendo com gases de enxofre sobem em forma de vapor de água misturada com ouros elementos formando uma massa acinzentada com uma temperatura que pode passar dos 80º.C., o cheiro de enxofre é bem forte e o caminho não é demarcado, acompanhe o guia! Os gêiseres expelem fumaça durante todo o dia, mas possuem atividade mais forte no início da manhã.
ÁRBOL DE PIEDRA

Declarada Monumento Natural da Bolívia, a ‘Árvore de Pedra’ tem 5 metros de altura e está isolada em uma grande área desértica do sudoeste da Bolívia, ao seu redor, mas não muito perto está conjunto de rochas vulcânicas, o local está a 18 km ao norte da Laguna Colorada.
VALE DE ROCAS

Centenas de rochas vulcânicas que foram sofrendo erosão eólica e com o tempo ficaram com formas diversas que a imaginação pode dar nomes. Em algumas é possível escalar, mas são muito escorregadias, prepare-se para fazer muitas fotos. “
DESERTO DE DALÍ

Porção do deserto com formações rochosas espalhadas pela areia e que não foram instaladas ali pelo homem, lembrando alguns detalhes de quadros do pintor surrealista espanhol Salvador Dalí. Conjunto como esse só aparece neste local.
LAGUNA BLANCA

Possui cerca de 6 km de comprimento e 3,5km de largura. Apresentar na maioria das vezes a cor branca, de acordo com o vento pode ter um tom azul claro. Isto porque está unida à Laguna Verde por um estreito canal. Há um alojamento básico nas suas margens utilizado para pernoite antes da ascensão ao Vulcão Licancabur.
LAGUNA VERDE

Tem aproximadamente 17 km², suas águas que chegam a -20ºC sem congelar devido ao vento constante e a mistura de sal, arsênico, cobre, enxofre, magnésio e carbonato de cálcio que dão a coloração verde turquesa/esmeralda, é uma lagoa tóxica, não existe vida. Esta Laguna juntamente com o Vulcão Licancabur e Arbol de Piedra são símbolos da região.
LAGUNA COLORADA

Com 60 km² e uma altitude de 4.278m. a.n.m. sua profundidade não passa dos 80cm. Essa lagoa assume tom vermelho queimado, devido à alta concentração de borato de sódio (bórax) e aos pigmentos de plantas e organismos que servem como alimentos para as colônias de flamingos (espécies chilena, andina e james), alpacas em sua maioria brancas.
VISITANDO AS VISCACHAS (CHINCHILA)

Peça ao motorista para parar no local onde elas estão entre as pedras. Estão acostumadas a esperar algum alimento, o ideal é não alimentá-las, se não resistir prefira algo que faça parte da sua dieta para não desequilibrar o ecossistema.
ALMOÇO – SAN CRISTÓBAL
Após o almoço seguimos para Uyuni
ONDE FICAR EM UYUNI

Hotel Rey David
Quarto triplo grande, muito confortável, wi-fi, aquecedor, chuveiro quente, tv, roupa de cama, banho e cobertores muito bons. Transfer aeroporto (2km.) custo adicional. Andares superiores acessíveis somente por escada, café da manhã poderia ser melhor pelo valor da diária
Localização – Avenida Potosi # 734, entre Colombia y Loa, 1111, aproximadamente 5 quadras do centro da cidade.
Hotel Avenida
Em minha primeira visita em Uyuni fiquei no Hotel Avenida. Hospedagem tipicamente mochileira, bem localizado, quarto privativo com colchões e banheiro coletivo estavam razoáveis, wi fi, lavanderia, administração atenciosa. Não inclui café da manhã, não tem aquecedor, mas os cobertores são suficientes.
Localização – Avenida Ferroviária.
Hostel El Cactus
Ao chegar do Salar em minha primeira visita a Uyuni precisava algumas horas de hospedagem até o horário do trem e fui até esse hostel. Fui atendida de forma agradável, o chuveiro era bom, mas o quarto cheirava a mofo, colchão ruim (fui até espetada por uma agulha), frio 10ºC e não havia cobertas suficientes.
Hospedagens mais caras – Hotel Cristales de Sal, Casa de Sal Salt Hotel, Eucaliptus Uyuni.
Hospedagem econômica – Hostal Laguna Colorada, Hostal de Sal e Hostal e San Cristobal.
Hospedagem de luxo – Hotel los Flamencos, Hotel Tambo Coquesa, Hotel Luna Salada.
ONDE COMER
Breakfast Nonis – chegando cedo informam que este é o local para café da manhã, mas estava fechado, nosso motorista nos levou a uma pequena lanchonete.
Restaurante Boca Grande – $
Localização – Av. Arce aolado del banco predem.
Restaurante pequeno, mas aconchegante, na noite que estivemos só havia pessoas da localidade. O atendimento foi dos melhores de todos os restaurantes de Uyuni: minha filha pediu um capuccino, a atendente pediu para esperar um pouco e saiu rapidamente para comprar os produtos para fazer o capuccino. Achei a atendente muito atenciosa, ela poderia simplesmente dizer que tinha acabado, mas providenciou.!!!!!
Restaurante Laguna Colorada – $$

Bem localizado, cardápio variado, comida simples, mas bem feita. Mesas no andar superior com vista para a praça
Localização – Av. Potosí y Pasaje Arce, centro
Horário – das 8h. às 21h.
Restaurante Café Bom Gusto – $$

Localização boa, serviço demorado, tem ótimas opções no cardápio. Pedimos pizza.
Localização -Av. Arce 35, centro
Restaurante Cactus
Serve menu completo com sopa, prato principal e fruta de sobremesa. Quando fomos estava fechado.
Investimento – aproximadamente B$40
Minuteman Pizza
Não vale o custo benefício, o valor é alto porque tornou-se um local onde os turistas vão se despedir após o passeio pelo Salar.
Investimento – B$ 80 a B$ 130
El Loco
Onde os turistas se encontram para beber e comer.
Tika
O restaurante é muito charmoso, a comida é deliciosa, mas as porções são pequenas.
Localização – Hotel Jardines de Uyuni, Av.Potosi.
Investimento – pratos entre B$60 e B$70
Dona Isabelita
Pizza com massa de quinoa, típico da região.
Investimento – B$75 massa normal e B$85 massa de quinoa.
Restaurante 16 de Julio
Boa localização, comida regional com muita gordura. Para ter senha do wi-fi é necessário pedir um prato, só café ou chá não tem senha.
Localização – Praça Aniceto Arce, 35
MERCADO – Fortune – Av. Avaroa y, Colón
ABAIXO VALOR DO INVESTIMENTO – transporte inclui: aéreo, táxi, ônibus / alimentos: refeições, lanches, supermercado / hospedagem: hotel e não inclui os dias de hospedagem no salar que está no pacote de passeios. Foram 8 dias entre La Paz e Uyuni, 3 pessoas em alta temporada (julho).
| transporte | alimentos | hospedag. | passeios | diversos | TOTAIS | |
| Bolivianos | 9.156,25 | 2.458,50 | 1.833,00 | 7.348,00 | 43,00 | 20.838,75 |
| DÓLARES | 1.328,82 | 356,79 | 266,02 | 1.066,39 | 6,24 | 3.024,26 |
| REAIS | 7.431,71 | 1.995,45 | 1.487,76 | 5.964,03 | 34,90 | 16.913,85 |